VISITA DE ESTUDO “REVIVER OS PASSOS DE NEMÉSIO”

Tendo por base o estudo de um conto (“O Navio Pirata”), inserido na obra O Mistério do Paço do Milhafre de Vitorino Nemésio, a turma R3 – técnico de restauração (v. cozinha-pastelaria) realizou um passeio pedestre pela cidade da Praia da Vitória, no passado dia 1 de julho.

Para a realização desta atividade, foi preciosa a participação de um funcionário do Gabinete de Turismo da Câmara da Praia da Vitória e da Casa Vitorino Nemésio – João Pedro Meneses – que serviu de guia e que foi fornecendo informações e curiosidades não só em relação a Nemésio mas também sobre a História da cidade da Praia da Vitória.

O passeio iniciou-se num dos miradouros secundários da Serra do Facho, com vista sob a Ponta da Má Merenda e alguns dos locais percorridos e/ou visitados foram o pátio da Alfândega, a Casa das Tias, a Igreja da Misericórdia, a Casa Vitorino Nemésio, a Igreja Matriz, a Praça Francisco Ornelas da Câmara e a antiga Casa do Sal, onde se deu por terminado o passeio pedestre.

A atividade teve a duração de 2h e 30 m e serviu para os alunos, com base no estudo feito sobre o conto, visualizarem in loco os diversos locais referenciados na narrativa, além de aprenderem curiosidades sobre Nemésio e a sua família. Além disso, a atividade pretendeu enriquecer o conhecimento dos alunos relativamente à História da Praia da Vitória.