Let´s Talk

No âmbito da orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para que, em 2017, fosse debatido por todo o mundo o tema “Depressão”, e sob o lema “Let´s talk”, a Casa de Saúde São Rafael promoveu junto de todas as turmas de nível 4 da nossa escola o Projeto “Pergunta que eu respondo”.

A ação desenvolve-se em três fases iniciais, nas quais uma equipa multidisciplinar (constituída por um psicólogo e um assistente social) privilegiou o contato direto com o todos os nossos alunos e transmitiu conhecimentos e experiências direcionadas especificamente aos interesses e dúvidas dos mesmos.

Assim, numa primeira deslocação à nossa escola, feita uma breve abordagem sobre o Projeto.

Na segunda fase, foi apresentada a cada turma uma caixa onde todos os alunos colocam, de forma anónima, a sua questão ou dúvida sobre o tema “Depressão”. Desta forma, foi atingido o primordial objetivo de se conhecer, exatamente, o que os jovens pretendem saber, indo de encontro às suas interrogações e necessidades específicas. Estas questões foram posteriormente analisadas pelos técnicos, uma a uma, e constituíram a base para a configuração da apresentação teórica e científica, cujo objetivo era chegar aos esclarecimentos individuais de cada aluno.

Na terceira fase, foi então realizada a apresentação dirigida aos jovens, turma a turma, onde se pretendeu, sem formalidades, chegar aos alunos com interação e muito feedback, num registo de diálogo aberto (decorreu entre os dias quinze e dezoito de janeiro).

Numa fase final, a Casa de Saúde pretende abranger ainda os professores, pais e encarregados de educação em sessões estruturadas especificamente para esta população.

O desafio que surge após a implementação deste projeto, será a aplicação de um questionário aos alunos, de forma a conhecer a realidade quanto à sintomatologia depressiva nas Escolas da Ilha Terceira.

This entry was posted in noticias. Bookmark the permalink.