Escola Profissional da Praia da Vitória

ECO-ESCOLAS

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O Eco-Escolas é um programa da responsabilidade da Associação Bandeira Azul da Europa, no âmbito da Educação Ambiental e da Educação para o Desenvolvimento Sustentável que tem como principais objetivos:

  • Encorajar para a realização de ações de cariz ambiental;
  • Estimular a participação dos jovens em atividades ambientais;
  • Motivar para a adoção de comportamentos sustentáveis;
  • Dar a conhecer boas práticas ambientais;
  • Contribuir para a consciencialização ambiental da comunidade.

A nossa Escola aderiu a este programa no ano letivo de 2003/2004, na tentativa de estruturar as várias atividades de Educação Ambiental que iam sendo desenvolvidas de forma desarticulada. Desde então, tem vindo a ser reconhecida com o Galardão Eco-Escola pela qualidade das atividades pedagógicas que tem desenvolvido na área da Educação Ambiental e pela forma como tem implementado uma Gestão Ambiental da Escola orientada para a sustentabilidade, em especial em termos de poupança de água e de energia, de gestão de resíduos e de estabelecimento de parcerias com organizações que intervêm na área ambiental.

Destaques

Dia Internacional das Eco-Escolas – World Action Day (7 de novembro de 2013)

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Comemorou-se, na nossa Escola, mais um World Action Day – evento internacional onde se apela ao que pode ser feito para um mundo mais sustentável.

Este ano, entre outros, está a ser desenvolvido o tema da Agricultura Biológica, pelo que neste dia se privilegiou  o subtema “Cuidar da Horta”.

Os alunos da turma E3 (curso de Técnico de Produção Agrária), com o apoio do professor Jorge Fernandes, envolveram-se particularmente em atividades em torno da sustentabilidade das práticas de cultivo das variedades hortícolas, que foram divulgadas através de uma exposição de cartazes ilustrativos.

Este dia contou, ainda, com o hastear da bandeira das Eco-escolas, às quais a nossa escola tão orgulhosamente pertence.

Novo Galardão Eco-Escola (2012/2013)

Na cerimónia realizada no dia 06 de dezembro, na EBI/JI Irmãos Goulart – Fontinhas, a nossa Escola foi mais uma vez distinguida pelas boas práticas nas áreas da Educação Ambiental e da preservação dos recursos naturais.
Participou no evento, em representação da Escola, o professor Jorge Fernandes, que tem sido ao longo dos últimos anos um dos grandes impulsionadores do projeto.

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Ação de sensibilização sobre Agricultura Biológica (21 de janeiro de 2014)

Envolvendo os alunos do Programa REATIVAR do polo de Angra do Heroísmo, realizou-se no âmbito da área de competência de Cidadania e Empregabilidade e também por ser o tema do projeto Eco-Escolas deste ano.

O dinamizador da ação foi o professor Jorge Fernandes, que, para além de explicar e tirar dúvidas sobre técnicas e práticas comuns da agricultura biológica, também demonstrou exemplos da agricultura praticada na Quinta Pedagógica da Escola. No final, os alunos organizaram um coffee break com chás confecionados com as plantas aromáticas demonstradas.

Foi uma ótima oportunidade para se incentivar práticas ambientais corretas e sustentáveis.

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Galardão Eco-Escolas (20 de janeiro de 2016)

A convite da Diretora do Parque Natural da ilha Terceira, o professor Jorge Fernandes, responsável pelo projeto Eco-Escolas e a Adjunta da Direção para a Área Pedagógica, Dra. Sandra Quitério, estiveram presentes, no passado dia vinte de janeiro, na Cerimónia Regional de Entrega do Galardão Eco-Escolas 2015, que decorreu na sua sede em Angra do Heroísmo.

Nesta cerimónia, a Escola foi, mais uma vez, distinguida pelas boas práticas na área da Educação Ambiental.

Posteriormente, a bandeira Eco-Escolas 2015 foi exposta à comunidade educativa como gesto de reconhecimento do trabalho desenvolvido por esta.

É de realçar o empenho de todos os professores e alunos dos diferentes cursos que, direta ou indiretamente, estiveram envolvidos nas atividades que foram desenvolvidas ao longo de todo o ano letivo e dos professores coordenadores, Andreia Correia e Jorge Fernandes.

Rota Eco-Escolas | “Rota dos 20”

A iniciativa “Rota Eco-Escolas”, coordenada pela ABAE | Programa Eco-Escolas, visa alertar a comunidade escolar para o tema da mobilidade sustentável, para a importância de uma mobilidade mais segura, eficiente e inclusiva, através do envolvimento das crianças e jovens, professores, assistentes e auxiliares, encarregados de educação e município.

São objetivos da Rota Eco-Escolas / “Rota dos 20”: promover a mobilidade sustentável, intervir na comunidade local identificando problemas e propondo soluções, pôr em contacto as Eco-Escolas do mesmo concelho, envolver os municípios na articulação da rede Eco-Escolas do seu concelho, divulgar o trabalho das Eco-Escolas e dos municípios na rede internacional e concretizar World Days of Action (dias Internacionais das Eco-Escolas).

O testemunho chegou à nossa escola no passado dia 15 de março. Na receção estavam presentes um dos professores coordenadores do projeto, o professor Jorge Fernandes, juntamente com a representante da Direção Executiva e Pedagógica da Escola, Dra. Sandra Quitério e alguns alunos pertencentes ao Conselho Eco-Escolas, nomeadamente, os alunos da Turma O3, curso de Técnico de Produção Agrária e da Turma 101, curso de Técnico de Ação Educativa (Programa REATIVAR), receberam a representante da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Mariana Brito, responsável pelo projeto Eco-Escolas no Município da Praia da Vitória, bem como os representantes da Escola E.B1/J.I. Irmãos Goulart da freguesia das Fontinhas (alunos do Pré Escolar e do 1º Ciclo, funcionários e Educadora de Infância Cidália Pacheco) o testemunho Eco-Escolas. A bandeira “Rota dos 20”, o “Livro Rota dos 20” e o Pergaminho foram devidamente recebidos e acolhidos.

Todos os participantes foram dirigidos ao Auditório da nossa Escola, onde decorreu a passagem de testemunho.

O pergaminho é o documento que assume maior destaque, dado que as escolas devem incluir as propostas a serem adotadas por cada concelho, para que estes possam evoluir nas vertentes da eficiência energética e do desenvolvimento sustentável. A par disto, e na página web das Eco-Escolas, foi registada a sugestão que a nossa escola deixa ao Município da Praia da Vitória e que é a criação de um Parque Temático / Jardim Botânico com espécies endémicas dos Açores, o qual estaria aberto a visitas, workshops, entre outras atividades.

Posteriormente, a bandeira foi assinada pelos elementos do Conselho Eco-Escolas, o Livro foi preenchido com uma mensagem da Escola Profissional da Praia da Vitória sobre o que é ser Eco-Escolas, sendo a nossa mensagem a seguinte: “Ser Eco-Escolas é FAZER testemunho de uma responsabilidade ecológica coletiva”.

De seguida, procedeu-se a uma breve visita pela nossa escola, onde os mais pequeninos, com a ajuda dos alunos do curso de Técnico de Ação Educativa, tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos cursos ministrados na escola, bem como, conhecer algumas valências da mesma.

As atividades terminaram com um convívio entre todos, onde foi possível partilhar um lanche (oferecido pela nossa escola) bem como a oferta de algumas lembranças, sendo “saquinhos com ervas aromáticas” e “pintainhos” da Páscoa (os últimos feitos pelo curso de Técnico de Ação Educativa, que também preparam e cantaram uma canção).

No mesmo dia à tarde, procedemos à passagem de testemunho à Escola Secundária Vitorino Nemésio. Esta, foi feita pelos alunos da Turma O3, curso de Técnico de Produção Agrária, pelo professor coordenador e pela Adjunta da Direção para a Área Pedagógica da Escola. Fomos recebidos na Biblioteca da Escola pelos professores coordenadores e pelos alunos pertencentes ao projeto. Depois de umas breves palavras, procedeu-se à passagem do testemunho.

No dia 16 de março, pelas 11 horas na Praça Francisco Ornelas da Câmara, procedeu-se ao hastear das Bandeiras Verdes de cada Escola do Concelho da Praia da Vitória, bem como ao hastear da Bandeira da “Rota dos 20”. De seguida, e nos Passos do Concelho, teve lugar uma cerimónia da passagem do testemunho ao Município de Angra do Heroísmo.

Os professores coordenadores do projeto Eco-Escolas

Prof. Andreia Correia

Prof. Jorge Fernandes