Projeto Algas dos Açores (11 a 17 de junho de 2013)

Desenvolvido pela designer e professora Dra. Sónia Matos (Universidade de Edimburgo, Reino Unido) e com o apoio científico da bióloga e professora Dra. Ana Neto (Universidade dos Açores e LAIR, CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, este projeto tem uma especial ênfase na identificação, colheita e consumo sustentável de algas comestíveis do Arquipélago dos Açores.

Visando promover a preservação do conhecimento vernacular dos ecossistemas marítimos e do seu importante papel no desenvolvimento sustentável da Região, da alimentação e saúde dos seus cidadãos, tem sido desenvolvido com base na participação de associações, escolas e grupos locais, como a Associação das Mulheres de Pescadores e Armadores da Ilha Terceira, que têm desempenhado um papel fundamental na partilha de conhecimentos e no desenvolvimento de pratos utilizando recursos locais.

Particularmente na nossa Escola, este ano letivo, foram desenvolvidas sessões de divulgação do Projeto (cursos de Serviço de Mesa – PROFIJ, Técnico de Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar, Técnico de Restauração – variante Cozinha/Pastelaria e Técnico de Restauração – variante Restaurante/Bar) e workshops de confeção experimental de pratos com recurso a Algas dos Açores (curso de Técnico de Restauração – variante Cozinha/Pastelaria e curso de Pasteleiro/a e Padeiro/a – REATIVAR), dinamizados pelos professores Raul Sousa e Luís Coelho, respetivamente.

This entry was posted in noticias. Bookmark the permalink.