Dia Mundial da Alimentação celebrado na Escola (16 de outubro de 2013)

O Dia Mundial da Alimentação, este ano focalizado nos sistemas alimentares saudáveis, foi celebrado na nossa Escola com um encontro formativo que envolveu cerca de 180 participantes.

A primeira parte consistiu numa análise crítica de um trailer do documentário “Super Size Me – 30 dias de Fast Food” de Morgan Spurlock, pela nutricionista Ana Carrapa e pelo professor Luís Bettencourt, a que se seguiu um debate. As dinâmicas desenvolvidas permitiram uma partilha de ideias em torno das questões que o consumo de Fast Food envolve, tanto em termos de saúde da pessoa como em termos de “saúde” do Planeta Terra.

Após um intervalo em que foram servidos sumos e ice tea naturais (do total agrado de todos os provadores), seguiu-se um ciclo de palestras desenvolvido por quatro alunos e um professor da Escola, que versaram temas ligados à Produção Biológica e Sustentabilidade, à Rotulagem, Transporte e Armazenamento de Alimentos e à alternativa do Slow Food. Para além da partilha de conselhos muito úteis, proporcionaram a descoberta de ações, individuais e coletivas, a serem implementadas no sentido do desenvolvimento de sistemas alimentares saudáveis.

Um evento que contribuiu para a formação complementar de muitos alunos, nomeadamente das áreas da Produção Agrária, do Processamento e Controlo da Qualidade Alimentar e da Restauração, e para a promoção de comportamentos alimentares saudáveis e sustentáveis.

This entry was posted in noticias. Bookmark the permalink.