Escola Profissional da Praia da Vitória

Ação de sensibilização no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação (16 de dezembro de 2019)

No passado dia 16 de dezembro de 2019 e inserida do Plano Anual de Atividades da Escola Profissional da Praia da Vitória decorreu uma ação no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação. Esta atividade foi coordenada pelo professor Jorge Fernandes e foi desenvolvida pelo Professor Doutor Félix Rodrigues, investigador e professor da Universidade dos Açores.

A atividade decorreu em contexto de sala de aula, na Escola Profissional da Praia da Vitória e envolveu os alunos da turma A4 do Curso de Técnico de Produção Agropecuária e teve como objetivos favorecer a adoção de comportamentos de produção alimentar saudáveis e responsáveis e reconhecer a importância da biodiversidade e da preservação das espécies.

A ação prendeu-se com a temática da produção e consumo de carne e as suas repercussões em termos de impactos ecológico e ambiental.

Foram debatidos e discutidos assuntos variados como o efeito da produção de carne na influência do efeito estufa e nas alterações climáticas, a pegada ecológica que cada um de nós deixamos no planeta e as formas como é possível atenuar e compensar estes efeitos.

Também foi debatido o impacto que todas as atividades agrícolas desempenham nesta problemática e de que forma estes alunos podem ser responsáveis por mudanças de comportamentos e agentes da preservação do meio ambiente e dos ecossistemas.

O evento contribuiu para a formação complementar (ao nível do Muito Bom) dos alunos, e para a promoção do espirito empreendedor e inovador dos mesmos (também ao nível do Muito Bom).

Os objetivos foram todos atingidos segundo o planificado, ao nível do Muito Bom.