Escola Profissional da Praia da Vitória

Erasmus + Uma Experiência de Estágio Além Fronteiras (20 de setembro de 2021)

Este projeto intitula-se “Uma Experiência de Estágio Além Fronteiras” e a parceria é constituída pela Escola Profissional da Praia da Vitória, localizada na ilha Terceira- Açores;  2) Sundreams Global, S.L. , Canárias, Espanha  3)TARTU KUTSEHARIDUSKESKUS, na Estónia, 4) Mosjøen videregående skole, na Noruega e a ROC Friese Poort, na Holanda.

O projeto é realizado no âmbito do programa ERASMUS +, Ação Chave 102 Mobilidade de Indivíduos para fins de Aprendizagem – Ensino e Formação Profissional, e tem a duração de 24 meses realizando-se os estágios no final do ano letivo 2021/2022, nomeadamente, nos meses de abril, maio e junho de 2022, onde participarão os alunos finalistas de diferentes áreas de formação.

O período de estágio tem a duração de 2 meses e dois dias, o que representará 300 horas de estágio para cada formando, realizando-se assim o estágio curricular destes alunos numa empresa no estrangeiro.

As Escolas parceiras têm áreas de formação comuns à nossa e têm profissionais qualificados e experientes na receção de alunos estrangeiros o que nos garante que os alunos terão um bom acompanhamento, quer a nível técnico quer a nível de integração e logístico. 

Por outro lado, estando estas instituições de formação devidamente implantadas no contexto local e regional de destino e com protocolos de colaboração com as empresas locais podem proporcionar a estes jovens uma excelente oportunidade de aprendizagem prática e melhoria das suas competências técnicas e transversais (cultura e língua). Estas escolas funcionarão como parceiro intermediário e, através da rede de protocolos que tem com as empresas locais, podem colocar os jovens nas empresas adequadas ao seu perfil profissional.