A Professional Experience Without Borders- Leonardo da Vinci Mobilidade (Formação Profissional Inicial)

Entidade Coordenadora:

Fundação de Ensino Profissional da Praia da Vitória

Entidades Parceiras:

Mosjøen videregående skole (Noruega)

Etiler Otelcilik ve Turizm Meslek Lisesi (Turquia)

Střední škola multimediální a propagační tvorby, s.r.o. (República Checa)

Este projeto centra-se nas áreas de Hotelaria e Restauração, Multimédia e Processamento e Controlo da Qualidade Alimentar, sendo que, para cada uma delas, foram destacados 4 alunos para fazer as mobilidades. No total, os períodos de mobilidade realizaram-se entre os meses de maio, junho e julho de 2014, durante 4 semanas para 12 alunos. Antes de irem para os seus estágios no estrangeiro, os alunos tiveram de, ainda na FEPPV, ter uma preparação reforçada de cada área técnica respetiva, bem como do Inglês.

Sendo também escolas profissionais, as entidades parceiras têm planos curriculares semelhantes à FEPPV.

Objetivos:

  • Facilitar a transição para o mercado de trabalho; contacto linguístico, cultural e técnico com a realidade de países estrangeiros através de organismos de formação;
  • As empresas locais beneficiam desta experiência mesmo que indiretamente, tendo em conta que futuros empregados trazem de fora novas ideias, técnicas, etc.;
  • Aumentar a mobilidade dos jovens, abrir mentalidades e horizontes;
  • Aperfeiçoamento de competências, nomeadamente o domínio da língua inglesa;
  • Favorecer a empregabilidade dos jovens, num setor que se depara com algumas dificuldades;
  • Consciência da importância de aprendizagem ao longo da vida;
  • Adaptação às mudanças do mercado de trabalho;
  • Para cada área, pretende-se que os alunos façam estágio nos hotéis e restaurantes, empresas e laboratórios com os quais as escolas parceiras têm protocolos;
  • Programa cultural nas folgas dos estagiários para adquirir conhecimentos sore a realidade social, cultural e histórica do país de acolhimento.

Os alunos tiveram de levar consigo uma Caderneta de Estágio, para que os formadores no país de acolhimento pudessem registar as notas e o progresso, bem como o registo da Formação em Contexto de Trabalho. Ou seja, foi feita a monitorização e avaliação através da Caderneta, de relatórios e auto-avaliações.

Realizaram-se, assim, mobilidades de alunos do curso de Processamento e Controlo da Qualidade Alimentar para a Noruega entre 17 de maio e 16 de junho de 2014; alunos do curso de Restauração (variante Cozinha/Pastelaria) entre os dias 21 de junho e 21 de julho) para a Turquia e para a República Checa foram alunos do curso de Multimédia, desde o dia 18 de maio até dia 16 de junho.

Durante o período do projeto, foi feita a divulgação do mesmo através das páginas web de cada escola, jornais, imprensa local e regional.

Por fim, utilizaram-se as plataformas ECAS e MobilityTool para proceder a registos sobre o projeto.