Projeto Europeu 2006/2007(4)

Da Ideia da Europa para a “Magna Carta”: O Currículo Modular em Educação para a Cidadania

O Objetivo deste projeto foi o de envolver as instituições escolares, que nele participaram, na continuação de um processo de elevado nível institucional e histórico: A criação de uma Magna Carta da União Europeia

Escola Coordenadora:

  • Istituto Magistrale “F. Angeloni” – Itália.

Escolas Parceiras:

  • Gymnázium – República  Checa;
  • Ozel Altinbasak Bedri Ayhan Koleji – Turquia;
  • Escola Profissional da Praia da  Vitória – Açores / Portugal.

Turmas que participaram ativamente no projeto:

  • Turma J1 –  Curso de Hotelaria e Restauração;
  • Turma O1 – Curso de Construção Civil;
  • Turma V1 – Curso de Instalações Elétricas;
  • Turma W1- Curso de Produção Agrária;
  • Turma U1 – Curso de Restauração – Cozinha / Pastelaria;

Atividades desenvolvidas:

  • Desenvolvimento de um Itinerário Pedagógico;
  • Comemoração do Dia da Europa  ;
  • “Gastronomia pela Terra” –  Angariação de fundos para  apoiar comunidades que sofrem  consequências da guerra;
  • Produção de um CD-Rom sobre as personalidades que contribuíram para Espírito Europeu;
  • Aplicação de um inquérito sobre a União Europeia;
  • Ações de sensibilização para os Programas Europeus Eurodisseia e Leonardo da Vinci;
  • Ações informativas sobre a Europa e a Estratégia de Lisboa.

Mobilidades:

  • Reunião de Projeto –  Escola Profissional da Praia – Açores / Portugal; (De 28 de Outubro a 3 de Novembro de 2006)
  • Reunião de Projeto –  Istituto Magistrale “F. Angeloni” – Itália; (De 5 a 11 de Fevereiro de 2007)
  • Visita de Estudo de Diretor – Istituto Magistrale “F. Angeloni” – Itália; (De 5 a 11 de Fevereiro de 2007)
  • Reunião de Projeto- Ozel Altinbasak Bedri Ayhan Koleji – Turquia; (De 1a 6 de Junho de 2007)
  • Visita de Estudo de Diretor – Gymnázium – República  Checa; (De 26 de Junho a 1 de Julho)
  • Intercâmbio de Formadores –  Gymnázium – República  Checa; (De 26 de Junho a 1 de Julho)

 

Produtos finais referentes a este projeto: