Integrar os novos alunos

 

No dia 22 de outubro, iniciaram o seu percurso de formação cerca de 80 formandos, distribuídos por quatro cursos de dupla certificação de nível secundário – Técnico de Multimédia, Técnico de Cozinha/Pastelaria, Técnico de Produção Agropecuária e Técnico de Refrigeração e Climatização. No dia 27 do mesmo mês foi a ver de duas turmas de ABC (Aquisição Básica de Competências), com equivalência ao 9º ano de escolaridade, iniciarem o seu percurso escolar.

Entre os dias 22 e 31 de outubro decorreram na Escola, no polo de Angra do Heroísmo, atividades de integração que visam, tal como o próprio nome indica, promover uma aproximação entre os novos alunos e os colegas, os formadores e a instituição em si.

Para além de serem uma forma de “quebrar o gelo”, estas atividades têm também como objetivo estimular a confiança no outro e promover o espírito de equipa e de interajuda.

No último dia dedicado às atividades, todas as turmas se apresentaram mutuamente, circulando organizadamente pela Escola, mostrando aos colegas o trabalho que haviam preparado anteriormente. Houve música variada, desde Quim Barreiros a Michael Jackson, representações teatrais, quadras recitadas, face painting (por ser Halloween) e muita animação.

Todos os formandos e formadores se envolveram ativamente em todas as atividades, com especial destaque para este dia que já se tornou tradicional aqui. Tudo culminou com um excelente almoço convívio onde todos (alunos, professores e funcionários) foram convidados a participar. No final, a opinião foi consensual: vale a pena dedicar tempo a promover a interação entre todos os agentes educativos.