Demonstração de Competências (9 e 10 de maio de 2017)

Nos passados dias 9 e 10 de maio realizaram-se, como vem sendo habitual, as Demonstrações de Competências das turmas do 2º ano do programa REACTIVAR, prestes a concluir a sua formação neste estabelecimento de ensino.

As turmas 101 (Técnico de Ação Educativa), 102 (Técnico de Gás), 103 (Técnico de Vendas), 104 (Empregado de Andares), 105 (Pasteleiro/ Padeiro) e 106 (Operador de Informática) prepararam-se durante as aulas anteriores para tal evento, compilando os trabalhos realizados ao longo dos dois anos de formação de forma a completarem uma exposição, bem como preparando as suas apresentações práticaS, cujo principal objetivo era mostrar aos colegas, tanto do 2º como do 1º ano, as competências pessoais e profissionais que adquiriram e que lhes permitem ser profissionais qualificados na sua área.

A turma 101 recebeu as crianças da sala dos 4/5 anos do colégio São João de Deus e com eles realizou diversas atividades em pequenos grupos, tais como, jogos tradicionais, área da ciência, papel mágico, xilogravura e, finalmente, uma peça de mímica.

A turma 102 procedeu a uma organização da oficina em diferentes postos de trabalho, onde apresentaram e demonstraram aos colegas as competências profissionais adquiridas ao longo da sua formação, como por exemplo, o funcionamento dos diversos equipamentos de gás e a soldadura por árgon e oxiacetileno.

A turma 103 recriou uma pequena pastelaria, a “Porta 103”, e aplicou diversas técnicas de venda aprendidas no curso: limpeza e manutenção, gestão de stocks, atendimento ao público, animação de loja e angariação de clientes. Todos os colegas do polo de Angra tiveram oportunidade de visitar o espaço e consumir os produtos preparados pelos formandos da turma.

A turma 104 explicou aos visitantes a secção de Lavandaria, o funcionamento da calandra, o correto acondicionamento do enxoval em relação a quartos e casas de banho, a correta disposição dos materiais e equipamentos no carro de andares, a demonstração da correta feitura de cama (utilizando a técnica do ângulo reto), as diferentes etapas de limpeza de um quarto de hotel e casa de banho e a demonstração de diversos animais decorativos com recurso a toalhas de banho.

A turma 105, na componente prática, preparou a confeção de massa folhada e suas diversas aplicações, bem como de creme pasteleiro e massa pâte-à- choux e respetivas utilizações. Foi possível aos formandos visitantes assistir à confeção de diversos bolos, tendo ainda a possibilidade de provar folhados de salsicha, parras, paris brest, entre outros.

A turma 106 preparou diversos exemplos práticos do que aprenderam a fazer na sua formação, designadamente, a desmontagem e montagem de um computador, a ligação de cabos de redes, a criação de sites na Internet, a partilha de ficheiros entre computadores, entre outros.

Todos os formandos foram unânimes em considerar que, no geral, se tratou de uma atividade bem-sucedida, cumprindo os objetivos propostos inicialmente e uma excelente forma de provarem a si próprios que estão bem preparados para encarar a etapa seguinte ao nível da sua formação. Os formandos visitantes, tendo iniciado muito recentemente o seu percurso formativo, gostaram das exposições e das demonstrações realizadas, revelando interesse e motivação para futuramente prepararem a mesma atividade.

This entry was posted in noticias. Bookmark the permalink.