Visita de Estudo ao Parque Eólico da Serra do Cume (15 e 17 de maio de 2013)

“Energia Eólica, com a ENERGIA que a natureza nos dá”

No âmbito da disciplina de Física e Química e do Projeto Eco-Escolas, as turmas G3 – Curso de Técnico de Instalações Elétricas e W2 – Curso de Eletricista de Instalações (PROFIJ) realizaram uma visita de estudo ao Parque Eólico da Serra do Cume.

Esta visita teve como principais objetivos:

  • Aprofundar o conhecimento sobre as energias renováveis;
  • Compreender, em termos gerais, o funcionamento de uma central eólica;
  • Conhecer um aerogerador, seus componentes e funcionamento;
  • Conhecer as vantagens e as desvantagens desta forma de energia;
  • Valorizar o uso de energias renováveis.

No início da atividade, o Engenheiro Miguel Aires Martins fez uma breve apresentação do Parque, mencionando a sua importância para a comunidade, a justificação da sua localização, bem como a data da sua inauguração.

Após este briefing, realizado no Posto de Seccionamento, zona de ligação entre os aerogeradores e a rede elétrica para consumo, foram expostos conceitos como a importância da energia eólica (responsável por cerca de 18% do consumo energético anual da nossa Ilha) e das energias renováveis em geral, a constituição e o funcionamento de um aerogerador, bem como as vantagens e as desvantagens desta forma de energia.

Durante a visita, os alunos foram colocando questões bastante pertinentes, demonstrando grande interesse pelo tema exposto, e foram também preenchendo um questionário elaborado por eles como preparação para a atividade.

No final da visita, os alunos tiveram a oportunidade de entrar num aerogerador.

This entry was posted in noticias. Bookmark the permalink.