Escola Profissional da Praia da Vitória

Innovative Teaching Methods: Programming, Robotics and Game Based Learning as Challenges in Education (27 de setembro a 1 de outubro de 2021)

No âmbito deste projeto realizou-se, de 27 de setembro a 1 de outubro, uma reunião de projeto acompanhada de um intercâmbio de alunos na Sardenha – Itália, mais precisamente na cidade de Lanusei, onde participaram 5 alunos e 3 professores da nossa Escola.

Durante esta semana de trabalho os alunos tiveram a oportunidade de, em conjunto com os alunos italianos, espanhóis e austríacos, desenvolver atividades em SCRATCH, aperfeiçoando, deste modo, os seus conhecimentos nesta ferramenta de programação, a partir da qual poderão fazer apresentações de uma forma dinâmica e inovadora. Por sua vez, os professores das diferentes nacionalidades trabalharam em conjunto no sentido de aprender a ensinar SCRATCH.

Além dos trabalhos desenvolvidos, alunos e professores tiveram oportunidade de visitar alguns pontos turísticos da Sardenha.

Ficam aqui alguns depoimentos dos alunos relativamente a esta experiência:

Gustavo Santos (Turma L4): “Embora já conhecesse a ferramenta, adorei a experiência e o país. É sempre enriquecedor quando se consegue partilhar experiências com outras culturas e formas de aprendizagem. Agradeço à Escola Profissional da Praia da Vitória a oportunidade que me foi dada.”

Madalena Brasil (Turma Q4):Esta experiência foi importante a nível profissional e pessoal, pois desenvolvemos várias atividades para haver mais comunicação entre os 4 países (…). A nível profissional, demonstrei os meus conhecimentos sobre o programa SCRATCH e aprendi a trabalhar em equipa. Fiz a minha primeira viagem onde conheci pessoas novas, aprofundei amizades com os meus colegas e professores, e conheci um pouco da ilha.”

Daniela Serra (Turma Q4): “Foi uma experiência incrível poder conhecer alunos de outras nacionalidades e conviver com eles, não só a nível escolar, como também a nível pessoal. Gostei muito de visitar os pontos turísticos da ilha como, por exemplo, as praias e a gruta. Fomos bem recebidos por todos os alunos e professores dos vários países. Uma vivência que será sempre recordada.”

Simão Pereira (Turma Q4):Achei uma experiência ótima, que quero voltar a repetir. Fizemos trabalhos e amizades incríveis, visitámos lugares lindos entre muitas mais coisas. Como éramos de cursos diferentes acabávamos por nos completar nos trabalhos de grupo, assim tendo uma melhor perspetiva que podemos chegar longe, sendo diferentes. Para concluir, foi uma das melhores experiências de sempre, conhecer algo novo é sempre bom.”

André Picanço (turma Q4): “Na minha opinião, esta experiência foi maravilhosa. Achei muito bom conhecer alunos e professores de outros países e poder realizar algumas atividades com eles. As atividades foram divertidas de se fazer e ajudou-nos a conhecer melhor os alunos com quem trabalhávamos. Os pontos turísticos que fomos visitar eram muito bonitos e gostei imenso de poder visitá-los. Os alunos e professores também foram bastante simpáticos. Eu sei que nunca me vou esquecer desta experiência, foi mesmo incrível.”