Encontro Aberto à Comunidade “Escola para que te quero?…” (24 de março de 2014)

Partindo da questão “Escola para que te quero?…”, orientou-se para a promoção de uma reflexão em torno das expetativas comuns sobre o papel e a importância da Escola e para o favorecimento de um melhor entendimento sobre o valor dos percursos escolares, como preparação para a vida e para uma profissão. Também foi uma oportunidade para a divulgação de organizações e de projetos de prevenção do abandono e do insucesso escolar.

Realizado a 24 de março, envolveu 330 participantes, entre alunos, professores, pais, empresários, técnicos e organismos regionais com responsabilidade na área da Educação e da Formação Profissional de jovens.

A partir de três temas aglutinadores (“A Escola como um território de construção de projetos”; “A Escola é um lugar de gente” e “Projetos em torno do abandono e do insucesso escolar”) foram vários os desafios lançados à reflexão: a relevância do currículo; o sentido dos projetos escolares; a atitude como chave para o sucesso; a Escola saber lidar com a diversidade familiar; a coragem de missão dos professores; o bem que a Escola faz às comunidades humanas e às pessoas que são os alunos em particular; o aperfeiçoamento profissional dos professores; a Escola ao serviço da qualificação do capital humano; a Escola manter as portas abertas às dificuldades; a Escola que lida com os riscos e que implementa fatores de proteção.

Foi uma ótima forma de comemorar o Dia Nacional do Estudante. Afinal, são estes que, de forma especial, são o que de melhor a Escola tem.

Testemunhos:

“(…) foi o estudante o motivo e o motivador e, no final, ficou uma boa mensagem de esperança, de vontade, de sonhar grande!” – Dr.ª Paula Romão (Presidente da Direção da Associação de Pais da ESJEA)

“Estes encontros são uma mais-valia no contexto da educação do nosso tempo. (…) A Escola tem um futuro promissor!” – Mestre Paula Cabral (professora da ESVN)

“(…) saí da Academia de Juventude com a certeza reforçada de que a Escola pode ser um lugar de gente feliz e capaz de alimentar empresas de gente feliz.” – Luís Vasco Cunha (Sócio Gerente da Susiarte, Lda)

Concurso de Slogans – Premiados

This entry was posted in noticias. Bookmark the permalink.