REATIVAR na I Mostra de Emprego e Formação Profissional (27 a 29 de setembro de 2016)

Decorreu entre os dias 27 e 29 de setembro a I Mostra Regional de Emprego e Formação Profissional, uma iniciativa da Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional (DREQP).

Os formandos do polo de Angra do Heroísmo, inseridos no programa REATIVAR, participaram no evento no dia 28 de setembro, quarta-feira, pela manhã.

Os alunos das turmas 101 (Curso Técnico de Ação Educativa), 103 (Curso Técnico de Vendas) e 106 (Operador de Informática) assistiram às apresentações realizadas ao longo dessa manhã, nomeadamente pelo Dr. Acir Meireles, representante da Rede Valorizar, que mostrou aos presentes a importância desta instituição a nível regional, uma vez que mais de 50% da população ativa dos Açores não possui ainda o 3º ciclo do ensino básico. Referiu ainda que o papel da Rede é fornecer a todos “armas” para que possam vingar no mercado de trabalho que, nas suas palavras, “é uma guerra, e é preciso preparar as armas antes, não a meio da batalha”.

Posteriormente, os formandos assistiram à assinatura do protocolo entre a DREQP e do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros Voluntários, uma iniciativa que visa fornecer aos trabalhadores desses serviços as competências exigidas pelas funções que desempenham e pelo atual mercado de trabalho, tal como referiu António Dias: “As pessoas têm de se adaptar aos tempos modernos (…) e há que valorizar o saber fazer.”

De seguida, a Universidade dos Açores, na pessoa do Dr. Paulo Fialho, apresentou a sua atual oferta formativa e, de seguida, a Dr.ª Cláudia Rocha explicou aos presentes o plano de ação Garantia Açores Jovem, que potencia soluções de emprego, percursos de educação e formação e estágios. Tratou-se de uma apresentação importante para os formandos, pois tomaram conhecimento de diversas iniciativas de que podem usufruir aquando da conclusão das suas atuais formações.

Terminada esta apresentação, os formandos visitaram a zona de exposição.

Os formandos mostraram-se interessados e motivados ao longo de toda a manhã, compreendendo que se tratou de uma iniciativa importante e que deveria ser continuada por ser um espaço de informação privilegiado para quem, como eles, se encontra numa situação de desemprego ou de falta de orientação profissional.

This entry was posted in noticias. Bookmark the permalink.