Alunos regressaram da experiência ERASMUS+ no estrangeiro (30 de junho e 9 de julho de 2019)

Doze alunos regressaram, a 30 de junho e 9 de julho, do estrangeiro, nomeadamente, da Estónia, República Checa e Holanda. Durante dois meses doze alunos, da nossa escola, realizaram o seu estágio curricular, integrados em empresas, da sua área de formação, nestes países.

Os alunos Tiago Brasil, Ricardo Dias e Luís Santos, do curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, realizaram o seu estágio, em Tartu, na Academia de Aviação da Estónia. Neste mesmo país, as alunas as Tatiana Lima e Bianca Silveira, do curso de Técnico de Receção, e a Ana Brasil, do curso de Técnico de Restaurante/Bar, realizaram estágio, nas respetivas áreas de formação, no Hotel Sophia.

Do curso de Restaurante/Bar, viajaram, para a República Checa (Znojmo), os alunos Felícia Rocha, Maria Elisa Medeiros e Nuno Santos, tendo estes realizado o seu estágio na Escola SOU a SOŠ SČMSD, Znojmo, onde, além do estágio profissional realizado no Restaurante e Bar da escola, tiveram oportunidade de frequentar um curso de Barista, pelo qual receberam certificação adicional.

Para Sneek, na Holanda, viajaram os alunos João Morais, Tomé Cardoso e Gonçalo Serra, do curso de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, tendo realizado estágio nas empresas Cloetta Holland Sneek, Eltechna e Sikma Installatie BV, respetivamente.

Toda a organização dos estágios deveu-se à colaboração das empresas locais e, também, das escolas parceiras, nomeadamente, Tartu Vocational Education Centre, na Estónia, SOŠ SČMSD, Znojmo, na República Checa, e ROC FRIESE POORT, na Holanda. Estas escolas, enquanto instituições intermediárias, tiveram um papel fundamental no sucesso deste primeiro fluxo de estágios.

Todos os alunos participantes, nestes estágios realizados no estrangeiro, são unânimes em afirmar que foi uma excelente experiência, quer pelos conhecimentos técnicos adquiridos, mas também, pelos conhecimentos culturais e linguísticos adquiridos.

Além dos estágios profissionais, os alunos tiveram, ainda, oportunidade de conhecer mais alguns aspetos dos países que os acolheram, através de um programa cultural organizado pelas escolas intermediárias.

No decorrer do próximo ano letivo de 2019/2020, prevemos organizar estágios para mais 18 jovens, das áreas dos cursos finalistas. Além dos países acima mencionados teremos a oportunidade de ter a colaboração de mais um país, a Noruega (Mosjoen).

 

This entry was posted in noticias. Bookmark the permalink.