Developing an Eco-Friendly School Culture

Entidade Coordenadora:

Fundação de Ensino Profissional da Praia da Vitória

Entidade Parceira:

Berufsbildende Schulen 1 Goslar- Am Stadtgarten (Alemanha)

A nossa Escola tem como objetivo formar profissionais em diferentes áreas, mas, ao mesmo tempo, cidadãos conscientes. Neste processo, será muito importante reforçar a dimensão europeia na educação e as vantagens decorrentes da cooperação e partilha de experiências pedagógicas, como fontes de inovação e inspiração para o desenvolvimento pedagógico e, por isso, a escola tem se concentrado fortemente na sua internacionalização.

Com este projeto pretendemos não só atender às necessidades identificadas na nossa escola, mas também melhorar o nosso desempenho e as competências gerais dos nossos alunos. Nesse sentido, pretendemos:

  • Potenciar a aquisição de competências linguísticas dos nossos alunos, nomeadamente na língua inglesa. Os nossos alunos, apesar de terem uma língua estrangeira integrada no currículo, sentem muita dificuldade em comunicar nesta língua. Por isso, a melhor maneira de aperfeiçoá-lo é trabalhar em conjunto com alunos e professores estrangeiros, quando necessariamente terão que usar a língua inglesa.
  • Sensibilizar os participantes para as questões ambientais. Ainda que seja importante assumir atitudes ambientalmente responsáveis ​​como cidadãos, também seria importante pensar como profissionais, ou seja, como ter práticas mais ecologicamente corretas em um contexto de trabalho. Pretende-se que os nossos alunos comecem a pensar na questão ambiental, não só como cidadãos, mas também como futuros profissionais e esta é uma vertente que ainda não foi desenvolvida na nossa Escola.
  • Sensibilizar os participantes para a compreensão da interculturalidade. Por estarmos localizados num arquipélago, às vezes não temos o sentido da realidade europeia. Nossos alunos estão sempre com medo de sair da ilha, de viajar para o exterior, e ao longo dos anos, a Escola tem feito um grande esforço para combater essa relutância e tem incentivado nossos alunos a participarem neste tipo de projetos.
  • Melhorar o conhecimento em inglês, melhorar competências digitais e capacidade em definir os seus pontos de vista e ouvir os dos outros.

Através de visita das diferentes empresas, mas também de todas as discussões que os participantes tiveram durante a fase do projeto, espera-se que os participantes ajam com discernimento ao usar os recursos de água e energia. A separação do lixo é importante; será feito o registo do lixo produzido e de quanta água e energia utilizou.

Participação de 15 alunos para a mobilidade.