Diplomas de Mérito (31 de maio de 2019)

Posted ago by administrador

Com o objetivo de reconhecer a dedicação dos alunos, dos Cursos Profissionais de Nível 4, no que se refere ao seu sucesso formativo, e visando a prossecução do Projeto Educativo da Escola, durante a entrega de diplomas, do dia 31 de maio de 2019, atribuiu-se os Diplomas de Mérito, patrocinados pelas empresas abaixo identificadas:

EmpresasAlunosCurso
Equipraia - Comércio de Equipamento e Representações da Praia da Vitória, LdaLeandro Filipe Vaz LopesTécnico de Instalações Elétricas
Equipraia - Comércio de Equipamento e Representações da Praia da Vitória, LdaJoão Miguel Guilherme de SousaTécnico de Produção Agrária
Susiarte Sport Fashion/BFASHION – Grupo SUSIARTEMargarida Ferreira FernandesTécnico de Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar
Susiarte Sport FashionAna Francisca Soares dos SantosTécnico de Multimédia
EXPERT - Grupo SUSIARTEJosé Octávio da Silva LucasTécnico de Eletrónica Automação e Comando
SUSIARTE – José Tomás da Cunha & Filhos, LDATiago Costa BrasilTécnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Grupo Bensaúde, através de HTA-HOTEIS, TURISMO E ANIMAÇÃO DOS AÇORES, S.ACarla Sofia Alves GarciaTécnico de Restauração (Variante Restaurante/Bar)- Nível IV
Restaurante "O Pescador", Lda.Nuno António Medeiros dos SantosTécnico de Restaurante/Bar - Nível
José de Torres Teles & Filhos, Lda& Filhos, Lda - Agência de Viagens TelesJúlia das Neves FerrazTécnico de Receção
José Monjardino, S.AHélio Filipe Soares MeloTécnico de Restauração (Variante Cozinha/Pastelaria)
Restaurante Q.BRafaela Nunes MarquesTécnico de Restauração (Variante Cozinha/Pastelaria)

Entrega de Diplomas (31 de maio de 2019)

Posted ago by administrador

Em ambiente festivo realizou-se, no passado dia 31 de maio, no Auditório da nossa Escola, a tão esperada cerimónia pública de entrega de diplomas, dos alunos que concluíram os percursos de formação de nível 4, do ciclo de formação 2015/2018, e dos cursos do Programa REACTIVAR, do ciclo de formação 2017/2018.

No que se refere aos cursos de nível 4, receberam os seus diplomas os alunos dos cursos de Técnico/a de Restauração (Variante de Cozinha/Pastelaria), Técnico/a de Restauração (Variante de Restaurante/Bar) e Técnico/a de Instalações Elétricas, num total de 54 alunos diplomados.

Relativamente aos cursos do Programa REACTIVAR, foram 43 os alunos diplomados, dos cursos de Técnico/a de Cozinha/ Pastelaria, Técnico/a de Informática-Instalação e Gestão de Redes, Técnico de Refrigeração e Climatização e Marceneiro/a.

A cerimónia contou com a presença do Sr. Vice – Presidente do Governo Regional, Dr. Sérgio Ávila e do Sr. Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Dr. Tibério Dinis, dos empresários locais, dos professores, dos funcionários e dos Encarregados de Educação.

O evento prosseguiu com a entrega de prémios de mérito aos alunos dos cursos de nível 4, com o patrocínio de empresas locais, em parceria com a Fundação de Ensino Profissional da Praia da Vitória.

Seguiu-se um Jantar Volante, confecionado pelos alunos da turma E4, do primeiro ano, do curso de Técnico de Cozinha/Pastelaria, orientados pelos Chefes Raúl Sousa e José Oliveira. O serviço de sala ficou a cargo da turma F4, curso de Técnico de Restaurante/Bar, coordenada pelo formador Paulo Pires.

 

Um Dia Na Outra Escola (11 de março a 8 de maio de 2019)

Posted ago by administrador

Um Dia Na Outra Escola é uma iniciativa que, pelo sucesso que tem tido desde a sua primeira edição, se repetiu este ano no sentido de continuar a criar uma cultura de ensino profissional, promovendo socialmente as modalidades educativas e formativas, ministradas na Escola Profissional da Praia da Vitória, que conferem uma dupla certificação para o nível 4, equivalente ao ensino secundário.

Através de demonstrações técnicas específicas, realizadas pelos alunos dos diferentes cursos lecionados na EPPV, foi divulgada a oferta formativa para o próximo ano letivo, entre os dias 11 de março e 8 de maio.

Este ano, esta ação contou com a presença de 29 turmas, abrangendo um total de 579 alunos do 9º ano (ensino regular) ou de percursos profissionalizantes com equivalência ao 9º ano de escolaridade e 65 docentes e psicólogos das escolas Básica e Integrada de Angra do Heroísmo, Básica e Integrada dos Biscoitos, Básica e Integrada Francisco Ferreira Drummond, Básica e Integrada Tomás de Borba, Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, Básica Integrada Francisco Ornelas da Câmara e Escola Secundária Vitorino Nemésio. É também de salientar o envolvimento dos nossos alunos na realização das simulações práticas, o aperfeiçoamento das suas competências técnicas e profissionais, quer em termos de apresentações orais quer nas práticas simuladas da sua área de formação direcionadas aos visitantes.

Estagiários da Eslováquia na EPPV (24 de abril a 6 de maio de 2019)

Posted ago by administrador

No período compreendido entre 24 de abril e 6 de maio, realizaram um estágio profissional, na nossa Escola, 7 alunos da Eslováquia, no âmbito de uma parceria com a Súkromná stredná odborná škola – MSZ, ao abrigo do Programa ERASMUS+, Ação Chave 1 – Mobilidades individuais para fins de aprendizagem.

Os alunos realizaram o seu estágio profissional na área de cozinha e pastelaria, com a orientação da Chef Raúl Sousa e na área de restaurante/bar sob a orientação do professor Paulo Pires.

Durante a estada, na nossa ilha, tiveram a possibilidade de realizar um programa cultural, que incluiu a visita aos principais pontos turísticos da ilha Terceira.

COW FINDER Aplicação Android (13 a 16 de maio de 2019)

Posted ago by administrador

O concurso regional Ideiaçores realizou a sua 9ª edição entre os dias 13 e 16 de maio e estiveram presentes mais de 20 escolas, de 5 ilhas dos açores, entre elas a Escola Profissional da Praia da Vitória, que se fez representar com a equipa constituida pelos alunos Tiago Brasil e Samuel Ourique, acompanhados pelo professor Lourenço Fagundes.

O Diretor Regional da Juventude (Lúcio Rodrigues) abriu a sessão que foi realizada no Teatro Micaelense, em ponta Delgada.

Durante o evento foram realizados vários workshops temáticos, dedicados ao “mentoring” (metodologia de desenvolvimento pessoal através da qual uma pessoa com mais experiência ou conhecimento ajuda uma pessoa com menos experiência a evoluir), técnicas de comunicação, contacto direto com jovens empreendedores e o “Pitch Training”, uma sessão de preparação que ajudará os jovens a consolidar as apresentações dos seus projetos.

O projeto CowFinder, realizado pela equipe da Escola profissional da Praia da Vitória, consiste numa aplicação Android e num website para monitorizar animais bovinos e, assim, evitar acidentes e desaparecimentos de animais.

O projeto foi muito apreciado por todos os presentes, inclusive pelo jornal local Açoriano Oriental que dedicou uma página ao evento e a RTP Açores que realizou uma reportagem com os elementos do grupo. A reportagem emitida pela RTP, pode ser visualizada a partir do minuto 16:30, no seguinte link:  https://www.rtp.pt/play/p56/e407787/telejornal-acores?fbclid=IwAR3iRRdUkFXeq5AeYRJM-wa8RJ32Yr_xoLrktwaW-Bhfkm1QB4oCdnMlgWE

A nossa equipa foi, também, convidada a apresentar o projeto no evento Faz Acontecer, que realizar-se-á na Praia da Vitória, no dia 25 de maio, no Auditório do Ramo Grande.

Dia do Estudante (26 de abril de 2019)

Posted ago by administrador

No dia 26 de abril, realizou o Dia do Estudante, mostrando, uma vez mais, que o espaço-escola proporciona também momentos de lazer e descontração entre alunos dos diferentes cursos, acompanhados pelos professores.

As atividades decorreram, entre as 9 e as 12 horas, na Prainha da Praia da Vitória, sendo elas torneio de futebol de praia, torneio de vólei de praia, torneio de atletismo (corrida de estafetas, salto em comprimento e sprint) e trilho de Santa Rita. Seguiu-se o almoço-convívio, onde reinou a boa disposição e a alegria.

Durante a tarde, foi a vez dos sempre benvindos  jogos tradicionais, onde os alunos mostram o seu lado mais competitivo, tentando conquistar o primeiro lugar frente aos outros cursos.

O momento da despedida (24 de abril de 2019)

Posted ago by administrador

O Jantar de Finalistas do ciclo de formação 2016-2019, abrangeu as turmas T3 – Curso de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, U3 – Curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, X3 – Curso de Técnico de Receção e V3 – Curso de Técnico de Restauração/Bar, do nível 4e realizou-se a 24 de abril.

O jantar foi confecionado pelos chefs Raul Sousa e Luís Coelho, contando com a colaboração das turmas E4 – Curso de Técnico de Cozinha/Pastelaria (1ºano) e Técnico de Cozinha/Pastelaria (REACTIVAR). A ementa incluiu, como entradas, bolinhos de marcela com compota e sopa de couve flor braseada, como prato principal, lombinho de porco com bolo lêvedo e, para sobremesa, tartelete de chocolate com manteiga de amendoim e mousse de lima. Quanto ao serviço, este ficou a cargo da turma F4 – Curso de Técnico de Restaurante/Bar (1ºano).

O evento promoveu o convívio entre alunos, professores e funcionários e assinalou o final do percurso académico das turmas do nível 4. Trajados a rigor, os alunos deram um exemplo de participação adequada e responsável, contribuindo para o ambiente de alegria e descontração.

Todas as turmas, em nome do seu representante, deram uma palavra especial de agradecimento aos seus professores e escola, salientando a alegria e satisfação da sua passagem por esta instituição que marcou, da melhor forma, os seus percursos formativos e de vida. Foi, mais uma realçada a proximidade entre alunos e respetivos formadores e professores, salientando os laços de amizade e de confiança criados ao longo do percurso escolar.

De salientar, o reconhecimento feito pela presidente da Associação de Estudantes, Amanda Silva, aos alunos Tiago Cardoso e Samuel Ourique, pela criação da referida associação.

Visita de Estudo ao Parque Eólico da Serra do Cume da EEG (Grupo EDA) (15 de maio de 2019)

Posted ago by administrador

No dia 15 de maio, a turma G4, curso de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, teve a oportunidade de visitar o Parque Eólico da Serra do Cume, no âmbito da disciplina de Física e Química.

A turma foi recebida na central do Parque Eólico da Serra de Cume, pelo Engenheiro Miguel Aires Martins, da EDA Renováveis. A turma revelou bastante interesse pelas informações partilhadas, bem como pelas diferentes atividades realizadas durante a visita. Alguns alunos desenvolveram intervenções bastante pertinentes e curiosidade por saber mais acerca das diversas tarefas desenvolvidas no parque eólico. Para além de tomarem contacto com as diferentes actividades desenvolvidas pelos técnicos, os alunos tiveram a possibilidade de:

– perceber o funcionamento dos sistemas independentes de produção de energias renováveis das nove ilhas dos Açores;

– conhecer o padrão de consumo de energia da população da nossa ilha;

– conhecer as vantagens e as vantagens das diferentes formas de energias renováveis;

– perceber que as várias formas de energias renováveis são complementares;
– conhecer a percentagem de produção de energia eólica face à energia não renovável;

– conhecer os custos inerentes à montagem e manutenção do parque eólico;

– conhecer a evolução cronológica das energias renováveis no arquipélago dos açores;

– perceber algumas questões relacionadas com a manutenção e montagem dos geradores eólicos;

– conhecer a constituição de um gerador eólico;

– perceber como é feita a comunicação entre cada gerador eólico e a central de recolha de informação;

– perceber que o referido parque esteve entre os dez mais eficientes, a nível mundial, no ano de 2010.

Por fim, a turma foi guiada a um gerador eólico, onde cada aluno teve a possibilidade de entrar dentro do mesmo e perceber, de uma forma geral, o seu funcionamento.

Esta visita foi uma forma de possibilitar aos alunos um contacto com a realidade de trabalho de um técnico de eletrónica, automação e computadores, bem como de dar a conhecer a realidade da ilha relativamente à produção e consumo de energias renováveis.

“Entrepreneurship and Enployment in Europe” – Projeto Erasmus + (8 a 10 de abril de 2019)

Posted ago by administrador

Sete alunos e duas professoras da EPPV participaram na 2ª LTTA do Projeto “Entrepreneurship and Employment in Europe”, entre os dias 8 e 10 de abril de 2019, em Norrköping, Suécia, com o intuito de partilharem conhecimentos e experiências sobre os temas em análise com colegas do país anfitrião, bem como da Espanha, Itália e Noruega.
Aqui ficam as suas impressões sobre esta viagem:
“Queria desde já agradecer à escola por esta oportunidade, foi uma viajem única e inesquecível, tive a oportunidade de conhecer novas culturas, hábitos com várias pessoas de diferentes países. “ – André Charamba (B4)
“ Esta viagem é algo que vou levar pra toda a vida, foi muito enriquecedora. Estou muito grata por ter conhecido outras pessoas de outros países com diferentes culturas. A Suécia é um país muito bonito e totalmente diferente da ilha Terceira, adorei mesmo esta viagem, para mim foi uma experiência única.” – Ana Santos (B4)
“Foi um viagem muito importante, pois vi novos lugares e convivi com pessoas totalmente diferentes de mim que nunca vou esquecer. Pude abrir novos horizontes, treinar o meu inglês e com esta experiência pude usufruir de um modo de vida diferente. Como todas as viagens, tivemos altos e baixos pois foi uma viagem muito cansativa, mas que nunca me vou esquecer. Voltaria a repetir tudo de novo!!” – Margarida Fernandes (D4)
“Esta foi sem dúvida uma das melhores oportunidades que me surgiu, e eu agarrei-me a ela. Com esta viagem vi lugares fascinantes, conheci pessoas cultas e com bastante sabedoria, aprendi novas coisas sobre diferentes culturas, aprendi a ter mais responsabilidade e a ouvir os outros. Espero em breve voltar a participar num projeto tão enriquecedor como este.” – José André Gouveia (B4)

“Bem, nem sei por onde começar com tantas emoções que sinto ao recordar esta magnifica viagem.
Aprendi tanto nestes dias na Suécia, quer a nível gastronómico e cultural, quer social e educacional. Passei por lugares que, por momentos, cortaram-me a respiração. Posso dar o exemplo da zona do rio, que, por nossa grande sorte, ficava perto do lugar em que pernoitámos. Assim como os mais diversos edifícios, monumentos e paisagens.
Levo memórias tão únicas e especiais desta viagem, não só pelo que referi anteriormente, como também pelo facto de ter conhecido pessoas incríveis que posso considerar com orgulho de meus amigos. E quando falo de amigos não me refiro apenas aos meus colegas, também menciono as nossas queridas professoras, que para além de terem sido umas professoras responsáveis e cuidadosas também foram nossas amigas e muito maternais.
Como isto só tenho a agradecer a experiência única que me proporcionaram.” _Laurinda Macedo (C4)

“Num país de muito frio, fomos aquecidos pelo impacto intercultural. Foi uma viagem rica em aprendizagens e onde novos laços de amizade se criaram. Uma experiência que jamais será esquecida.” – Luca Silvestri (C4)

“Estou bastante grato pela oportunidade que me foi dada e acho que a aproveitei da melhor maneira, com a companhia de grandes colegas e professores, conhecer a realidade de outros países ao conversar com outros jovens e de fazer amizades com os mesmos. Acho estes projetos muito importantes e aconselho a quem tenha a oportunidade de participar num projeto destes que não a deixe passar, vale mesmo a pena.” – João Sousa

Protocolo entre FEPPV e empresa SOLVIT (28 de fevereiro de 2019)

Posted ago by administrador

No passado dia 28 de fevereiro, foi celebrado um protocolo de cooperação entre a nossa Escola e a empresa SOLVIT – INNOVATION AND DEVELOPMENT ON TELECOMMUNICATIONS LDA, formalizando-se, assim, uma colaboração que pretende desenvolver uma proximidade entre as duas instituições.
No âmbito da assinatura deste protocolo, foi-nos, gentilmente, oferecido pela SOLVIT uma Gateway LoRa TTN, uma antena e um Kit de desenvolvimento Arduino UNO para ligação a sensores. Uma vez em funcionamento, este equipamento, irá possibilitar aos nossos alunos familiarizarem-se com esta tecnologia, aperfeiçoando assim os seus conhecimentos técnicos e, além disso, permitirá um alargamento da rede LoRa na ilha Terceira, nomeadamente, na Praia da Vitória.
O protocolo foi assinado pelos sócios gerentes da SOLVIT, Engenheiros Nuno Cota e Ana Rita Beire, e pelo Diretor Executivo e Pedagógico da Escola Profissional da Praia da Vitória, Drº Domingos Borges.