Visita de Estudo à ETAR da Praia da Vitória (26 de fevereiro de 2019)

Os alunos da turma D4, do Curso de Técnico de Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar, acompanhados pelo seu professor da componente técnica do curso, professor José João Angeiras, realizaram no passado dia 26 de fevereiro de 2019, uma visita de estudo à Estação de Tratamento de Águas Residuais da Praia da Vitória.
Esta visita decorreu no âmbito da disciplina de Microbiologia e teve como objetivos, observar o percurso de tratamento de águas de saneamento público, descrever a metodologia utilizada na ETAR e conhecer os microrganismos utilizados no tratamento das águas de saneamento.
À chegada à ETAR, estava à nossa espera a Sra. Engª Telma Oliveira, responsável pelo departamento de formação da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
A visita teve início na sala de controlo de atividades da ETAR, onde foi explicado aos alunos todo o trajeto do tratamento efetuado, desde que as águas residuais chegam à estação até que sai para o mar, já devidamente tratada.
Os alunos puderam observar todo o equipamento utilizado ao longo do percurso de tratamento das águas, como por exemplo, a estação elevatória, o tanque de remoção de areias e gorduras, os tanques de arejamento, os decantadores secundários, o espessador, a preparação de polielectrólito, o filtro banda e o reservatório de efluentes tratados.
Durante a visita verificou-se, sempre, uma grande interação por parte da responsável com os alunos, havendo sempre espaço para o diálogo e debate das questões que estavam a ser explicadas.
Foi uma visita de grande interesse pedagógico, sendo importante aos alunos perceber que é possível e importante tratar as águas residuais para bem do ambiente.

This entry was posted in noticias. Bookmark the permalink.