Azores Skills 2019 (4 a 8 de novembro de 2019)

Posted ago by administrador

Decorreu de 4 a 8 de novembro, na Escola Profissional da Praia da Vitória, o XXIII – Campeonato Regional de Profissões, contando com a participação de concorrentes, da nossa Escola, em diversas profissões, nomeadamente, Pastelaria, Cozinha, Tecnologias da Informação, Eletrónica, Robótica, Programação, Web Design, Serviço de Mesa – Bar e Receção Hoteleira.

A coragem, dedicação e empenho, por parte dos concorrentes, foi evidente ao longo do campeonato, estando os concorrentes de parabéns pelo seu desempenho. No entanto, alguns alunos destacaram-se, conseguido arrecadar medalhas, em diversas classificações:

Na prova de Pastelaria
– Ana Soares em 1º lugar
– Bruna Freitas em 2º lugar

Na prova de Cozinha
–  Leonardo Lourenço em 1º lugar
–  Gonçalo Nunes em 3º lugar

Na prova de Receção Hoteleira
– Tatiana Lima em 2º lugar

Na prova de Serviço de Mesa-Bar
– Bernardo Oliveira 1º lugar

Na prova de Programação  
– Tiago Cardoso em 1º lugar

Na prova de web Design
– Leonardo Câmara em 3º lugar

Na prova de Robótica
– Marco Santos em 2º lugar
– Ruben Santos em 3º lugar

Na prova de Eletrónica
– Simão Azevedo em 2º lugar
– Pedro Duarte em 3º lugar

A etapa seguinte será o Campeonato Nacional das Profissões, a realizar-se em Setúbal, de 09 a 14 fevereiro, onde participarão os candidatos classificados em primeiro lugar, nas diferentes profissões.

Foi muito gratificante assistir, novamente, a esta competição, entre alunos de diferentes escolas profissionais da Região, onde se destacou o convívio saudável e o companheirismo entre todos os concorrentes.

Bem hajam!

 

Projeto Eco Cube (10 a 22 de outubro de 2019)

Posted ago by administrador

A nossa escola recebeu, entre 10 e 22 de outubro, um grupo de alunos e um professor da Holanda, mais concretamente, da Escola ROC Friese Poort, no âmbito de um projeto de parceria intitulado Eco-Cube.

Este projeto tem como objetivos incutir nos alunos o gosto pelas energias renováveis e, simultaneamente, promover o desenvolvimento de capacidades de programação para aplicações Android.

Após uma primeira experiência de equipar uma casa inteligente, realizada no ano transato, em cabine de oficina, este ano, já se concretizou na própria casa modelo a instalação de um sistema de domótica.

Este sistema permite controlar tomadas, iluminação e persianas, consoante a temperatura, luminosidade, hora e presença de pessoas na casa. A programação do sistema foi efetuada num hub central com o auxilio de um computador. Este sistema tem, ainda, a particularidade de poder ser controlado através de smartphone.

Além do trabalho realizado, nesta casa modelo, alunos e professor, tiveram a oportunidade de realizar uma visita à Central Geotémica do Pico Alto.

Do programa cultural, constou visitas aos pontos turísticos mais relevantes da ilha e, ainda, a ida à tourada, realizada na Vila das Lajes.

Entrepreneurship and Employment in Europe – 2ª Reunião (23 a 26 de setembro de 2019)

Posted ago by administrador

Realizou-se, de 23 a 26 de setembro, em Sacile, Itália, a segunda reunião do projeto Entrepreneurship and Employment in Europe, com a presença de todos os parceiros.

Esta reunião teve como objetivo fazer a avaliação do trabalho realizado, durante o primeiro ano de desenvolvimento do projeto, e planear as atividades para o segundo ano, que irá abordar o tema do emprego no nosso país e região.

Durante o primeiro ano do projeto, os nossos alunos, em colaboração com alunos da Itália, Noruega, Suécia e Espanha, trabalharam o tema do empreendedorismo nos respetivos países/regiões.

O programa da reunião, muito bem elaborado pela escola Italiana, permitiu que, além dos momentos de trabalho, se conseguisse conhecer a região de Sacile e um pouco da sua cultura.

Um dos momentos altos, desta reunião, foi a visita à sede de Brugnera, do Istituto D’Istruzione statale di Sacile e Brugnera, que demonstra bem como a formação realizada nesta escola vai de encontro às necessidades do tecido empresarial da região.

Link para a nNoticia da primeira Reunião.

 

Alunos regressaram da experiência ERASMUS+ no estrangeiro (30 de junho e 9 de julho de 2019)

Posted ago by administrador

Doze alunos regressaram, a 30 de junho e 9 de julho, do estrangeiro, nomeadamente, da Estónia, República Checa e Holanda. Durante dois meses doze alunos, da nossa escola, realizaram o seu estágio curricular, integrados em empresas, da sua área de formação, nestes países.

Os alunos Tiago Brasil, Ricardo Dias e Luís Santos, do curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, realizaram o seu estágio, em Tartu, na Academia de Aviação da Estónia. Neste mesmo país, as alunas as Tatiana Lima e Bianca Silveira, do curso de Técnico de Receção, e a Ana Brasil, do curso de Técnico de Restaurante/Bar, realizaram estágio, nas respetivas áreas de formação, no Hotel Sophia.

Do curso de Restaurante/Bar, viajaram, para a República Checa (Znojmo), os alunos Felícia Rocha, Maria Elisa Medeiros e Nuno Santos, tendo estes realizado o seu estágio na Escola SOU a SOŠ SČMSD, Znojmo, onde, além do estágio profissional realizado no Restaurante e Bar da escola, tiveram oportunidade de frequentar um curso de Barista, pelo qual receberam certificação adicional.

Para Sneek, na Holanda, viajaram os alunos João Morais, Tomé Cardoso e Gonçalo Serra, do curso de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, tendo realizado estágio nas empresas Cloetta Holland Sneek, Eltechna e Sikma Installatie BV, respetivamente.

Toda a organização dos estágios deveu-se à colaboração das empresas locais e, também, das escolas parceiras, nomeadamente, Tartu Vocational Education Centre, na Estónia, SOŠ SČMSD, Znojmo, na República Checa, e ROC FRIESE POORT, na Holanda. Estas escolas, enquanto instituições intermediárias, tiveram um papel fundamental no sucesso deste primeiro fluxo de estágios.

Todos os alunos participantes, nestes estágios realizados no estrangeiro, são unânimes em afirmar que foi uma excelente experiência, quer pelos conhecimentos técnicos adquiridos, mas também, pelos conhecimentos culturais e linguísticos adquiridos.

Além dos estágios profissionais, os alunos tiveram, ainda, oportunidade de conhecer mais alguns aspetos dos países que os acolheram, através de um programa cultural organizado pelas escolas intermediárias.

No decorrer do próximo ano letivo de 2019/2020, prevemos organizar estágios para mais 18 jovens, das áreas dos cursos finalistas. Além dos países acima mencionados teremos a oportunidade de ter a colaboração de mais um país, a Noruega (Mosjoen).

 

40kg mais próximos da cadeira da Carolina (2 de julho de 2019)

Posted ago by administrador

As quatro turmas de Aquisição Básica de Competências juntaram-se à campanha solidária do ginásio Fit Plus na recolha de tampas de plástico para angariação de uma cadeira de rodas eléctrica destinada a uma jovem terceirense.

No dia 19 de junho de 2019, os formandos da turma 4 elaboraram um cartaz de divulgação do projeto social e da campanha solidária do ginásio Fit Plus e afixaram-no hall de entrada da Escola Profissional da Praia da Vitória, junto de uns caixotes para se colocarem as tampas recolhidas.

No dia 2 de julho de 2019, pelas 15 horas e 30 minutos, os formandos da turma 3, juntamente com o subdelegado da turma 1, o delegado da turma 2, a delegada e subdelegada da turma 4, e a Diretora de Turma, deslocaram-se, no autocarro da Escola Profissional da Praia da Vitória ao ginásio Fit Plus para entregarem os 40 kg de tampas recolhidas ao longo de uma semana e meia.

A maioria dos formandos participou ativamente no projeto, mostrando a importância da solidariedade em todas as comunidades.

Diplomas de Mérito (31 de maio de 2019)

Posted ago by administrador

Com o objetivo de reconhecer a dedicação dos alunos, dos Cursos Profissionais de Nível 4, no que se refere ao seu sucesso formativo, e visando a prossecução do Projeto Educativo da Escola, durante a entrega de diplomas, do dia 31 de maio de 2019, atribuiu-se os Diplomas de Mérito, patrocinados pelas empresas abaixo identificadas:

EmpresasAlunosCurso
Equipraia - Comércio de Equipamento e Representações da Praia da Vitória, LdaLeandro Filipe Vaz LopesTécnico de Instalações Elétricas
Equipraia - Comércio de Equipamento e Representações da Praia da Vitória, LdaJoão Miguel Guilherme de SousaTécnico de Produção Agrária
Susiarte Sport Fashion/BFASHION – Grupo SUSIARTEMargarida Ferreira FernandesTécnico de Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar
Susiarte Sport FashionAna Francisca Soares dos SantosTécnico de Multimédia
EXPERT - Grupo SUSIARTEJosé Octávio da Silva LucasTécnico de Eletrónica Automação e Comando
SUSIARTE – José Tomás da Cunha & Filhos, LDATiago Costa BrasilTécnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Grupo Bensaúde, através de HTA-HOTEIS, TURISMO E ANIMAÇÃO DOS AÇORES, S.ACarla Sofia Alves GarciaTécnico de Restauração (Variante Restaurante/Bar)- Nível IV
Restaurante "O Pescador", Lda.Nuno António Medeiros dos SantosTécnico de Restaurante/Bar - Nível
José de Torres Teles & Filhos, Lda& Filhos, Lda - Agência de Viagens TelesJúlia das Neves FerrazTécnico de Receção
José Monjardino, S.AHélio Filipe Soares MeloTécnico de Restauração (Variante Cozinha/Pastelaria)
Restaurante Q.BRafaela Nunes MarquesTécnico de Restauração (Variante Cozinha/Pastelaria)

Entrega de Diplomas (31 de maio de 2019)

Posted ago by administrador

Em ambiente festivo realizou-se, no passado dia 31 de maio, no Auditório da nossa Escola, a tão esperada cerimónia pública de entrega de diplomas, dos alunos que concluíram os percursos de formação de nível 4, do ciclo de formação 2015/2018, e dos cursos do Programa REACTIVAR, do ciclo de formação 2017/2018.

No que se refere aos cursos de nível 4, receberam os seus diplomas os alunos dos cursos de Técnico/a de Restauração (Variante de Cozinha/Pastelaria), Técnico/a de Restauração (Variante de Restaurante/Bar) e Técnico/a de Instalações Elétricas, num total de 54 alunos diplomados.

Relativamente aos cursos do Programa REACTIVAR, foram 43 os alunos diplomados, dos cursos de Técnico/a de Cozinha/ Pastelaria, Técnico/a de Informática-Instalação e Gestão de Redes, Técnico de Refrigeração e Climatização e Marceneiro/a.

A cerimónia contou com a presença do Sr. Vice – Presidente do Governo Regional, Dr. Sérgio Ávila e do Sr. Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Dr. Tibério Dinis, dos empresários locais, dos professores, dos funcionários e dos Encarregados de Educação.

O evento prosseguiu com a entrega de prémios de mérito aos alunos dos cursos de nível 4, com o patrocínio de empresas locais, em parceria com a Fundação de Ensino Profissional da Praia da Vitória.

Seguiu-se um Jantar Volante, confecionado pelos alunos da turma E4, do primeiro ano, do curso de Técnico de Cozinha/Pastelaria, orientados pelos Chefes Raúl Sousa e José Oliveira. O serviço de sala ficou a cargo da turma F4, curso de Técnico de Restaurante/Bar, coordenada pelo formador Paulo Pires.

 

Um Dia Na Outra Escola (11 de março a 8 de maio de 2019)

Posted ago by administrador

Um Dia Na Outra Escola é uma iniciativa que, pelo sucesso que tem tido desde a sua primeira edição, se repetiu este ano no sentido de continuar a criar uma cultura de ensino profissional, promovendo socialmente as modalidades educativas e formativas, ministradas na Escola Profissional da Praia da Vitória, que conferem uma dupla certificação para o nível 4, equivalente ao ensino secundário.

Através de demonstrações técnicas específicas, realizadas pelos alunos dos diferentes cursos lecionados na EPPV, foi divulgada a oferta formativa para o próximo ano letivo, entre os dias 11 de março e 8 de maio.

Este ano, esta ação contou com a presença de 29 turmas, abrangendo um total de 579 alunos do 9º ano (ensino regular) ou de percursos profissionalizantes com equivalência ao 9º ano de escolaridade e 65 docentes e psicólogos das escolas Básica e Integrada de Angra do Heroísmo, Básica e Integrada dos Biscoitos, Básica e Integrada Francisco Ferreira Drummond, Básica e Integrada Tomás de Borba, Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, Básica Integrada Francisco Ornelas da Câmara e Escola Secundária Vitorino Nemésio. É também de salientar o envolvimento dos nossos alunos na realização das simulações práticas, o aperfeiçoamento das suas competências técnicas e profissionais, quer em termos de apresentações orais quer nas práticas simuladas da sua área de formação direcionadas aos visitantes.

Estagiários da Eslováquia na EPPV (24 de abril a 6 de maio de 2019)

Posted ago by administrador

No período compreendido entre 24 de abril e 6 de maio, realizaram um estágio profissional, na nossa Escola, 7 alunos da Eslováquia, no âmbito de uma parceria com a Súkromná stredná odborná škola – MSZ, ao abrigo do Programa ERASMUS+, Ação Chave 1 – Mobilidades individuais para fins de aprendizagem.

Os alunos realizaram o seu estágio profissional na área de cozinha e pastelaria, com a orientação da Chef Raúl Sousa e na área de restaurante/bar sob a orientação do professor Paulo Pires.

Durante a estada, na nossa ilha, tiveram a possibilidade de realizar um programa cultural, que incluiu a visita aos principais pontos turísticos da ilha Terceira.

COW FINDER Aplicação Android (13 a 16 de maio de 2019)

Posted ago by administrador

O concurso regional Ideiaçores realizou a sua 9ª edição entre os dias 13 e 16 de maio e estiveram presentes mais de 20 escolas, de 5 ilhas dos açores, entre elas a Escola Profissional da Praia da Vitória, que se fez representar com a equipa constituida pelos alunos Tiago Brasil e Samuel Ourique, acompanhados pelo professor Lourenço Fagundes.

O Diretor Regional da Juventude (Lúcio Rodrigues) abriu a sessão que foi realizada no Teatro Micaelense, em ponta Delgada.

Durante o evento foram realizados vários workshops temáticos, dedicados ao “mentoring” (metodologia de desenvolvimento pessoal através da qual uma pessoa com mais experiência ou conhecimento ajuda uma pessoa com menos experiência a evoluir), técnicas de comunicação, contacto direto com jovens empreendedores e o “Pitch Training”, uma sessão de preparação que ajudará os jovens a consolidar as apresentações dos seus projetos.

O projeto CowFinder, realizado pela equipe da Escola profissional da Praia da Vitória, consiste numa aplicação Android e num website para monitorizar animais bovinos e, assim, evitar acidentes e desaparecimentos de animais.

O projeto foi muito apreciado por todos os presentes, inclusive pelo jornal local Açoriano Oriental que dedicou uma página ao evento e a RTP Açores que realizou uma reportagem com os elementos do grupo. A reportagem emitida pela RTP, pode ser visualizada a partir do minuto 16:30, no seguinte link:  https://www.rtp.pt/play/p56/e407787/telejornal-acores?fbclid=IwAR3iRRdUkFXeq5AeYRJM-wa8RJ32Yr_xoLrktwaW-Bhfkm1QB4oCdnMlgWE

A nossa equipa foi, também, convidada a apresentar o projeto no evento Faz Acontecer, que realizar-se-á na Praia da Vitória, no dia 25 de maio, no Auditório do Ramo Grande.