Melhores alunos do ano letivo 2016/2017 (11 de dezembro de 2017)

Posted ago by administrador

REACTIVAR apresenta Planos de Negócios e contacta com artesãos locais (21 de novembro de 2017)

Posted ago by administrador

Na sequência de trabalhos realizados em contexto de sala de aula, decorreu no passado dia 21 de novembro a apresentação dos Planos de Negócios dos formandos do programa REACTIVAR aos colegas.

Após várias semanas de trabalho de preparação, a nível teórico o prático, os alunos das turmas 108, 109, 110 e 111 puderam, finalmente, mostrar aos colegas os seus produtos finais.

Foi uma tarde produtiva, não só a nível de desenvolvimento de competências de oralidade, como na partilha de ideias e experiências entre colegas.

Na sequência desta atividade, no dia seguinte (22 de novembro) os formandos puderam visitar algumas exposições/workshops sob o tema “Competências pessoais e o sucesso profissional”. Inserida na 2ª Semana Europeia da Formação Profissional, cujo lema é “Descobre o teu talento”, esta atividade tuinha como principal objetivo permitir aos formandos o contacto com pessoas que desenvolveram um “talento” pessoal no sentido de o transformar em sucesso a nível profissional, quer criando uma pequena empresa, quer como uma segunda fonte de rendimento pessoal.

Os alunos prepararam previamente uma série de questões que colocaram a cada um dos convidados, criando-se assim um momento de partilha de experiências entre todos, principalmente porque, tratando-se de adultos em formação devido ao desemprego, puderam perceber que a maioria das pessoas presentes passou por experiências semelhantes.

 

Turmas 108 e 109 visitam Feira do Livro (31 de outubro de 2017)

Posted ago by administrador

Considerando-se que a escola tem um importante papel na formação de cidadãos envolvidos na sua comunidade, proporcionou-se uma visita de estudo das turmas 108 (Curso Técnico de Cozinha/ Pastelaria) e 109 (Curso Técnico de Informática – Instalação e Gestão de Redes) à Feira do Livro, evento que decorria na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira (AJAIT), integrado na atividade Outono Vivo, promovida pelo Município da Praia da Vitória.

Assim, nos dias 31 de outubro e 8 de novembro, os formandos das referidas turmas deslocaram-se a pé até à AJAIT, onde puderam ver e folhear os diversos livros expostos. Aí puderam também partilhar experiências de leitura com os colegas e com a formadora, o que permitiu perceber que a maioria considera a leitura importante e interessante. Os formandos, para além do interesse e atenção, revelaram entusiasmo e espanto relativamente à grande diversidade de temáticas existentes na Feira do Livro.

Sendo um dos objetivos da visita o incentivo à prática de leitura, considera-se que foi uma atividade bem-sucedida, tendo notado que a maioria dos formandos não adquire mais livros a título pessoal devido aos seus preços.

Visita de Estudo à Empresa Feira AgroComercial – AGROTER 2017 (27 de outubro de 2017)

Posted ago by administrador

Os alunos da turma A4, Curso de Técnico de Produção Agropecuária, acompanhados pelo seu Diretor de Curso/Turma e professor da componente técnica do curso, professor Jorge Fernandes, realizou no passado dia 27 de outubro de 2017, uma visita de estudo à Feira AgroComercial – AGROTER 2017.

Esta visita teve como objetivos visualizar técnicas e equipamentos inerentes ao setor agropecuário, promover o espírito empreendedor e crítico nos alunos no que respeita à criação e riqueza e à preservação do meio ambiente e dos seus recursos.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os vários pavilhões que constituíram a feira, ao mesmo tempo visualizar máquinas, alfaias e técnicas de maneio geral no setor agrícola. A visita passou, também, pela secção dos animais, onde foi possível observar as várias raças expostas e animais a concurso, desde da componente leiteira até ao gado de corte.

A par do exposto, ainda foi possível acompanhar várias tarefas ligadas ao maneio geral dos animais (alimentação, preparação dos animais que iriam participar em concursos).

Ao longo da visita era notório o cuidado que os tratadores tinham com os animais, de forma a provocar nestes o mínimo de stress possível.

Foi evidente o grande interesse por parte dos alunos, já que além de ser uma excelente forma destes conhecerem o que de melhor se faz neste setor, também puderam acompanhar colegas seus que estavam a participar nas atividades da feira, nomeadamente a nível dos diversos concursos com animais que decorreram.

Foi uma visita de grande interesse pedagógico, sendo importante aos alunos conhecer o que melhor se faz no setor agropecuário a nível local e regional.

III Fórum de Empreendedorismo – Um passo para (re)começar (23 e 24 de novembro de 2017)

Posted ago by administrador

No seguimento do que tem sido feito ao longo dos dois últimos anos letivos, concretizou-se nos passados dias 23 e 24 de novembro o  III Fórum de Empreendedorismo – Um passo para (re)começar, evento que integrou, pela segunda vez consecutiva, a Semana Europeia da Formação Profissional _ Descobre o teu talento, “uma iniciativa da Comissão Europeia que visa tornar mais atrativo o ensino e formação profissional com vista a competências e empregos de qualidade”.

Empreendedorismo é um conceito disseminado no nosso dia a dia, mas que, por vezes, carece de alguns esclarecimentos. Foi no sentido de desmistificar o conceito, esclarecer dúvidas, acalmar ansiedade e fornecer ferramentas aos nossos formandos que surgiu a ideia para este evento. Pretendeu-se mostrar aos formandos exemplos de empreendedores de sucesso, mesmo que a uma escala local, e dar-lhes informações acerca de todo o tipo de passos a dar para a criação de uma empresa, dos apoios governamentais disponíveis para o efeito, bem como de aspetos essenciais quando se pretende (re)integrar no mercado de trabalho.

Participaram nestes Fórum todas as turmas da Escola Profissional da Praia da Vitória, bem como inúmeros convidados. Tratou-se, mais uma vez, de um evento bem-sucedido, que superou as expetativas iniciais dos formandos.

Turma 110 visita Biblioteca Municipal Silvestre Ribeiro (30 de outubro de 2017)

Posted ago by administrador

Com o objetivo de realizar pesquisas biográficas de personalidades culturalmente relevantes a nível local, regional ou nacional, temática abordada na unidade de competência CLC_ 7 (Fundamentos de cultura, língua e comunicação), os formandos da turma 110 – Curso Técnico de Refrigeração e Climatização do programa REACTIVAR deslocaram-se no passado dia 30 de outubro à Biblioteca Municipal Silvestre Ribeiro.

Esta biblioteca localiza-se na “Casa das Tias”, um edifício histórico do século XVIII (reconstruída depois do terramoto de 1841), que era propriedade de duas tias de Vitorino Nemésio (que lhe pagaram os estudos universitários),  e à qual ele alude por diversas vezes nas suas obras.

Foram recebidos por duas funcionárias do espaço que lhes mostraram o espaço e lhes explicaram o funcionamento da Biblioteca. Após esta breve visita, os formandos realizaram o trabalho que ali os tinha levado, ou seja, a pesquisa de biografias de diversas personalidades portuguesas.

Tratou-se de uma visita produtiva, não só no cumprimento dos objetivos previamente estabelecidos, mas também ao nível do desenvolvimento de competências interpessoais e sociais.

Visita de Estudo à Casa de Saúde São Rafael (30 de outubro de 2017)

Posted ago by administrador

No passado dia 30 de outubro, os alunos da turma Q3, do curso de Técnico de Instalações Elétricas, acompanhados pela Diretora de Curso/Turma, Andreia Correia, realizaram uma visita de estudo à Casa de Saúde de São Rafael.

Esta visita teve como principais objetivos: promover a saúde e prevenir a doença na comunidade educativa; apoiar a inclusão escolar de crianças com necessidades de saúde e educativas especiais; promover um ambiente escolar seguro e saudável; reforçar os fatores de proteção relacionados com os estilos de vida saudáveis; e perceber quais são as principais patologias que são a maior causa de incapacidade de trabalho na nossa sociedade.

A visita, guiada pelo Psicólogo Ricardo Brasil, iniciou-se no Centro de Promoção de Autonomia (CPA), onde os alunos tiveram a oportunidade de visitar os seus ateliers, tomar conhecimento das atividades neles desenvolvidas, bem como ouvir testemunhos de alguns dos seus utentes que se disponibilizaram para falar um pouco sobre os seus percursos e experiências de vida. Experiências de vida estas, que são verdadeiras lições de vida e, ao mesmo tempo, fontes de motivação e de inspiração para a adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis de forma a que as pessoas não comprometam a sua saúde mental nem a sua qualidade de vida. Aqui, tivemos também a oportunidade de realizar uma visita, guiada por um utente, a uma residência permanente de utentes autónomos.

De seguida, os alunos deslocaram-se à zona dos internamentos onde foram guiados pelo enfermeiro Marco Esteves. Neste local, tiveram a oportunidade de visitar e de perceber o funcionamento das unidades de alcoologia e psicogeriatria.

Esta atividade foi especialmente importante pois, permitiu que os alunos tivessem contacto com utentes que, em alguma fase das suas vidas, adotaram comportamentos de risco, nomeadamente através do consumo de drogas e de álcool, e cujas vidas ficam comprometidas de forma irreversível.

É de salientar a excelente receção por parte dos utentes, bem como a postura dos alunos, que foi exemplar, sempre de atenção e total respeito para com as pessoas que os receberam.

 

Testemunhos de alunos:

– “Histórias de vida que me fazem pensar duas vezes antes de tomar certas decisões. Que a droga nos faz mal já eu sei, mas as histórias que nós ouvimos, são mesmo de me fazer odiar ainda mais as drogas. É triste pessoas que perdem tudo na vida por causa de uma porcaria.”;

– “Eu acho que todos aprendemos que o álcool e a droga não nos levam a lado nenhum e espero que todos tenham percebido isso!”;

– “Com a visita de estudo à Casa de Saúde de São Rafael, pode-se “ver”, “sentir” e “refletir” sobre a Vida”;

– Lições aprendidas e uma delas, talvez a mais importante, é que as coisas realmente acontecem e nunca sabemos o dia de amanhã. Por vezes, refilamos por uma dor de dentes, ou por sermos demasiado gordos ou magros (…). Ao ver pessoas assim, a lutar por um ligar na sociedade é admirável e são exemplos a seguir, por isso, devemos lutar e agradecer todos os dias pelo que temos”.

 

 

Visita de Estudo à Empresa BioFontinhas, âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação

Posted ago by administrador

Os alunos da turma A4, Curso de Técnico de Produção Agropecuária, acompanhados pelo seu Diretor de Curso/Turma e professor da componente técnica do curso, professor Jorge Fernandes, realizou no passado dia 23 de outubro de 2017, uma visita de estudo à Empresa BioFontinhas.

Esta visita, inserida no Plano Anual de Atividades da Escola Profissional da Praia da Vitória, decorreu no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação e teve como objetivos obter conhecimentos sobre técnicas de produção biológica, promover hábitos de alimentação saudáveis, promover hábitos de produção sustentáveis e promover o espírito crítico e a preservação do meio ambiente e dos seus recursos.

À chegada à empresa BioFontinhas, estava à nossa espera o Sr. Avelino Ormonde, empresário e proprietário desta. Começou-se com uma visita às instalações da empresa, acompanhada com uma explicação dos objetivos e da missão da mesma. De seguida, foi possível conhecer as várias valências desta empresa, ao mesmo tempo perceber as técnicas e o seu maneio geral.

Esta empresa de agricultura biológica faz a sua produção maioritariamente em estufa e durante todo o ano, mas também possui uma zona de horta exterior e de pomar, onde é possível encontrar uma grande variedade de plantas com fins medicinais e aromáticos. Foi possível perceber que todo o ciclo produtivo obedece a um ritmo natural e a ciclos de vida completos. Existe um grande respeito pelos ecossistemas e pela preservação dos recursos naturais.

Durante a visita notou-se sempre uma grande interação por parte do empresário com os alunos, havendo sempre espaço para o diálogo e debate das questões que estavam a ser tratadas.

Foi uma visita de grande interesse pedagógico, sendo importante aos alunos perceber que é possível e importante produzir de forma equilibrada e sustentada, respeitando sempre o meio ambiente onde se encontram.

Empreendedorismo Além-Fronteiras (17 de outubro de 2017)

Posted ago by administrador

No âmbito do Plano Anual de Atividades, a Turma A4, Curso de Técnico de Produção Agropecuária, Nível 4, acompanhados pelos professores Andreia Correia e Jorge Fernandes, realizou no dia 17 de outubro de 2017, uma ação intitulada “Empreendedorismo Além-Fronteiras”, dada pelo empresário João Pires, acompanhado pela sua esposa Cecília Pires. Esta teve como principais objetivos conhecer realidades empresariais na área agrícola para além da realidade local e regional e criar uma verdadeira cultura de empreendedorismo na nossa ilha e região.
A ação começou com uma apresentação de um vídeo demonstrativo da Empresa Agropecuária “Pires Dairy Farms”, onde foi possível ter uma panorâmica geral da exploração, nomeadamente do sistema de ordenha (carrossel).
Após a visualização deste, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer, mais aprofundadamente a realidade agropecuária desta empresa, situada na zona da Califórnia, Gustine, nos Estados Unidos da América, o seu efetivo bovino, a produção leiteira, sistema de alimentação, sistema de maneio, sistema e técnicas de reprodução, a mecanização agrícola, entre outros assuntos de interesse numa exploração agropecuária de grandes dimensões.
Também tiveram a oportunidade de conhecer o percurso enquanto produtores agropecuários, alguns pontos relacionados com a gestão da empresa, investimentos feitos e projeções para o futuro.
Foi uma ação de grande interesse pedagógico, sendo importante aos alunos perceber que é possível e importante ser-se empreendedor nesta área profissional na nossa região e em meios e países distantes da realidade onde residem e têm as suas atividades profissionais.

Visita de Estudo ao Laboratório da Universidade dos Açores (4 de outubro de 2017)

Posted ago by administrador

No passado dia decorreu no dia 4 de outubro, pelas 13h00, os alunos da turma D4 – Curso de Técnico de Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar, visitaram os laboratórios do polo de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores com o objetivo de conhecer a dinâmica de um laboratório da área alimentar.
Esta visita foi acompanhada pela Professora Doutora Maria de Lurdes Dapkevicius, que esclareceu dúvidas e realizou atividades práticas com os alunos.
Neste sentido, os alunos mostraram-se bastante entusiasmados e participativos durante toda a visita. Mostrando interesse em entender a dinâmica do laboratório, em cumprir as normas de segurança, a identificar o equipamento e a entender as justificações para cada medida de segurança.