O momento da despedida (24 de abril de 2019)

Posted ago by administrador

O Jantar de Finalistas do ciclo de formação 2016-2019, abrangeu as turmas T3 – Curso de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, U3 – Curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, X3 – Curso de Técnico de Receção e V3 – Curso de Técnico de Restauração/Bar, do nível 4e realizou-se a 24 de abril.

O jantar foi confecionado pelos chefs Raul Sousa e Luís Coelho, contando com a colaboração das turmas E4 – Curso de Técnico de Cozinha/Pastelaria (1ºano) e Técnico de Cozinha/Pastelaria (REACTIVAR). A ementa incluiu, como entradas, bolinhos de marcela com compota e sopa de couve flor braseada, como prato principal, lombinho de porco com bolo lêvedo e, para sobremesa, tartelete de chocolate com manteiga de amendoim e mousse de lima. Quanto ao serviço, este ficou a cargo da turma F4 – Curso de Técnico de Restaurante/Bar (1ºano).

O evento promoveu o convívio entre alunos, professores e funcionários e assinalou o final do percurso académico das turmas do nível 4. Trajados a rigor, os alunos deram um exemplo de participação adequada e responsável, contribuindo para o ambiente de alegria e descontração.

Todas as turmas, em nome do seu representante, deram uma palavra especial de agradecimento aos seus professores e escola, salientando a alegria e satisfação da sua passagem por esta instituição que marcou, da melhor forma, os seus percursos formativos e de vida. Foi, mais uma realçada a proximidade entre alunos e respetivos formadores e professores, salientando os laços de amizade e de confiança criados ao longo do percurso escolar.

De salientar, o reconhecimento feito pela presidente da Associação de Estudantes, Amanda Silva, aos alunos Tiago Cardoso e Samuel Ourique, pela criação da referida associação.

Visita de Estudo ao Parque Eólico da Serra do Cume da EEG (Grupo EDA) (15 de maio de 2019)

Posted ago by administrador

No dia 15 de maio, a turma G4, curso de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, teve a oportunidade de visitar o Parque Eólico da Serra do Cume, no âmbito da disciplina de Física e Química.

A turma foi recebida na central do Parque Eólico da Serra de Cume, pelo Engenheiro Miguel Aires Martins, da EDA Renováveis. A turma revelou bastante interesse pelas informações partilhadas, bem como pelas diferentes atividades realizadas durante a visita. Alguns alunos desenvolveram intervenções bastante pertinentes e curiosidade por saber mais acerca das diversas tarefas desenvolvidas no parque eólico. Para além de tomarem contacto com as diferentes actividades desenvolvidas pelos técnicos, os alunos tiveram a possibilidade de:

– perceber o funcionamento dos sistemas independentes de produção de energias renováveis das nove ilhas dos Açores;

– conhecer o padrão de consumo de energia da população da nossa ilha;

– conhecer as vantagens e as vantagens das diferentes formas de energias renováveis;

– perceber que as várias formas de energias renováveis são complementares;
– conhecer a percentagem de produção de energia eólica face à energia não renovável;

– conhecer os custos inerentes à montagem e manutenção do parque eólico;

– conhecer a evolução cronológica das energias renováveis no arquipélago dos açores;

– perceber algumas questões relacionadas com a manutenção e montagem dos geradores eólicos;

– conhecer a constituição de um gerador eólico;

– perceber como é feita a comunicação entre cada gerador eólico e a central de recolha de informação;

– perceber que o referido parque esteve entre os dez mais eficientes, a nível mundial, no ano de 2010.

Por fim, a turma foi guiada a um gerador eólico, onde cada aluno teve a possibilidade de entrar dentro do mesmo e perceber, de uma forma geral, o seu funcionamento.

Esta visita foi uma forma de possibilitar aos alunos um contacto com a realidade de trabalho de um técnico de eletrónica, automação e computadores, bem como de dar a conhecer a realidade da ilha relativamente à produção e consumo de energias renováveis.

“Entrepreneurship and Enployment in Europe” – Projeto Erasmus + (8 a 10 de abril de 2019)

Posted ago by administrador

Sete alunos e duas professoras da EPPV participaram na 2ª LTTA do Projeto “Entrepreneurship and Employment in Europe”, entre os dias 8 e 10 de abril de 2019, em Norrköping, Suécia, com o intuito de partilharem conhecimentos e experiências sobre os temas em análise com colegas do país anfitrião, bem como da Espanha, Itália e Noruega.
Aqui ficam as suas impressões sobre esta viagem:
“Queria desde já agradecer à escola por esta oportunidade, foi uma viajem única e inesquecível, tive a oportunidade de conhecer novas culturas, hábitos com várias pessoas de diferentes países. “ – André Charamba (B4)
“ Esta viagem é algo que vou levar pra toda a vida, foi muito enriquecedora. Estou muito grata por ter conhecido outras pessoas de outros países com diferentes culturas. A Suécia é um país muito bonito e totalmente diferente da ilha Terceira, adorei mesmo esta viagem, para mim foi uma experiência única.” – Ana Santos (B4)
“Foi um viagem muito importante, pois vi novos lugares e convivi com pessoas totalmente diferentes de mim que nunca vou esquecer. Pude abrir novos horizontes, treinar o meu inglês e com esta experiência pude usufruir de um modo de vida diferente. Como todas as viagens, tivemos altos e baixos pois foi uma viagem muito cansativa, mas que nunca me vou esquecer. Voltaria a repetir tudo de novo!!” – Margarida Fernandes (D4)
“Esta foi sem dúvida uma das melhores oportunidades que me surgiu, e eu agarrei-me a ela. Com esta viagem vi lugares fascinantes, conheci pessoas cultas e com bastante sabedoria, aprendi novas coisas sobre diferentes culturas, aprendi a ter mais responsabilidade e a ouvir os outros. Espero em breve voltar a participar num projeto tão enriquecedor como este.” – José André Gouveia (B4)

“Bem, nem sei por onde começar com tantas emoções que sinto ao recordar esta magnifica viagem.
Aprendi tanto nestes dias na Suécia, quer a nível gastronómico e cultural, quer social e educacional. Passei por lugares que, por momentos, cortaram-me a respiração. Posso dar o exemplo da zona do rio, que, por nossa grande sorte, ficava perto do lugar em que pernoitámos. Assim como os mais diversos edifícios, monumentos e paisagens.
Levo memórias tão únicas e especiais desta viagem, não só pelo que referi anteriormente, como também pelo facto de ter conhecido pessoas incríveis que posso considerar com orgulho de meus amigos. E quando falo de amigos não me refiro apenas aos meus colegas, também menciono as nossas queridas professoras, que para além de terem sido umas professoras responsáveis e cuidadosas também foram nossas amigas e muito maternais.
Como isto só tenho a agradecer a experiência única que me proporcionaram.” _Laurinda Macedo (C4)

“Num país de muito frio, fomos aquecidos pelo impacto intercultural. Foi uma viagem rica em aprendizagens e onde novos laços de amizade se criaram. Uma experiência que jamais será esquecida.” – Luca Silvestri (C4)

“Estou bastante grato pela oportunidade que me foi dada e acho que a aproveitei da melhor maneira, com a companhia de grandes colegas e professores, conhecer a realidade de outros países ao conversar com outros jovens e de fazer amizades com os mesmos. Acho estes projetos muito importantes e aconselho a quem tenha a oportunidade de participar num projeto destes que não a deixe passar, vale mesmo a pena.” – João Sousa

Protocolo entre FEPPV e empresa SOLVIT (28 de fevereiro de 2019)

Posted ago by administrador

No passado dia 28 de fevereiro, foi celebrado um protocolo de cooperação entre a nossa Escola e a empresa SOLVIT – INNOVATION AND DEVELOPMENT ON TELECOMMUNICATIONS LDA, formalizando-se, assim, uma colaboração que pretende desenvolver uma proximidade entre as duas instituições.
No âmbito da assinatura deste protocolo, foi-nos, gentilmente, oferecido pela SOLVIT uma Gateway LoRa TTN, uma antena e um Kit de desenvolvimento Arduino UNO para ligação a sensores. Uma vez em funcionamento, este equipamento, irá possibilitar aos nossos alunos familiarizarem-se com esta tecnologia, aperfeiçoando assim os seus conhecimentos técnicos e, além disso, permitirá um alargamento da rede LoRa na ilha Terceira, nomeadamente, na Praia da Vitória.
O protocolo foi assinado pelos sócios gerentes da SOLVIT, Engenheiros Nuno Cota e Ana Rita Beire, e pelo Diretor Executivo e Pedagógico da Escola Profissional da Praia da Vitória, Drº Domingos Borges.

Visita de Estudo à Empresa QBA Production, Lda. (13 de fevereiro de 2019)

Posted ago by administrador

Os alunos da turma A4, Curso de Técnico de Produção Agropecuária, acompanhados pelo seu Diretor de Curso/Turma e professor da componente técnica do curso, professor Jorge Fernandes, realizou no passado dia 13 de fevereiro de 2019, uma visita de estudo à Empresa QBA Production, Lda.
Esta vista de estudo, inseriu-se na disciplina de Produção Agrícola na UFCD 7588 – Espécies Hortícolas e Florícolas e teve como objetivos obter conhecimentos sobre técnicas de produção hortícola; observar as tarefas inerentes à produção hortícola biológica, entre outras;
A visita iniciou-se pela unidade transformadora da empresa. Estava à nossa espera uma das responsáveis da empresa que nos guiou pela fábrica, explicando o funcionamento das máquinas, bem como a linha de produção. Foi sempre realçado as questões de higiene e de segurança alimentar, como sendo o principal foco da empresa, a par de produzir um produto diferenciador e de qualidade. Foi-nos dito que toda a produção se destina à exportação, no entanto existe também contactos e vontade abastecer o mercado nacional.
Esta empresa produz alimentos vegetais desidratados que depois de acondicionados podem ter um prazo de validade bastante alargado, favorecendo assim a sua exportação.
Após esclarecermos as nossas dúvidas e questões sobre esta valência da empresa, fomos guiados até à zona de produção da empresa. Quando lá chegamos e acompanhados pela responsável, podemos visitar a zona de produção de Physallis em estufa, perceber as técnicas de produção, bem como as formas de condução da cultura. Também foi explicado, os outros tipos de culturas que a empresa também produz, técnicas de sementeira, compostagem e técnicas amigas do ambiente, visto ser esta uma empresa com certificação biológica.
Durante a visita, foi possível perceber a importância de preservar os ciclos vegetativos das culturas, o respeito pelo solo e pela sua conservação. Ainda houve espaço para um mini workshop sobre sementeiras de espécies hortícolas.
Durante a visita notou-se sempre uma grande interação por parte da empresa com os alunos, havendo sempre espaço para o diálogo e debate das questões que estavam a ser tratadas. Foi uma visita de grande interesse pedagógico, sendo importante aos alunos perceber que é possível e importante produzir de forma equilibrada e sustentada e diferenciadora, diferença essa tão necessária para os dias de hoje.

Visita de Estudo à ETAR da Praia da Vitória (26 de fevereiro de 2019)

Posted ago by administrador

Os alunos da turma D4, do Curso de Técnico de Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar, acompanhados pelo seu professor da componente técnica do curso, professor José João Angeiras, realizaram no passado dia 26 de fevereiro de 2019, uma visita de estudo à Estação de Tratamento de Águas Residuais da Praia da Vitória.
Esta visita decorreu no âmbito da disciplina de Microbiologia e teve como objetivos, observar o percurso de tratamento de águas de saneamento público, descrever a metodologia utilizada na ETAR e conhecer os microrganismos utilizados no tratamento das águas de saneamento.
À chegada à ETAR, estava à nossa espera a Sra. Engª Telma Oliveira, responsável pelo departamento de formação da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
A visita teve início na sala de controlo de atividades da ETAR, onde foi explicado aos alunos todo o trajeto do tratamento efetuado, desde que as águas residuais chegam à estação até que sai para o mar, já devidamente tratada.
Os alunos puderam observar todo o equipamento utilizado ao longo do percurso de tratamento das águas, como por exemplo, a estação elevatória, o tanque de remoção de areias e gorduras, os tanques de arejamento, os decantadores secundários, o espessador, a preparação de polielectrólito, o filtro banda e o reservatório de efluentes tratados.
Durante a visita verificou-se, sempre, uma grande interação por parte da responsável com os alunos, havendo sempre espaço para o diálogo e debate das questões que estavam a ser explicadas.
Foi uma visita de grande interesse pedagógico, sendo importante aos alunos perceber que é possível e importante tratar as águas residuais para bem do ambiente.

A Biblioteca da Escola Profissional da Praia da Vitória recebe doação de livros (24 de janeiro de 2019)

Posted ago by administrador

No passado dia 24 de janeiro de 2019, pelas 14 horas, a Biblioteca da Escola Profissional da Praia da Vitória recebeu uma doação de aproximadamente 23 exemplares de livros e CD’s do Senhor Paulo Henrique Gomes da Silva, Encarregado de Educação de um aluno da turma A4 de Técnico de Produção Agropecuária.
As obras são bastantes diversas, abrangendo temáticas como a arboricultura frutífera, culturas agrícolas, fauna, edifícios militares, descobrimento científico dos açores, arquitetura dos açores e literatura portuguesa.
De referir que grande parte dos livros doados são do instituto açoriano de cultura. Estas doações contribuem para a melhoria da qualidade do material oferecido aos alunos, estando à sua disposição na biblioteca para consulta.

Visita de Estudo à Exploração Agrícola de Paulo Ferreira

Posted ago by administrador

Os alunos da turma A4, Curso de Técnico de Produção Agropecuária, acompanhados pelo seu Diretor de Curso/Turma e professor da componente técnica do curso, professor Jorge Fernandes, realizou no passado dia 19 de dezembro de 2018, uma visita de estudo à Exploração Agrícola de Paulo Ferreira.

Esta vista de estudo, inseriu-se na disciplina de Produção Agrícola na UFCD 7587 – Espécies Frutícolas Perenes e teve como objetivos obter conhecimentos sobre técnicas de produção frutícola, observar as tarefas inerentes à produção frutícola, obter conhecimentos sobre pragas e doenças, obter conhecimentos sobre métodos de colheita e conservação e conhecer circuitos de comercialização da fruta.

À chegada à Exploração Agrícola, estava à nossa espera o Sr. Tiago Ferreira, bisneto do fundador da empresa e sócio da mesma. Começou-se com uma visita às instalações e ao maior pomar dos Açores, acompanhada com uma explicação dos objetivos e da missão da mesma.

De seguida, foi possível conhecer as várias valências desta empresa, a sua história, os produtos produzidos, máquinas e alfaias e também o setor pecuário, ao mesmo tempo perceber o seu funcionamento e estratégias de ação. Esta empresa já se encontra nesta família há mais de meio século, e tem grandes produções em banana, citrinos frutos secos entre outros.

Por toda a quinta se podem encontrar espécies frutícolas das mais diferentes variedades, inclusive espécies subtropicais como a goiaba, o araçá, entre outros. Nota-se grande cuidado nas técnicas e maneio cultural de todo o pomar, sempre com uma preocupação de sustentabilidade ecológica.

Durante a visita, foi possível perceber a importância de preservar os ciclos vegetativos das culturas, o respeito pelo solo e pela sua conservação, pelas fontes em água, pela biodiversidade e pelos recursos naturais, sempre poupando os fatores de produção. Ainda houve espaço para um mini workshop sobre podas e enxertias por parte do Sr. Paulo Ferreira, pai do Tiago.

Durante a visita notou-se sempre uma grande interação por parte da empresa com os alunos, havendo sempre espaço para o diálogo e debate das questões que estavam a ser tratadas.

Foi uma visita de grande interesse pedagógico, sendo importante aos alunos perceber que é possível e importante produzir de forma equilibrada e sustentada, respeitando sempre o meio ambiente onde se encontram.

 

“Entrepreneurship and Employment in Europe” Ida ao Queijo Vaquinha

Posted ago by administrador

No âmbito do projeto “Entrepreneurship and Employment in Europe”, os formandos que irão representar a nossa escola no próximo encontro de alunos, que decorrerá na Suécia, no próximo mês de abril, deslocaram-se à Queijaria Vaquinha no sentido de entrevistar o seu fundador e perceber um pouco melhor acerca da sua história e da sua empresa.

Festa de Natal da Escola

Posted ago by administrador

No passado dia 21 de dezembro, realizou-se a Festa de Natal da Escola Profissional da Praia da Vitória.

Iniciaram-se as atividades com um almoço convívio, contando com a presença de todos os membros da comunidade escolar. Foi servido um excelente buffet confeccionado pelos Chefs Raul Sousa, Luís Coelho, José Oliveira e funcionário César Lourenço, com a colaboração dos alunos do curso de Cozinha, do Programa Reativar.

No período da tarde, realizaram-se diversas atividades lúdicas e de entretenimento como karaoke, jogos de tabuleiro,  video jogos, torneio de ténis de mesa, animação musival ao vivo, sessão fotográfica alusiva à época natalícia e, ainda, a exibição do filme “Crónicas de Natal”. Todas as atividades foram planeadas e organizadas pelos próprios alunos, com a colaboração dos professores.

A Associação de Estudantes preparou a angariação de um Cabaz de Natal, com o objetivo de oferecer a um colega. Esta atividade revelou-se um sucesso no sentido em que as contribuições foram de tal modo generosas que permitiram a angariação de dois cabazes, excedendo as expetativas.

Durante toda a semana, foi possível apreciar as decorações de Natal elaboradas pelas turmas, em exposição pelo espaço escolar.