Visita de Estudo do CCAH (23 de janeiro de 2018)

No passado dia vinte e três de janeiro, a turma D4 – Curso de Técnico Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar visitou o Centro de Ciência de Angra do Heroísmo na companhia da professora de Química, Andreia Correia.

 A visita foi dividida em três partes distintas:

  • “Mutatis mutandis” – A era do plástico, que consiste numa exposição de obras elaboradas usando lixo marinho como matéria prima, principalmente plástico. Trata-se de uma iniciativa que tem como grande objetivo chamar a atenção para as problemáticas relacionadas com a poluição marinha.

Os trabalhos expostos foram elaborados por crianças e jovens da Cáritas e do Centro Comunitário da Terra-Chã. A atividade iniciou-se com a recolha de lixo em algumas zonas costeiras da ilha, prosseguiu com a sua limpeza e higienização e terminou com a elaboração e construção das obras apresentadas. Este projeto pretende, acima de tudo, sensibilizar para a elevada quantidade de resíduos que são lançados diariamente ao mar e nas repercussões e impacto que têm na vida marinha e no nosso quotidiano.

  • Biofísica – a Física da Vida, que resulta de um projeto de requalificação da exposição principal do Centro de Ciência de Angra do Heroísmo. Para além dos módulos interativos, reúne quatro painéis ilustrados que evidenciam algumas das aplicações da física no mundo biológico: Eletricamente Adaptados, Luminosos e iluminados, Comunicação Ondulante e Mecanicamente adaptados.

Volta à Física em 60´ – que se trata de uma exposição onde a física é o ponto de partida, o trajeto e o destino da viagem. Reúne vários módulos interativos, através dos quais, os alunos têm a possibilidade de experienciar temas como efeito de estufa, buraco de ozono, relâmpagos e faíscas, ventos, energia eólica, campo magnético terrestre, radiação, calor, temperatura e comunicações a longas distâncias.

This entry was posted in noticias. Bookmark the permalink.