Visita de Estudo à Exploração Agrícola de Paulo Ferreira

Os alunos da turma A4, Curso de Técnico de Produção Agropecuária, acompanhados pelo seu Diretor de Curso/Turma e professor da componente técnica do curso, professor Jorge Fernandes, realizou no passado dia 19 de dezembro de 2018, uma visita de estudo à Exploração Agrícola de Paulo Ferreira.

Esta vista de estudo, inseriu-se na disciplina de Produção Agrícola na UFCD 7587 – Espécies Frutícolas Perenes e teve como objetivos obter conhecimentos sobre técnicas de produção frutícola, observar as tarefas inerentes à produção frutícola, obter conhecimentos sobre pragas e doenças, obter conhecimentos sobre métodos de colheita e conservação e conhecer circuitos de comercialização da fruta.

À chegada à Exploração Agrícola, estava à nossa espera o Sr. Tiago Ferreira, bisneto do fundador da empresa e sócio da mesma. Começou-se com uma visita às instalações e ao maior pomar dos Açores, acompanhada com uma explicação dos objetivos e da missão da mesma.

De seguida, foi possível conhecer as várias valências desta empresa, a sua história, os produtos produzidos, máquinas e alfaias e também o setor pecuário, ao mesmo tempo perceber o seu funcionamento e estratégias de ação. Esta empresa já se encontra nesta família há mais de meio século, e tem grandes produções em banana, citrinos frutos secos entre outros.

Por toda a quinta se podem encontrar espécies frutícolas das mais diferentes variedades, inclusive espécies subtropicais como a goiaba, o araçá, entre outros. Nota-se grande cuidado nas técnicas e maneio cultural de todo o pomar, sempre com uma preocupação de sustentabilidade ecológica.

Durante a visita, foi possível perceber a importância de preservar os ciclos vegetativos das culturas, o respeito pelo solo e pela sua conservação, pelas fontes em água, pela biodiversidade e pelos recursos naturais, sempre poupando os fatores de produção. Ainda houve espaço para um mini workshop sobre podas e enxertias por parte do Sr. Paulo Ferreira, pai do Tiago.

Durante a visita notou-se sempre uma grande interação por parte da empresa com os alunos, havendo sempre espaço para o diálogo e debate das questões que estavam a ser tratadas.

Foi uma visita de grande interesse pedagógico, sendo importante aos alunos perceber que é possível e importante produzir de forma equilibrada e sustentada, respeitando sempre o meio ambiente onde se encontram.

 

This entry was posted in noticias. Bookmark the permalink.