Dia do Estudante (23 de março de 2018)

Posted ago by administrador

O dia 23 dia de março, véspera da interrupção letiva da Páscoa, foi um dia muito aguardado por toda a comunidade escolar, pois, como manda a tradição, celebrou-se o dia mundial do estudante, aliando pazer à educação ambiental. Esta comemoração foi realizada ao longo de todo o dia foram, onde todos se envolveram na convivência familiar das atividades variadas- a gincana, composta por vários desafios assentes nos jogos tradicionais, jogos de voleibol de balão e futebol, jogo da corda,photopaper e passeio pedestre, para além do almoço convívio confecionado pelos funcionários e servido pelos professores da escola.
Este ano, entre as atividades, contou-se com uma inovação o scavenger hunt.

Parlamento dos jovens (06 de março de 2018)

Posted ago by administrador

Realizou-se no dia 06 de março de 2018, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores – Horta, o Parlamento dos Jovens – Sessão Regional – Secundário – Círculo dos Açores, no qual participaram as deputadas, Inês Metade e Natacha Medeiros, em representação da Escola Profissional da Praia da Vitória (Ilha Terceira). Um dos principais objetivos desta iniciativa a nível regional e  nacional é promover e incutir nos jovens o termo “Cidadania”. Mais uma vez, os nossos alunos/deputados representaram de forma meritória a EPPV a nível regional.

EPPV medalhada! (26 de fevereiro a 1 de março de 2018)

Posted ago by administrador

Na passada semana de 26 de fevereiro a 1 de março, foram quatro os alunos que participaram no World Skills Portugal – 43º Campeonato Nacional das Profissões, que decorreu em Beja – Alentejo, trazendo a medalha de ouro em Cozinha e a medalha de prata em Serviço de Mesa – Bar.

Os alunos Ana Coelho (Cozinha), Diogo Rocha (Pastelaria), Leandro Correia (Serviço de Mesa – Bar) e Tânia Silva (Receção Hoteleira), representaram a Escola Profissional da Praia da Vitória, numa competição nacional que envolveu mais de 300 participantes em diversas áreas.

Durante uma média de seis horas diárias, os alunos realizaram várias provas na sua área de formação, demonstrando técnicas e pondo em prática conhecimentos adquiridos ao longo do seu percurso formativo. Desde pré-sobremesas a finger food, na área de Cozinha, a petit fours, bombons e uma peça artística em açúcar, na área de Pastelaria, passando pela decantação, corte de frutas e realização de Cocktails IBA (International Bartenders Association), na área de Serviço de Mesa – Bar, até às simulações de atendimento a hóspedes, na área de Receção Hoteleira, os alunos estiveram ao mais alto nível de empenho e prestação.

Toda a preparação dos alunos, que já haviam competido e ganho a medalha de ouro no XXII Campeonato Regional de Profissões, que decorreu em dezembro último, foi acompanhada pelos formadores Raúl Sousa (Cozinha), Luís Coelho (Pastelaria), Paulo Pires (Serviço de Mesa – Bar) e João Aguiar (Receção Hoteleira), assim como também as professoras Claudia Machado e Marilynn Almeida em Língua Estrangeira – Inglês.

Para além das duas medalhas ganhas, há a destacar a classificação meritória dos alunos Diogo Rocha e Tânia Silva, que conquistaram o quarto lugar, nas suas respetivas áreas, numa competição nacional.

 

 

Alunos da Estónia na EPPV (7 a 10 de fevereiro)

Posted ago by administrador

No período compreendido entre 7 de janeiro e 10 de fevereiro, estiveram a realizar um estágio profissional, em empresas locais, 8 alunos de Tartu, Eslovénia, no âmbito de uma parceria entre a nossa Escola e a Escola Tartu Kutsehariduskeskus – Estonia, ao abrigo do Programa ERASMUS+, Ação Chave 1 – Mobilidades individuais para fins de aprendizagem.

Durante a primeira semana, os alunos foram acompanhados por 4 professoras, que participaram num programa de Job Shadowing, tendo oportunidade de assistir e participar nas aulas práticas de cozinha e, ainda, reunir com professores da nossa Escola.

Durante a estadia, alunos e professores, tiveram a possibilidade de realizar um programa cultural, que incluiu a visita aos principais pontos turísticos da ilha Terceira.

Os alunos das áreas de Empregado de Andares, Cozinha e Empregado de Mesa, realizaram os seus estágios nos hotéis Praia Marina e Teresinha e no restaurante O Pescador, respetivamente. De salientar que a colaboração destas empresas foi, uma vez mais, fundamental para o sucesso deste projeto e para o sucesso formativo dos alunos por ele abrangidos.

Noruegueses em estágios locais (8 a 27 de fevereiro)

Posted ago by administrador

Dando continuidade à experiência dos últimos 16 anos, a Escola recebeu alunos estrangeiros, com o objetivo de realizarem estágios profissionais, a decorrer entre 8 e 27 de fevereiro, no âmbito do Programa ERASMUS +, Ação Chave 1 – Mobilidades individuais para fins de aprendizagem.

Os estagiários são da Escola Mosjøen Videregående Skole, situada na cidade de Mosjøen (Noruega) e frequentam as áreas de formação de Eletricidade de Instalações (Marius Stornes) e de Cozinha (alunas Ida-Mari Grøftrem e Guro Vassvik).

Para a concretização, com sucesso, deste programa de estágio, a Escola conta com a preciosa colaboração de empresas locais, nomeadamente a Electro Cruzeiro e o restaurante O Pescador.

Além do estágio profissional, estes alunos têm tido a oportunidade de conhecer os aspetos mais emblemáticos do nosso património cultural e natural.

 

Dia de São Valentim (9 de fevereiro de 2018)

Posted ago by administrador

No dia 9 de fevereiro, no auditório da nossa Escola, comemorou-se o Dia de São Valentim em associação com o Projeto de Línguas “Conversas em Língua Estrangeira”. Todos os cursos da nossa Escola participaram com uma grande variedade de projetos, todos com um tema em comum: o dia dos namorados.

Durante cerca de hora e meia, os alunos de receção tiveram a responsabilidade de dinamizar o evento e ao mesmo tempo realizaram três apresentações em inglês sobre a origem deste dia, a sua simbologia e as suas formas de comemoração em vários países e cidades.

Todos os representantes dos restantes cursos também apresentaram os seus trabalhos em francês ou inglês: as turmas de restaurante-bar produziram vídeos sobre um cocktail e um batido; as turmas de cozinha apresentaram vídeos sobre uma entrada e uma sobremesa; a turma de instalações elétrica realizou um vídeo sobre um painel led; a de gestão e programação de sistemas informáticos demonstrou um jogo composto por uma roleta com questões sobre este dia; a turma de agropecuária apresentou as técnicas usadas para produzir as hortaliças que foram confecionadas no almoço deste dia; a turma de eletrónica, automação e comando efetuou uma apresentação sobre um painel led que construíram; a de multimédia criou cartazes e postais eletrónicos alusivos ao dia; o curso de controlo e qualidade alimentar realizou o cálculo dos valores energéticos e nutritivos de uma sobremesa; e, ainda, na aula de francês quatro turmas do 1º ano criaram uma banda desenhada relativa ao dia.

 

Visita de Estudo ao Paul da Praia da Vitória (31 de janeiro de 2018)

Posted ago by administrador

Os alunos da turma A4, Curso de Técnico de Produção Agropecuária, acompanhados pelo seu Diretor de Curso/Turma e professor da componente técnica do curso, professor Jorge Fernandes, realizou no passado dia 31 de janeiro de 2018, uma visita de estudo ao Paul da Praia da Vitória.

Esta visita, decorreu no âmbito da comemoração do Dia Mundial das Zonas Húmidas e teve como objetivos obter conhecimentos sobre técnicas de preservação ecológica e dos seus recursos, bem como incutir nos alunos hábitos de produção sustentáveis.

A ação começou com uma apresentação por parte do Eng.º Hélder Xavier da definição de zonas húmidas, da sua importância em termos ecológicos e a distribuição destas na nossa ilha e na nossa região. Também fez uma resenha histórica do Paul da Praia da Vitória, o projeto, a sua evolução e a sua importância em termos de ecossistema local.

Conversas à volta do Carnaval (1 de fevereiro de 2018)

Posted ago by administrador

No passado dia 1 de fevereiro de 2018, tradicional dia dos compadres, os alunos do programa REACTIVAR  da Escola Profissional da Praia da Vitória alguns convidados, participantes ativos do carnaval da Terceira para ouvirem as suas experiências pessoais nos festejos do mesmo.

Assim, pelas 10:30, no auditório da Escola, os senhores Hélio Costa (autor de assuntos de danças de Carnaval), Alberto Meneses (ensaiador de danças de espada), Elias Borba (mestre de danças de pandeiro) e Marco Rocha (ator em assuntos), bem como a senhora Ana Lima (mestre de um bailhinho sénior), mantiveram uma conversa informal entre si e com os formandos, comentando acerca do início das suas “carreiras” no Carnaval da Terceira.

Visita de Estudo do CCAH (23 de janeiro de 2018)

Posted ago by administrador

No passado dia vinte e três de janeiro, a turma D4 – Curso de Técnico Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar visitou o Centro de Ciência de Angra do Heroísmo na companhia da professora de Química, Andreia Correia.

 A visita foi dividida em três partes distintas:

  • “Mutatis mutandis” – A era do plástico, que consiste numa exposição de obras elaboradas usando lixo marinho como matéria prima, principalmente plástico. Trata-se de uma iniciativa que tem como grande objetivo chamar a atenção para as problemáticas relacionadas com a poluição marinha.

Os trabalhos expostos foram elaborados por crianças e jovens da Cáritas e do Centro Comunitário da Terra-Chã. A atividade iniciou-se com a recolha de lixo em algumas zonas costeiras da ilha, prosseguiu com a sua limpeza e higienização e terminou com a elaboração e construção das obras apresentadas. Este projeto pretende, acima de tudo, sensibilizar para a elevada quantidade de resíduos que são lançados diariamente ao mar e nas repercussões e impacto que têm na vida marinha e no nosso quotidiano.

  • Biofísica – a Física da Vida, que resulta de um projeto de requalificação da exposição principal do Centro de Ciência de Angra do Heroísmo. Para além dos módulos interativos, reúne quatro painéis ilustrados que evidenciam algumas das aplicações da física no mundo biológico: Eletricamente Adaptados, Luminosos e iluminados, Comunicação Ondulante e Mecanicamente adaptados.

Volta à Física em 60´ – que se trata de uma exposição onde a física é o ponto de partida, o trajeto e o destino da viagem. Reúne vários módulos interativos, através dos quais, os alunos têm a possibilidade de experienciar temas como efeito de estufa, buraco de ozono, relâmpagos e faíscas, ventos, energia eólica, campo magnético terrestre, radiação, calor, temperatura e comunicações a longas distâncias.

Visita de Estudo do CCAH (30 de janeiro de 2018)

Posted ago by administrador

No passado dia 30 de janeiro, a turma A4 – Curso de Técnico de Produção Agropecuária visitou o Centro de Ciência de Angra do Heroísmo na companhia dos professores de Economia e Gestão e Física e Química, Jorge Fernandes e Andreia Correia, respetivamente.

 A visita foi dividida em duas partes distintas:

  • Biofísica – a Física da Vida, que resulta de um projeto de requalificação da exposição principal do Centro de Ciência de Angra do Heroísmo. Para além dos módulos interativos, reúne quatro painéis ilustrados que evidenciam algumas das aplicações da física no mundo biológico: Eletricamente Adaptados, Luminosos e iluminados, Comunicação Ondulante e Mecanicamente adaptados.
  • Volta à Física em 60´ – que se trata de uma exposição onde a física é o ponto de partida, o trajeto e o destino da viagem. Reúne vários módulos interativos, através dos quais, os alunos têm a possibilidade de experienciar temas como efeito de estufa, buraco de ozono, relâmpagos e faíscas, ventos, energia eólica, campo magnético terrestre, radiação, calor, temperatura e comunicações a longas distâncias.