Dia de São Valentim (9 de fevereiro de 2018)

Posted ago by administrador

No dia 9 de fevereiro, no auditório da nossa Escola, comemorou-se o Dia de São Valentim em associação com o Projeto de Línguas “Conversas em Língua Estrangeira”. Todos os cursos da nossa Escola participaram com uma grande variedade de projetos, todos com um tema em comum: o dia dos namorados.

Durante cerca de hora e meia, os alunos de receção tiveram a responsabilidade de dinamizar o evento e ao mesmo tempo realizaram três apresentações em inglês sobre a origem deste dia, a sua simbologia e as suas formas de comemoração em vários países e cidades.

Todos os representantes dos restantes cursos também apresentaram os seus trabalhos em francês ou inglês: as turmas de restaurante-bar produziram vídeos sobre um cocktail e um batido; as turmas de cozinha apresentaram vídeos sobre uma entrada e uma sobremesa; a turma de instalações elétrica realizou um vídeo sobre um painel led; a de gestão e programação de sistemas informáticos demonstrou um jogo composto por uma roleta com questões sobre este dia; a turma de agropecuária apresentou as técnicas usadas para produzir as hortaliças que foram confecionadas no almoço deste dia; a turma de eletrónica, automação e comando efetuou uma apresentação sobre um painel led que construíram; a de multimédia criou cartazes e postais eletrónicos alusivos ao dia; o curso de controlo e qualidade alimentar realizou o cálculo dos valores energéticos e nutritivos de uma sobremesa; e, ainda, na aula de francês quatro turmas do 1º ano criaram uma banda desenhada relativa ao dia.

 

Visita de Estudo ao Paul da Praia da Vitória (31 de janeiro de 2018)

Posted ago by administrador

Os alunos da turma A4, Curso de Técnico de Produção Agropecuária, acompanhados pelo seu Diretor de Curso/Turma e professor da componente técnica do curso, professor Jorge Fernandes, realizou no passado dia 31 de janeiro de 2018, uma visita de estudo ao Paul da Praia da Vitória.

Esta visita, decorreu no âmbito da comemoração do Dia Mundial das Zonas Húmidas e teve como objetivos obter conhecimentos sobre técnicas de preservação ecológica e dos seus recursos, bem como incutir nos alunos hábitos de produção sustentáveis.

A ação começou com uma apresentação por parte do Eng.º Hélder Xavier da definição de zonas húmidas, da sua importância em termos ecológicos e a distribuição destas na nossa ilha e na nossa região. Também fez uma resenha histórica do Paul da Praia da Vitória, o projeto, a sua evolução e a sua importância em termos de ecossistema local.

Conversas à volta do Carnaval (1 de fevereiro de 2018)

Posted ago by administrador

No passado dia 1 de fevereiro de 2018, tradicional dia dos compadres, os alunos do programa REACTIVAR  da Escola Profissional da Praia da Vitória alguns convidados, participantes ativos do carnaval da Terceira para ouvirem as suas experiências pessoais nos festejos do mesmo.

Assim, pelas 10:30, no auditório da Escola, os senhores Hélio Costa (autor de assuntos de danças de Carnaval), Alberto Meneses (ensaiador de danças de espada), Elias Borba (mestre de danças de pandeiro) e Marco Rocha (ator em assuntos), bem como a senhora Ana Lima (mestre de um bailhinho sénior), mantiveram uma conversa informal entre si e com os formandos, comentando acerca do início das suas “carreiras” no Carnaval da Terceira.

Visita de Estudo do CCAH (23 de janeiro de 2018)

Posted ago by administrador

No passado dia vinte e três de janeiro, a turma D4 – Curso de Técnico Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar visitou o Centro de Ciência de Angra do Heroísmo na companhia da professora de Química, Andreia Correia.

 A visita foi dividida em três partes distintas:

  • “Mutatis mutandis” – A era do plástico, que consiste numa exposição de obras elaboradas usando lixo marinho como matéria prima, principalmente plástico. Trata-se de uma iniciativa que tem como grande objetivo chamar a atenção para as problemáticas relacionadas com a poluição marinha.

Os trabalhos expostos foram elaborados por crianças e jovens da Cáritas e do Centro Comunitário da Terra-Chã. A atividade iniciou-se com a recolha de lixo em algumas zonas costeiras da ilha, prosseguiu com a sua limpeza e higienização e terminou com a elaboração e construção das obras apresentadas. Este projeto pretende, acima de tudo, sensibilizar para a elevada quantidade de resíduos que são lançados diariamente ao mar e nas repercussões e impacto que têm na vida marinha e no nosso quotidiano.

  • Biofísica – a Física da Vida, que resulta de um projeto de requalificação da exposição principal do Centro de Ciência de Angra do Heroísmo. Para além dos módulos interativos, reúne quatro painéis ilustrados que evidenciam algumas das aplicações da física no mundo biológico: Eletricamente Adaptados, Luminosos e iluminados, Comunicação Ondulante e Mecanicamente adaptados.

Volta à Física em 60´ – que se trata de uma exposição onde a física é o ponto de partida, o trajeto e o destino da viagem. Reúne vários módulos interativos, através dos quais, os alunos têm a possibilidade de experienciar temas como efeito de estufa, buraco de ozono, relâmpagos e faíscas, ventos, energia eólica, campo magnético terrestre, radiação, calor, temperatura e comunicações a longas distâncias.

Visita de Estudo do CCAH (30 de janeiro de 2018)

Posted ago by administrador

No passado dia 30 de janeiro, a turma A4 – Curso de Técnico de Produção Agropecuária visitou o Centro de Ciência de Angra do Heroísmo na companhia dos professores de Economia e Gestão e Física e Química, Jorge Fernandes e Andreia Correia, respetivamente.

 A visita foi dividida em duas partes distintas:

  • Biofísica – a Física da Vida, que resulta de um projeto de requalificação da exposição principal do Centro de Ciência de Angra do Heroísmo. Para além dos módulos interativos, reúne quatro painéis ilustrados que evidenciam algumas das aplicações da física no mundo biológico: Eletricamente Adaptados, Luminosos e iluminados, Comunicação Ondulante e Mecanicamente adaptados.
  • Volta à Física em 60´ – que se trata de uma exposição onde a física é o ponto de partida, o trajeto e o destino da viagem. Reúne vários módulos interativos, através dos quais, os alunos têm a possibilidade de experienciar temas como efeito de estufa, buraco de ozono, relâmpagos e faíscas, ventos, energia eólica, campo magnético terrestre, radiação, calor, temperatura e comunicações a longas distâncias.

 

Let´s Talk

Posted ago by administrador

No âmbito da orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para que, em 2017, fosse debatido por todo o mundo o tema “Depressão”, e sob o lema “Let´s talk”, a Casa de Saúde São Rafael promoveu junto de todas as turmas de nível 4 da nossa escola o Projeto “Pergunta que eu respondo”.

A ação desenvolve-se em três fases iniciais, nas quais uma equipa multidisciplinar (constituída por um psicólogo e um assistente social) privilegiou o contato direto com o todos os nossos alunos e transmitiu conhecimentos e experiências direcionadas especificamente aos interesses e dúvidas dos mesmos.

Assim, numa primeira deslocação à nossa escola, feita uma breve abordagem sobre o Projeto.

Na segunda fase, foi apresentada a cada turma uma caixa onde todos os alunos colocam, de forma anónima, a sua questão ou dúvida sobre o tema “Depressão”. Desta forma, foi atingido o primordial objetivo de se conhecer, exatamente, o que os jovens pretendem saber, indo de encontro às suas interrogações e necessidades específicas. Estas questões foram posteriormente analisadas pelos técnicos, uma a uma, e constituíram a base para a configuração da apresentação teórica e científica, cujo objetivo era chegar aos esclarecimentos individuais de cada aluno.

Na terceira fase, foi então realizada a apresentação dirigida aos jovens, turma a turma, onde se pretendeu, sem formalidades, chegar aos alunos com interação e muito feedback, num registo de diálogo aberto (decorreu entre os dias quinze e dezoito de janeiro).

Numa fase final, a Casa de Saúde pretende abranger ainda os professores, pais e encarregados de educação em sessões estruturadas especificamente para esta população.

O desafio que surge após a implementação deste projeto, será a aplicação de um questionário aos alunos, de forma a conhecer a realidade quanto à sintomatologia depressiva nas Escolas da Ilha Terceira.

Festa de Natal da EPPV (19 de dezembro de 2017)

Posted ago by administrador

No passado dia 19 de dezembro, realizou-se a Festa de Natal da Escola Profissional da Praia da Vitória.

Após a manhã a decorrer com aulas, os alunos assistiram à atuação da Banda da EPPV no auditório da escola, sendo este um momento muito agradável e apreciado por todos.

Terminado o espetáculo, realizou-se o almoço convívio contando com a presença de todos os membros da comunidade escolar.

No período da tarde, realizaram-se diversas atividades lúdicas e de entertenimento como karaoke, peddy paper, jogos de tabuleiro e jogos ao ar livre.

Durante o dia, ainda foi possível apreciar as decorações de Natal elaboradas por todas as turmas em exposição pelo espaço escolar.

Natal REACTIVAR (19 de dezembro de 2017)

Posted ago by administrador

Durante o mês de dezembro, os formandos, em conjunto com os professores, idealizaram e prepararam as suas árvores de Natal utilizando materiais reciclados.As comemorações culminaram no passado dia 19 de dezembro de 2017, numa festa de Natal e num almoço de convívio entre alunos, professores e funcionários.
A maioria das turmas do Reativar apresentaram aos colegas diversos tipos de atividades.

A turma 108 – Técnico de Cozinha/Pastelaria – optou por uma aula de zumba ministrada pela colega de turma Lauriana Costa.

A turma 109 – Técnico/a de Informática – Instalação e Gestão de Redes, preparou e apresentou o “Concurso de Natal do Reativar”.

A turma 110 – Técnico de Refrigeração e Climatização – cantou uma canção adaptada por eles.

Melhores alunos do ano letivo 2016/2017 (11 de dezembro de 2017)

Posted ago by administrador

REACTIVAR apresenta Planos de Negócios e contacta com artesãos locais (21 de novembro de 2017)

Posted ago by administrador

Na sequência de trabalhos realizados em contexto de sala de aula, decorreu no passado dia 21 de novembro a apresentação dos Planos de Negócios dos formandos do programa REACTIVAR aos colegas.

Após várias semanas de trabalho de preparação, a nível teórico o prático, os alunos das turmas 108, 109, 110 e 111 puderam, finalmente, mostrar aos colegas os seus produtos finais.

Foi uma tarde produtiva, não só a nível de desenvolvimento de competências de oralidade, como na partilha de ideias e experiências entre colegas.

Na sequência desta atividade, no dia seguinte (22 de novembro) os formandos puderam visitar algumas exposições/workshops sob o tema “Competências pessoais e o sucesso profissional”. Inserida na 2ª Semana Europeia da Formação Profissional, cujo lema é “Descobre o teu talento”, esta atividade tuinha como principal objetivo permitir aos formandos o contacto com pessoas que desenvolveram um “talento” pessoal no sentido de o transformar em sucesso a nível profissional, quer criando uma pequena empresa, quer como uma segunda fonte de rendimento pessoal.

Os alunos prepararam previamente uma série de questões que colocaram a cada um dos convidados, criando-se assim um momento de partilha de experiências entre todos, principalmente porque, tratando-se de adultos em formação devido ao desemprego, puderam perceber que a maioria das pessoas presentes passou por experiências semelhantes.