Visita de Estudo à Empresa QBA Production, Lda. (13 de fevereiro de 2019)

Os alunos da turma A4, Curso de Técnico de Produção Agropecuária, acompanhados pelo seu Diretor de Curso/Turma e professor da componente técnica do curso, professor Jorge Fernandes, realizou no passado dia 13 de fevereiro de 2019, uma visita de estudo à Empresa QBA Production, Lda.
Esta vista de estudo, inseriu-se na disciplina de Produção Agrícola na UFCD 7588 – Espécies Hortícolas e Florícolas e teve como objetivos obter conhecimentos sobre técnicas de produção hortícola; observar as tarefas inerentes à produção hortícola biológica, entre outras;
A visita iniciou-se pela unidade transformadora da empresa. Estava à nossa espera uma das responsáveis da empresa que nos guiou pela fábrica, explicando o funcionamento das máquinas, bem como a linha de produção. Foi sempre realçado as questões de higiene e de segurança alimentar, como sendo o principal foco da empresa, a par de produzir um produto diferenciador e de qualidade. Foi-nos dito que toda a produção se destina à exportação, no entanto existe também contactos e vontade abastecer o mercado nacional.
Esta empresa produz alimentos vegetais desidratados que depois de acondicionados podem ter um prazo de validade bastante alargado, favorecendo assim a sua exportação.
Após esclarecermos as nossas dúvidas e questões sobre esta valência da empresa, fomos guiados até à zona de produção da empresa. Quando lá chegamos e acompanhados pela responsável, podemos visitar a zona de produção de Physallis em estufa, perceber as técnicas de produção, bem como as formas de condução da cultura. Também foi explicado, os outros tipos de culturas que a empresa também produz, técnicas de sementeira, compostagem e técnicas amigas do ambiente, visto ser esta uma empresa com certificação biológica.
Durante a visita, foi possível perceber a importância de preservar os ciclos vegetativos das culturas, o respeito pelo solo e pela sua conservação. Ainda houve espaço para um mini workshop sobre sementeiras de espécies hortícolas.
Durante a visita notou-se sempre uma grande interação por parte da empresa com os alunos, havendo sempre espaço para o diálogo e debate das questões que estavam a ser tratadas. Foi uma visita de grande interesse pedagógico, sendo importante aos alunos perceber que é possível e importante produzir de forma equilibrada e sustentada e diferenciadora, diferença essa tão necessária para os dias de hoje.

This entry was posted in noticias. Bookmark the permalink.