TourENG

A Escola Profissional da Praia da Vitória participa no projeto “TourENG”, na sequência do projeto “TouriSMEComp”, no âmbito do Programa ERASMUS+.

O projeto “TourENG – Inglês no Turismo” pretende melhorar o uso do inglês nas empresas de turismo, hotelaria e restauração, contribuindo para “um ambiente mais moderno, dinâmico e profissional, integrador de boas práticas e novos métodos nas atividades diárias”. Este projeto, que desenvolverá ferramentas digitais, terá impacto nos colaboradores envolvidos e nas organizações, nomeadamente, maiores competências em língua estrangeira e digital, que terão reflexo na motivação e satisfação destes e promoverá o aumento das oportunidades de desenvolvimento profissional.

Este projeto conta com a participação dos seguintes parceiros internacionais:

  • GAZI UNIVERSITESI – Turquia
  • ISOB ISOB GMB – Alemanha
  • FPIMM BV – Roménia
  • STORY TELLME – Portugal
  • SVET JE LEP – Eslovénia
  • Fundação de Ensino Profissional da Praia da Vitória – Portugal

3ª Reunião (M3), Bled, Eslovénia

Decorreu em Bled, Eslovénia, nos dias 7 e 8 de fevereiro, a terceira reunião do projeto “TourENG – Inglês no Turismo”.

Nesta reunião estiveram, uma vez mais, presentes representantes de todos os parceiros do projeto, a delegação da Escola Profissional da Praia da Vitória foi constituída pelo seu Diretor Executivo e Pedagógico, Prof. Domingos Borges e pelo Coordenador da Área de Hotelaria e Restauração, Prof. João Aguiar.

Ao longo dos dois dias de trabalho, os parceiros fizeram uma verificação detalhada da Plataforma Online, que continua em desenvolvimento, procedendo à realização de testes de todos os exercícios atualmente disponíveis. Realizou-se uma avaliação do Manual para Consultores (O3), que, para além da versão longa em Inglês, terá também uma versão em Português.

Foram distribuídas tarefas para os próximos meses por todas as instituições, nomeadamente, a verificação contínua da Plataforma Online, com hipótese de sugestão de novos exercícios, o desenvolvimento do Tutorial para Hotéis e Restaurantes (O4) e a produção de três novos vídeos a incluir na Plataforma Online, tarefa para a qual a FEPPV se disponibilizou.

A reunião terminou com a confirmação das datas do próximo encontro de trabalho, 13 e 14 de junho próximos, que terá lugar na Praia da Vitória tendo o Diretor Executivo e Pedagógico da EPPV, Prof. Domingos Borges, apresentado um esboço da agenda para essa reunião.

 

Formação para Consultores (C1), Regensburg, Alemanha

A Formação para Consultores (C1), decorreu em Regensburg, Alemanha, entre os dias 15 e 19 de outubro, promovida pelo parceiro local, ISOB, Institut für sozialwissenschaftliche Beratung. Nesta formação estiveram representadas todas as instituições, GAZI UNIVERSITESI (Turquia), FPIMM BV (Roménia), SVET JE LEP (Eslovénia) e de Portugal STORY TELLME e FEPPV, num total de 22 pessoas, compreendidas entre elementos das mesmas e consultores externos como, por exemplo, profissionais das áreas de Hotelaria, Restauração e Turismo.

Ao longo destes cinco dias foram trabalhados temas como a integração da aprendizagem de línguas estrangeiras num programa de desenvolvimento de competências-chave e competências em media, nomeadamente, edição de vídeo. Na componente prática desta formação os participantes planearam, filmaram e editaram vários vídeos, de curta duração, que servirão de exemplo aos vídeos a criar pelos utilizadores finais, hotéis e restaurantes.

Até à próxima reunião, a realizar em Bled, Eslovénia, no mês de fevereiro, o trabalho irá centrar-se na finalização do Manual para Consultores e no desenvolvimento e teste da Plataforma de Aprendizagem que disponibilizará os exercícios de desenvolvimento de competências em língua estrangeira, Inglês.

 

 

Reuniões de Trabalho

  • 2ª Reunião

Decorreu em Lisboa, nos dias 5 e 6 de julho, a segunda reunião do projeto “TourENG – Inglês no Turismo”.

Nesta reunião estiveram presentes todos os parceiros do projeto, a Escola Profissional da Praia da Vitória foi representada pelo seu Diretor Executivo e Pedagógico, Prof. Domingos Borges e pelo Coordenador da Área de Hotelaria e Restauração, Prof. João Aguiar.

Este encontro iniciou-se com a seleção das situações em inglês, para a criação dos vídeos de curta duração que servirão de suporte aos exercícios. De seguida foram apresentadas e discutidas as diferentes hipóteses de trabalhos a disponibilizar na plataforma online e na aplicação móvel. No dia 6 de julho os trabalhos terminaram com a distribuição de tarefas para a elaboração do Manual de Formação de Multiplicadores.

Uma vez mais destaca-se o muito bom ambiente entre todos os parceiros, que permite uma franca e efetiva troca de ideias e de experiências.

Durante os próximos meses os parceiros dedicar-se-ão à produção dos vídeos e à elaboração do Manual de Formação de Multiplicadores, que servirá de base à formação destes, a realizar em Regensburg, Alemanha, promovida pelo parceiro ISOB.

 

 

  • 1ª Reunião, na Universidade de GAZI – Turquia

Link para o site oficial do projeto: www.toureng.eu