Visita de Estudo ao Laboratório da Universidade dos Açores (4 de outubro de 2017)

Posted ago by administrador

No passado dia decorreu no dia 4 de outubro, pelas 13h00, os alunos da turma D4 – Curso de Técnico de Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar, visitaram os laboratórios do polo de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores com o objetivo de conhecer a dinâmica de um laboratório da área alimentar.
Esta visita foi acompanhada pela Professora Doutora Maria de Lurdes Dapkevicius, que esclareceu dúvidas e realizou atividades práticas com os alunos.
Neste sentido, os alunos mostraram-se bastante entusiasmados e participativos durante toda a visita. Mostrando interesse em entender a dinâmica do laboratório, em cumprir as normas de segurança, a identificar o equipamento e a entender as justificações para cada medida de segurança.

A Formação inicial de professores marca o arranque da VIII edição do programa “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso”.

Posted ago by administrador

“Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso”

No âmbito do Projeto “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso”, integrado no Plano Anual de Atividades da Escola, decorreu no dia 28 de setembro, no auditório da nossa escola, uma sessão de esclarecimento às turmas, S3 – Curso de Técnico de Restauração (variante Restaurante-Bar) e Q3 – Curso de Técnico de Instalações elétricas, e no dia 2 de outubro à turma R3 – Curso de Técnico de Restauração (Variante de Cozinha/Pastelaria) com o objetivo de apresentar o projeto e as suas fases de execução.

Esta sessão contou com a presença da Adjunta Pedagógica, Dra. Sandra Quitério e dos professores Andreia Correia, João Aguiar, Alcides Sousa e José João Angeiras. Contou com a apresentação aos alunos presentes, dos objetivos e de todas as etapas de realização do projeto.

 

 

Nos dias 6, 7 e 8 de setembro decorreu mais uma formação inicial de professores em empreendedorismo. Esta formação decorreu em Ponta Delgada e da nossa escola participou o professor José João Angeiras. A formação, acreditada para a formação contínua dos professores, foi levada a cabo pela GesLearning, em parceria com a Direção Regional da Juventude, e abrangeu cerca de 30 docentes do 1º, 2º e 3º ciclo, ensino secundário e profissional.

Esta formação tem por objetivo explicitar qual o entendimento dos docentes em relação ao empreendedorismo e apresentar os conteúdos pedagógicos que irão ser trabalhados com os alunos ao longo do ano letivo.

Este programa visa despertar e incentivar nos professores e nos alunos o potencial empreendedor e a possibilidade de poder controlar o seu futuro, permitindo, a longo prazo, criar o seu próprio emprego e contribuir, simultaneamente, para a política ativa de emprego e para a criação de riqueza nos Açores.

Continuemos a empreender!

Um Dia Noutra Escola (18 de abril a 1 de junho de 2017)

Posted ago by administrador

Um Dia Noutra Escola é uma iniciativa que, pelo sucesso da primeira edição, se repetiu este ano letivo com o objetivo de criar uma cultura de ensino profissional, promovendo socialmente as modalidades educativas e formativas, ministradas na Escola Profissional da Praia da Vitória. Através de exibições e demonstrações práticas, realizadas pelos alunos dos diferentes cursos lecionados na EPPV, foi divulgada a oferta formativa através de uma ação continuada, que decorreu entre 18 de abril e 1 de junho. Vocacionada para alunos de turmas do 9º ano do ensino regular ou de percursos profissionalizantes com equivalência ao 9º ano de escolaridade, a iniciativa acolheu 58 turmas, num total de 560 alunos e 63 professores oriundos das diferentes escolas da ilha Terceira.

Reunião do Projeto METALEARN (3 a 7 de abril de 2017)

Posted ago by administrador

Realizou-se, de 3 a 7 de abril, na nossa Escola, a 5ª reunião do Projeto METALEARN com a presença de todos os países parceiros (Noruega, Holanda, Suécia e Turquia).
Alunos, enquanto experts, e professores trabalharam em conjunto para o momento alto desta reunião, que se concretizou no dia 5 de abril. Durante a manhã realizaram-se exposições de todos os países e, pelas 14:30, deu-se o início da conferência de encerramento do projeto, que contou com a presença de todos os alunos e professores da nossa Escola.
Nas exposições de cada país foi possível conhecer-se um pouco da sua cultura e, para isso, foram utilizadas algumas das ferramentas informáticas divulgadas durante este projeto.
No decorrer da conferência de encerramento, os alunos de todos os países participantes partilharam as suas experiências e vantagens da participação neste projeto, na qualidade de experts.
Foi, ainda, apresentado o produto final destes 3 anos de trabalho, que consiste num site onde estão agrupadas várias ferramentas informáticas, que serão muito úteis a professores e alunos.

Metalearn fase final from FEPPV on Vimeo.

Prémios de Mérito (26 de maio de 2017)

Posted ago by administrador

Entrega de prémios de mérito aos alunos dos cursos de nível 4, com o patrocínio de empresas locais, em parceria com a Fundação de Ensino Profissional da Praia da Vitória.

 

Entrega de Diplomas (26 de maio 2017)

Posted ago by administrador

Realizou-se, no dia 26 de maio, a cerimónia pública de entrega de diplomas de conclusão de curso aos alunos dos cursos de nível 4 (ciclo de formação 2013/2016) e dos cursos de REACTIVAR (ciclo de formação 2014/2016). No que diz respeito aos cursos de nível 4, foram 59 os alunos diplomados, distribuídos pelos cursos de Técnico de Restauração (variante Restaurante-Bar), Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e Técnico de Eletrónica, Automação e Comando. Relativamente aos cursos de REACTIVAR, foram 77 os diplomados, relativos aos cursos de Técnico de Multimédia, Técnico de Cozinha/Pastelaria, Técnico de Produção Agropecuária, Técnico de Refrigeração e Climatização e Formação de Base (Percurso B3).
A cerimónia prosseguiu com a entrega de prémios de mérito aos alunos dos cursos de nível 4, com o patrocínio de empresas locais, em parceria com a Fundação de Ensino Profissional da Praia da Vitória.
Seguiu-se um Jantar Volante, confecionado por alunos do REACTIVAR, orientados pelos Chefes Raúl Sousa, Luís Coelho e José Oliveira. O serviço de sala ficou a cargo da turma V3, coordenada pelo formador Paulo Pires.

Empresas patrocinadoras dos Prémios de Mérito:

 

Jantar de Finalistas (12 de maio de 2017)

Posted ago by administrador

Decorreu, no passado dia 12 de maio, na Escola Profissional da Praia da Vitória, o Jantar de Finalistas do ciclo de formação 2014-2017, abrangendo as turmas N3 – Curso de Técnico de Restauração (variante Cozinha/Pastelaria), O3 – Curso de Técnico de Produção Agrária e P3 – Curso de Técnico de Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar, do nível 4.

O jantar foi confecionado pelos chefs Luís Coelho, José Oliveira e Raul Sousa, contando com a preciosa ajuda da turma 105, do programa REATIVAR. A ementa incluiu, como entrada, folhado de queijo camembert com compota e salada bio, como prato principal, lombinho de porco grelhado com pleurotos e legumes salteados e, para sobremesa, petit gateaux com gelado de baunilha e colli de frutos vermelhos com basílico. Quanto ao serviço, este ficou a cargo da turma V3 – Curso de Técnico de Restaurante-Bar.

O evento promoveu o convívio entre alunos, professores e funcionários e assinalou o final do percurso académico das turmas do nível 4. Trajados a rigor, os alunos deram um exemplo de participação adequada e responsável, contribuindo para o ambiente de alegria e descontração.

Demonstração de Competências (9 e 10 de maio de 2017)

Posted ago by administrador

Nos passados dias 9 e 10 de maio realizaram-se, como vem sendo habitual, as Demonstrações de Competências das turmas do 2º ano do programa REACTIVAR, prestes a concluir a sua formação neste estabelecimento de ensino.

As turmas 101 (Técnico de Ação Educativa), 102 (Técnico de Gás), 103 (Técnico de Vendas), 104 (Empregado de Andares), 105 (Pasteleiro/ Padeiro) e 106 (Operador de Informática) prepararam-se durante as aulas anteriores para tal evento, compilando os trabalhos realizados ao longo dos dois anos de formação de forma a completarem uma exposição, bem como preparando as suas apresentações práticaS, cujo principal objetivo era mostrar aos colegas, tanto do 2º como do 1º ano, as competências pessoais e profissionais que adquiriram e que lhes permitem ser profissionais qualificados na sua área.

A turma 101 recebeu as crianças da sala dos 4/5 anos do colégio São João de Deus e com eles realizou diversas atividades em pequenos grupos, tais como, jogos tradicionais, área da ciência, papel mágico, xilogravura e, finalmente, uma peça de mímica.

A turma 102 procedeu a uma organização da oficina em diferentes postos de trabalho, onde apresentaram e demonstraram aos colegas as competências profissionais adquiridas ao longo da sua formação, como por exemplo, o funcionamento dos diversos equipamentos de gás e a soldadura por árgon e oxiacetileno.

A turma 103 recriou uma pequena pastelaria, a “Porta 103”, e aplicou diversas técnicas de venda aprendidas no curso: limpeza e manutenção, gestão de stocks, atendimento ao público, animação de loja e angariação de clientes. Todos os colegas do polo de Angra tiveram oportunidade de visitar o espaço e consumir os produtos preparados pelos formandos da turma.

A turma 104 explicou aos visitantes a secção de Lavandaria, o funcionamento da calandra, o correto acondicionamento do enxoval em relação a quartos e casas de banho, a correta disposição dos materiais e equipamentos no carro de andares, a demonstração da correta feitura de cama (utilizando a técnica do ângulo reto), as diferentes etapas de limpeza de um quarto de hotel e casa de banho e a demonstração de diversos animais decorativos com recurso a toalhas de banho.

A turma 105, na componente prática, preparou a confeção de massa folhada e suas diversas aplicações, bem como de creme pasteleiro e massa pâte-à- choux e respetivas utilizações. Foi possível aos formandos visitantes assistir à confeção de diversos bolos, tendo ainda a possibilidade de provar folhados de salsicha, parras, paris brest, entre outros.

A turma 106 preparou diversos exemplos práticos do que aprenderam a fazer na sua formação, designadamente, a desmontagem e montagem de um computador, a ligação de cabos de redes, a criação de sites na Internet, a partilha de ficheiros entre computadores, entre outros.

Todos os formandos foram unânimes em considerar que, no geral, se tratou de uma atividade bem-sucedida, cumprindo os objetivos propostos inicialmente e uma excelente forma de provarem a si próprios que estão bem preparados para encarar a etapa seguinte ao nível da sua formação. Os formandos visitantes, tendo iniciado muito recentemente o seu percurso formativo, gostaram das exposições e das demonstrações realizadas, revelando interesse e motivação para futuramente prepararem a mesma atividade.

3º Prémio na VII Edição do Concurso Regional IdeiAçores (3 a 5 de maio de 2017)

Posted ago by administrador

No âmbito do Projeto “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso”, integrado no Plano Anual de Atividades da Escola, decorreu de 3 a 5 de maio de 2017 o Summer Camp e a Fase do Concurso Regional IdeiAçores em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel.
Este evento contou com a participação da nossa equipa vencedora (a nível de escola), os alunos Saúl Vieira e Tiago Lourenço, do Curso de Técnico de Produção Agrária, acompanhados pelo professor Jorge Fernandes, com o tema “Baby Veal – Carne Branca de Bovino”, que após uma apresentação fantástica classificaram-se em terceiro lugar.
Durante a apresentação do projeto, os nossos alunos tiveram a ajuda de dois colegas do curso de Técnico de Cozinha e do seu respetivo professor, da Escola Profissional de Vila Franca do Campo, ajuda essa que foi fundamental.
Foi uma experiencia deveras enriquecedora e profícua para todos, mas em particular para os alunos onde se notou motivação, iniciativa, interação e interajuda entre todos.

Dia das Ciências (5 de maio de 2017)

Posted ago by administrador

Este ano, na sua quinta edição, o Dia das Ciências foi dedicado à Microbiologia, à Física e à Química.

Organizado pelos professores Sandra Marques, Andreia Correia, Sónia Morais e José João Angeiras, este dia teve como destinatários todos os alunos dos primeiros e segundos anos dos cursos de nível 4, bem como uma turma de 9º ano da Escola Básica e Integrada Francisco Ferreira Drumond (inserida no Projeto “Um dia noutra Escola”). Foram desenvolvidas atividades na área da Física (Ponto Fulcral, Órgão de Garrafa), da Química (Bola Saltitona, Escrita Mágica, Reações Químicas), da Físico-Química (Pilha de Limão) e da Microbiologia (Observação de seres microscópicos).

Marcadamente positiva, a iniciativa possibilitou, mais uma vez, que os alunos tivessem um contacto muito descontraído e motivador com saberes significativos, alguns deles que não integram a componente curricular de várias turmas, como a Física e Química e a Microbiologia. Assim, para além de se ter estimulado a curiosidade e o espírito de investigação dos alunos, também se promoveu a literacia científica e, acima de tudo, a valorização das Ciências na Educação e a partilha de conhecimentos científicos.