Visita de Estudo à Casa de Saúde São Rafael (30 de outubro de 2017)

No passado dia 30 de outubro, os alunos da turma Q3, do curso de Técnico de Instalações Elétricas, acompanhados pela Diretora de Curso/Turma, Andreia Correia, realizaram uma visita de estudo à Casa de Saúde de São Rafael.

Esta visita teve como principais objetivos: promover a saúde e prevenir a doença na comunidade educativa; apoiar a inclusão escolar de crianças com necessidades de saúde e educativas especiais; promover um ambiente escolar seguro e saudável; reforçar os fatores de proteção relacionados com os estilos de vida saudáveis; e perceber quais são as principais patologias que são a maior causa de incapacidade de trabalho na nossa sociedade.

A visita, guiada pelo Psicólogo Ricardo Brasil, iniciou-se no Centro de Promoção de Autonomia (CPA), onde os alunos tiveram a oportunidade de visitar os seus ateliers, tomar conhecimento das atividades neles desenvolvidas, bem como ouvir testemunhos de alguns dos seus utentes que se disponibilizaram para falar um pouco sobre os seus percursos e experiências de vida. Experiências de vida estas, que são verdadeiras lições de vida e, ao mesmo tempo, fontes de motivação e de inspiração para a adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis de forma a que as pessoas não comprometam a sua saúde mental nem a sua qualidade de vida. Aqui, tivemos também a oportunidade de realizar uma visita, guiada por um utente, a uma residência permanente de utentes autónomos.

De seguida, os alunos deslocaram-se à zona dos internamentos onde foram guiados pelo enfermeiro Marco Esteves. Neste local, tiveram a oportunidade de visitar e de perceber o funcionamento das unidades de alcoologia e psicogeriatria.

Esta atividade foi especialmente importante pois, permitiu que os alunos tivessem contacto com utentes que, em alguma fase das suas vidas, adotaram comportamentos de risco, nomeadamente através do consumo de drogas e de álcool, e cujas vidas ficam comprometidas de forma irreversível.

É de salientar a excelente receção por parte dos utentes, bem como a postura dos alunos, que foi exemplar, sempre de atenção e total respeito para com as pessoas que os receberam.

 

Testemunhos de alunos:

– “Histórias de vida que me fazem pensar duas vezes antes de tomar certas decisões. Que a droga nos faz mal já eu sei, mas as histórias que nós ouvimos, são mesmo de me fazer odiar ainda mais as drogas. É triste pessoas que perdem tudo na vida por causa de uma porcaria.”;

– “Eu acho que todos aprendemos que o álcool e a droga não nos levam a lado nenhum e espero que todos tenham percebido isso!”;

– “Com a visita de estudo à Casa de Saúde de São Rafael, pode-se “ver”, “sentir” e “refletir” sobre a Vida”;

– Lições aprendidas e uma delas, talvez a mais importante, é que as coisas realmente acontecem e nunca sabemos o dia de amanhã. Por vezes, refilamos por uma dor de dentes, ou por sermos demasiado gordos ou magros (…). Ao ver pessoas assim, a lutar por um ligar na sociedade é admirável e são exemplos a seguir, por isso, devemos lutar e agradecer todos os dias pelo que temos”.

 

 

This entry was posted in noticias. Bookmark the permalink.