Escola Profissional da Praia da Vitória

Fórum Regional da Qualificação Profissional “Valorizar os Açorianos – Horizonte 2030” em Ponta Delgada, São Miguel (18 a20 de novembro de 2021)

Por iniciativa da Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego do Governo Regional dos Açores, realizou-se no Pavilhão do Mar em Ponta Delgada, o Fórum Regional da Qualificação Profissional “Valorizar os Açorianos – Horizonte 2030”, entre os dias 18 e 20 de novembro de 2021.

A Comissão Organizadora do projeto foi composta pela Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, pelo Conselho Económico e Social dos Açores, pela Secretaria Regional da Educação, pela Universidade dos Açores e por Escolas Profissionais do Açores.

No período culminante ao evento, decorreram várias webinars (seminários online), com a colaboração das Escolas Profissionais das ilhas do Pico, Faial, São Jorge e Terceira.

Duarte Freitas, o Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, vincou a importância que o Governo atribui à necessidade de intensificar e promover a qualificação profissional nos Açores e definir estratégias para a qualificação dos Açorianos, de acordo com as necessidades e exigências do mercado de trabalho, tendo igualmente em consideração a colaboração com parceiros sociais e empresas. No contexto da sua promoção, é necessário acompanhar o desenvolvimento da tecnologia, conhecimento, formação e qualificação.

O principal objetivo do Fórum, bem como da intervenção de todos os oradores, foi de reunir os contributos numa Agenda ou “Livro Branco” até o início de 2022, no que concerne às “grandes linhas de orientação das políticas de qualificação profissional para um horizonte de 10 anos”. Para a sua elaboração, o Fórum Regional reuniu uma Comissão de Avaliação e Acompanhamento composta pelo Observatório da Juventude dos Açores, pelo Observatório do Emprego, pelo Centro de Interdisciplinar de Ciências Sociais e pela Fundação Teresa e Alexandre Soares dos Santos.

Acrescenta-se que este Fórum também teve como objetivos incentivar o desenvolvimento económico e social dos Açores, através da qualificação, criação de oportunidades, empregabilidade, maior produtividade e melhoria de vida para toda a Região.

Da nossa Escola, estiveram presentes duas profissionais da Área Pedagógica, uma formadora e o Diretor da Escola, bem como 6 alunos de diferentes cursos (1 aluno do curso de Técnico de Cozinha/Pastelaria, 1 aluno do curso de Técnico de Restaurante/Bar, 1 aluno do curso de Técnico de Multimédia, 1 aluno do curso de Programador de Informática, 1 aluno do curso de Técnico de Pastelaria/Padaria e 1 aluno do curso de Técnico de Agropecuária).

Contou com a presença de diversos representantes locais, de empresas, de formadores e formandos do Ensino Profissional ao longo dos três dias.