Atividade transdisciplinar no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação

No passado dia 14 de janeiro, e inserida do Plano Anual de Atividades da Escola Profissional da Praia da Vitória, decorreu a atividade transdisciplinar no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação. Esta atividade foi coordenada pelos professores Andreia Correia e Jorge Fernandes e integrou-se nas disciplinas de Química, Produção Agrícola e Economia e Gestão.

A atividade decorreu em contexto de sala de aula, na Escola Profissional da Praia da Vitória, envolveu os alunos da turma O3 do Curso de Técnico de Produção Agrária e teve como objetivos favorecer a adoção de comportamentos alimentares saudáveis e responsáveis, reconhecer a importância do empreendedorismo, reconhecer a importância da biodiversidade e da preservação das espécies, reconhecer a importância de produtos alimentares que estão ao serviço do consumidor, reconhecer a importância da composição química e nutricional de alimentos como meio de um modo de vida saudável.

A sessão iniciou-se com a professora Andreia Correia que deu a definição do mel, as suas caraterísticas físicas e químicas, as suas formas de conservação e os fins em que este pode ser utilizado.

O professor Jorge Fernandes explicou qual a flora melífera mais importante para a produção de mel nos Açores, os diferentes tipos de méis, os circuitos económicos do mel, a sua certificação e deu um panorama geral da apicultura na Ilha Terceira e nos Açores.

De seguida, o apicultor Marco Amaral explicou todos os conceitos relacionados com as abelhas, as colmeias e as técnicas de apicultura, recorrendo ao seu exemplo como apicultor e fazendo demonstrações interativas com os alunos.

Por fim, a nutricionista Ana Carrapa explicou todas as propriedades nutricionais e terapêuticas do mel, bem como deu algumas recomendações para o seu correto uso no dia a dia das pessoas.

O evento contribuiu para a formação complementar (ao nível do Muito Bom) dos alunos, e para a promoção do espírito empreendedor e inovador dos mesmos (também ao nível do Muito Bom).

Os objetivos foram todos atingidos segundo o planificado, ao nível do Muito Bom.