Escola Profissional da Praia da Vitória

EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

edu_saude

O Projeto de Educação para a Saúde da Escola, que tem como principais objetivos valorizar hábitos promotores de uma vida saudável e promover uma reflexão sobre os comportamentos de risco para a saúde e para a qualidade de vida dos alunos, continua a ser coordenado pela professora Patrícia Reis

Este ano letivo, o projeto integrado de educação para a saúde irá incidir sobre temas da atualidade, que privilegiarão situações de debate em relação à alimentação saudável, saúde afetivo-sexual, atividade física, prevenção dos consumos nocivos e comportamentos de risco e prevenção da violência em meio escolar.

Irão ser implementadas várias atividades que abrangerão todas as turmas da Escola:

turmas A3, B3, C3, D3, E3, F3

– alimentação saudável

– atividade física

turmas G3, H3, I3

– afetos vs. sexualidade

– prevenção de comportamentos de risco

turmas J3, L3, M3

– adolescência

– intimidade

– bullying

Destaques

Sessões sobre o tema da Adolescência (9 de dezembro de 2013)

As sessões foram dirigidas a todos os alunos do 1ºano (turmas J3, L3 e M3) e a sua dinamização esteve a cargo das psicólogas Letícia Leal e Cátia Branco, do Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória.

Realizadas em world café, permitiram dotar os alunos de conhecimento, valores e atitudes que poderão suportar decisões conscientes e refletidas sobre a sua saúde e o seu bem-estar físico, social e mental.
Foram abordados e debatidos os conceitos de autoconhecimento, autoestima, autonomia e espírito critico, de forma a se responder adequadamente às pressões entre pares, eliminando comportamentos baseados na descriminação sexual ou na violência.
Os cartazes criados durante as sessões irão ser expostos no âmbito de outra atividade.

_32A6756

Prevenção da Violência no Namoro (14 de fevereiro de 2014)

No dia 14 de fevereiro, no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde da Escola, em resultado do convite feito pelo Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, as turmas J3, L3 e M3 beneficiaram da Campanha de Prevenção da Violência no Namoro – Viagem ao Amor Saudável.

Visando prevenir as relações amorosas violentas e promover o amor saudável, aproveitou-se, assim, a celebração do Dia dos Namorados para promover uma reflexão construtiva sobre os afetos e sobre projetos de vida partilhada. Através da dinâmica world café, os alunos refletiram, em particular, sobre o tema da intimidade.

Já no dia 6 de fevereiro (Dia dos Amigos), a Escola colaborou com o mesmo Núcleo através da apresentação na sala de alunos, ao longo do dia, de mensagens animadas que pretendiam ser uma homenagem à amizade no masculino e enfatizar o papel dos amigos na mudança de crenças que aceitem/legitimem a violência doméstica.