Employment and Enterpreneurship in Europe- EEE (KA229- School Exchange Partnerships)

Entidade Coordenadora:

Fundação de Ensino Profissional da Praia da Vitória

Entidades Parceiras:

IES Virrey Morcillo (Espanha)

Istituto d’Istruzione Superiore Statale di Sacile e Brugnera (Itália)

Kungsgårdsgymnasiet (Suécia)

Mosjøen videregående skole (Noruega)

Este projeto foi planeado para ajudar os alunos a conhecer melhor as possibilidades de emprego e empreendedorismo a nível internacional e regional, dotando-os de um conjunto de conhecimentos e competências que podem refletir-se numa vantagem competitiva para o seu futuro profissional. Assim, ligamos o mundo da educação ao mundo do trabalho, através da análise das diferentes realidades relacionadas com o emprego e empreendedorismo, nos diferentes países empenhados no desenvolvimento deste projeto.

Com este objetivo em mente, foram preparadas três Learning/Teaching/Training Activities (LTTA) para os quais alunos de todas as escolas envolvidas prepararam apresentações relacionadas com a cultura do seu país ou região e sobre as suas atividades económicas mais relevantes. Junto com essas apresentações, prepararam também material específico para incluir nos dois módulos referentes a temas sobre empreendedorismo, empresa “start-up” e emprego na sua região. Este material, produzido por alunos, resultou em dois “Teacher Info Packs”, que contêm dois planos de aula, um para o tema do empreendedorismo e outro para o tema do emprego; em propostas de trabalho; em roteiros de entrevista e em vídeos e/ou apresentações que servem de material de apoio aos planos de aula.

A primeira LTTA realizou-se de 19 a 23 de novembro de 2018 em Espanha e a segunda LTTA de 7 a 11 de abril de 2019, na Suécia. A terceira LTTA estava totalmente planeada para se realizar em Portugal, na ilha Terceira, de 24 a 26 de março de 2020, mas devido à situação epidemiológica causada pela COVID-19, não foi possível de se concretizar. No entanto, os alunos prepararam todo o material necessário para apresentar nessa atividade. Houve, ainda, em outubro de 2018 uma reunião de preparação da primeira LTTA, na FEPPV.

Nas atividades do projeto participaram alunos de todas as escolas parceiras, com idades entre os 16 e 20 anos, envolvendo várias turmas. Porém, dos jovens participantes nas atividades do projeto de todas as escolas parceiras, 14 tiveram a oportunidade de participar nas LTTA’s.

Os resultados e impactos deste projeto foram alcançados, uma vez que os alunos tiveram a oportunidade de adquirir uma melhor compreensão do mercado de trabalho europeu, proporcionada pela troca de experiências nas LTTA, melhoraram a autoconfiança e aprimoraram o domínio da língua inglesa, visto que os materiais foram produzidos em inglês. Foram desenvolvidos materiais didáticos para as escolas, para o ensino do empreendedorismo, implementação de novos negócios (start-up) e procura ativa de emprego.

A expectativa é que outros professores possam utilizar esse material didático produzido no futuro, para o ensino de disciplinas voltadas para o empreendedorismo, emprego e busca ativa de emprego. Os materiais foram produzidos com o propósito de potenciar o processo de ensino e aprendizagem de temas muitos específicos e importantes para o seu futuro, estando altamente ligados às prioridades abrangidas por este projeto, sendo o desenvolvimento de competências relevantes e de elevada qualidade.

Outro benefício do desenvolvimento deste projeto foi a possibilidade de colocar as escolas e os seus alunos em contacto com empresários locais de sucesso e agências de emprego, recolhendo informação e conhecimentos que podem ser muito úteis no futuro. Além disso, este projeto foi também muito benéfico para a conscientização da cidadania europeia, reforçada pela toca de experiências entre estudantes de diferentes países, ajudando a combater a xenofobia e o racismo, e ao invés, promove uma competência intercultural e compreensão entre pessoas de diferentes países e contextos, sendo este uma das prioridades do programa ERASMUS+.

Refira-se ainda que, para os alunos envolvidos no projeto, o processo de aquisição de competências foi ainda mais significativo, uma vez que adquiriram os conhecimentos relacionados diretamente com o tema do emprego e empreendedorismo e, em contrapartida, através das suas pesquisas, entrevistas com funcionários de agências de emprego, perceberam a importância da aprendizagem ao longo da vida e desenvolverem competências transversais, como a autossuficiência, criatividade, uso da língua inglesa, uso de novas tecnologias, entre outras.

Durante o período do projeto, fez-se uso da plataforma Twinspace.

Produtos finais:

Teachers Info Pack- Employment

Teachers Info Pack- Entrepreneurship