TourENG

A Escola Profissional da Praia da Vitória participa no projeto “TourENG”, na sequência do projeto “TouriSMEComp”, no âmbito do Programa ERASMUS+.

O projeto “TourENG – Inglês no Turismo” pretende melhorar o uso do inglês nas empresas de turismo, hotelaria e restauração, contribuindo para “um ambiente mais moderno, dinâmico e profissional, integrador de boas práticas e novos métodos nas atividades diárias”. Este projeto, que desenvolverá ferramentas digitais, terá impacto nos colaboradores envolvidos e nas organizações, nomeadamente, maiores competências em língua estrangeira e digital, que terão reflexo na motivação e satisfação destes e promoverá o aumento das oportunidades de desenvolvimento profissional.

Este projeto conta com a participação dos seguintes parceiros internacionais:

  • GAZI UNIVERSITESI – Turquia
  • ISOB ISOB GMB – Alemanha
  • FPIMM BV – Roménia
  • STORY TELLME – Portugal
  • SVET JE LEP – Eslovénia
  • Fundação de Ensino Profissional da Praia da Vitória – Portugal

 

Formação para Consultores (C1), Regensburg, Alemanha

A Formação para Consultores (C1), dec

orreu em Regensburg, Alemanha, entre os dias 15 e 19 de outubro, promovida pelo parceiro local, ISOB, Institut für sozialwissenschaftliche Beratung. Nesta formação estiveram representadas todas as instituições, GAZI UNIVERSITESI (Turquia), FPIMM BV (Roménia), SVET JE LEP (Eslovénia) e de Portugal STORY TELLME e FEPPV, num total de 22 pessoas, compreendidas entre elementos das mesmas e consultores externos como, por exemplo, profissionais das áreas de Hotelaria, Restauração e Turismo.

Ao longo destes cinco dias foram trabalhados temas como a integração da aprendizagem de línguas estrangeiras num programa de desenvolvimento de competências-chave e competências em media, nomeadamente, edição de vídeo. Na componente prática desta formação os participantes planearam, filmaram e editaram vários vídeos, de curta duração, que servirão de exemplo aos vídeos a criar pelos utilizadores finais, hotéis e restaurantes.

Até à próxima reunião, a realizar em Bled, Eslovénia, no mês de fevereiro, o trabalho irá centrar-se na finalização do Manual para Consultores e no desenvolvimento e teste da Plataforma de Aprendizagem que disponibilizará os exercícios de desenvolvimento de competências em língua estrangeira, Inglês.

 

 

Reuniões de Trabalho

  • 2ª Reunião

Decorreu em Lisboa, nos dias 5 e 6 de julho, a segunda reunião do projeto “TourENG – Inglês no Turismo”.

Nesta reunião estiveram presentes todos os parceiros do projeto, a Escola Profissional da Praia da Vitória foi representada pelo seu Diretor Executivo e Pedagógico, Prof. Domingos Borges e pelo Coordenador da Área de Hotelaria e Restauração, Prof. João Aguiar.

Este encontro iniciou-se com a seleção das situações em inglês, para a criação dos vídeos de curta duração que servirão de suporte aos exercícios. De seguida foram apresentadas e discutidas as diferentes hipóteses de trabalhos a disponibilizar na plataforma online e na aplicação móvel. No dia 6 de julho os trabalhos terminaram com a distribuição de tarefas para a elaboração do Manual de Formação de Multiplicadores.

Uma vez mais destaca-se o muito bom ambiente entre todos os parceiros, que permite uma franca e efetiva troca de ideias e de experiências.

Durante os próximos meses os parceiros dedicar-se-ão à produção dos vídeos e à elaboração do Manual de Formação de Multiplicadores, que servirá de base à formação destes, a realizar em Regensburg, Alemanha, promovida pelo parceiro ISOB.

 

 

  • 1ª Reunião, na Universidade de GAZI – Turquia

Link para o site oficial do projeto: www.toureng.eu