Visita de Estudo à Empresa BioFontinhas, âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação

Os alunos da turma A4, Curso de Técnico de Produção Agropecuária, acompanhados pelo seu Diretor de Curso/Turma e professor da componente técnica do curso, professor Jorge Fernandes, realizou no passado dia 23 de outubro de 2017, uma visita de estudo à Empresa BioFontinhas.

Esta visita, inserida no Plano Anual de Atividades da Escola Profissional da Praia da Vitória, decorreu no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação e teve como objetivos obter conhecimentos sobre técnicas de produção biológica, promover hábitos de alimentação saudáveis, promover hábitos de produção sustentáveis e promover o espírito crítico e a preservação do meio ambiente e dos seus recursos.

À chegada à empresa BioFontinhas, estava à nossa espera o Sr. Avelino Ormonde, empresário e proprietário desta. Começou-se com uma visita às instalações da empresa, acompanhada com uma explicação dos objetivos e da missão da mesma. De seguida, foi possível conhecer as várias valências desta empresa, ao mesmo tempo perceber as técnicas e o seu maneio geral.

Esta empresa de agricultura biológica faz a sua produção maioritariamente em estufa e durante todo o ano, mas também possui uma zona de horta exterior e de pomar, onde é possível encontrar uma grande variedade de plantas com fins medicinais e aromáticos. Foi possível perceber que todo o ciclo produtivo obedece a um ritmo natural e a ciclos de vida completos. Existe um grande respeito pelos ecossistemas e pela preservação dos recursos naturais.

Durante a visita notou-se sempre uma grande interação por parte do empresário com os alunos, havendo sempre espaço para o diálogo e debate das questões que estavam a ser tratadas.

Foi uma visita de grande interesse pedagógico, sendo importante aos alunos perceber que é possível e importante produzir de forma equilibrada e sustentada, respeitando sempre o meio ambiente onde se encontram.

This entry was posted in noticias. Bookmark the permalink.