Visita de Estudo à Cooperativa Biológica BioAzórica (26 de outubro de 2018)

Os alunos da turma A4, Curso de Técnico de Produção Agropecuária, acompanhados pelo seu Diretor de Curso/Turma e professor da componente técnica do curso, professor Jorge Fernandes, realizou no passado dia 26 de outubro de 2018, uma visita de estudo´/ação de sensiblização à Cooperativa Biológica BioAzórica.

Esta visita, inserida no Plano Anual de Atividades da Escola Profissional da Praia da Vitória, decorreu no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação e teve como objetivos, promover hábitos de alimentação saudáveis, promover hábitos de produção sustentáveis e promover o espírito crítico e a preservação do meio ambiente e dos seus recursos.

À chegada à Cooperativa de Produtos Biológicos BioAzórica, estava à nossa espera o Sra. Mónica Rocha, presidente da mesma.

Começou-se com uma visita às instalações do mercado biológico, acompanhada com uma explicação dos objetivos e da missão da mesma.

De seguida, foi possível conhecer as várias valências desta cooperativa, a sua história, missão e associados, ao mesmo tempo perceber o seu funcionamento e estratégias de ação.

Esta cooperativa de agricultura biológica encarrega-se de recolher e comercializar os produtos biológicos dos seus associados, bem como ter um papel formador e informador da comunidade em geral.

Ao mesmo tempo foram explicadas alternativas à agricultura convencional, bem como a necessidade de uma alimentação saudável e a importância do consumo de alimentos de confiança e benéficos à saúde humana. A par disto, ainda foi referida a função ambiental e de preservação dos ecossistemas que este tipo de agricultura desempenha.

Durante a visita/ação, foi possível perceber a importância de preservar os ciclos vegetativos das culturas, o respeito pelo solo e pela sua conservação, pelas fontes em água, pela biodiversidade e pelos recursos naturais, cada vez mais escassos.

Durante a visita/ação notou-se sempre uma grande interação por parte da presidente da cooperativa com os alunos, havendo sempre espaço para o diálogo e debate das questões que estavam a ser tratadas.

Foi uma visita de grande interesse pedagógico, sendo importante aos alunos perceber que é possível e importante produzir de forma equilibrada e sustentada, respeitando sempre o meio ambiente onde se encontram.

This entry was posted in noticias. Bookmark the permalink.