Visita à Feira Açores 2018 (15 de junho de 2018)

Os alunos da turma A4, Curso de Técnico de Produção Agropecuária, acompanhados pelo seu Diretor de Curso/Turma e professor da componente técnica do curso, professor Jorge Fernandes, realizaram no passado dia 15 de junho de 2018, uma visita de estudo à Feira Açores 2018.

Esta visita teve como objetivos visualizar técnicas e equipamentos inerentes ao setor agropecuário, promover o espírito empreendedor e crítico nos alunos no que respeita à criação e riqueza e à preservação do meio ambiente e dos seus recursos.

A visita iniciou-se pelo parque de máquinas e alfaias agrícolas. Os alunos puderam visualizar equipamentos modernos destinados ao trabalho agrícola e não só. São equipamentos essenciais a maximizar o rendimento dos empresários agrícolas, diminuindo grandemente o esforço e a necessidade em mão-de-obra, o que lhes trará certamente mais rendimento.

De seguida, tiveram a oportunidade de visitar o stand expositivo do setor pecuário. Espaço amplo, com todas as condições para o bem-estar animal, bem como para quem dos animais cuida durante os dias em decorre o certame.

Nesta secção foi possível observar as várias raças expostas e animais a concurso, desde da componente leiteira até ao gado de corte.

A par do acima referido, ainda foi possível acompanhar várias tarefas ligadas ao maneio geral dos animais, desde a preparação dos animais a concurso até à preparação e administração das dietas alimentares, passando por todos os processos de limpeza dos espaços.

Ainda foi possível visitar outros stands da feira, tais como os do setor agrícola, bem como da componente florestal.

Ao longo da visita era notório o cuidado que os tratadores tinham com os animais, de forma a provocar nestes o mínimo de stress possível.

Foi evidente o grande interesse por parte dos alunos, já que além de ser uma excelente forma destes conhecerem o que de melhor se faz neste setor, também puderam acompanhar colegas seus que estavam a participar nas atividades da feira, nomeadamente a nível dos diversos concursos com animais que decorreram.

Foi uma visita de grande interesse pedagógico, sendo importante aos alunos conhecer o que melhor se faz no setor agropecuário a nível local, regional e nacional.

This entry was posted in noticias. Bookmark the permalink.