Reativar

O Programa REATIVAR visa qualificar ou requalificar, preferencialmente, os desempregados inscritos nas Agências para a Qualificação e o Emprego, dotando-os de qualificação profissional e melhorando as suas habilitações escolares.

Traduz-se numa oferta de itinerários formativos, destinados a adultos, com idade igual ou superior a 18 anos, que não possuam a escolaridade obrigatória ou, que a tendo, não tenham qualificação profissional relevante. Igualmente, apresenta-se como uma oportunidade de conclusão do Ensino Secundário, possibilitando a aquisição de uma Qualificação Profissional de nível 4.

A título excecional pode ser desenvolvida apenas a Componente Tecnológica correspondente, para os adultos já detentores do 3º Ciclo do Ensino Básico ou do Nível Secundário de Educação, que pretendam obter uma dupla certificação.

Os diferentes itinerários formativos que contempla, obedecem aos referenciais de competências e de formação, associados às respetivas qualificações constantes no Catálogo Nacional de Qualificações.

Principal Legislação aplicável:

  • A Portaria nº 107/2009 de 28 de dezembro estabelece as normas de organização, estrutura curricular e funcionamento dos cursos integrados no Programa REATIVAR

Cursos em funcionamento:

Formação Tecnológica 
Turma 114Programador/a de Informática