Innovative Teaching Methods: Programming, Robotics and Game Based Learning as Challenges in Education
Entidade coordenadora:
Bundeshandelsakademie und Bundeshandelsschule Wien 22 (Áustria)
Entidades Parceiras:
Fundação de Ensino Profissional da Praia da Vitória
Ies Bezmiliana (Espanha)
Istituto Statale d’Istruzione Superiore Leonardo da Vinci (Itália)
Objetivos:
- Desenvolver competências digitais, a nível pessoal e profissional
- Atingir as metas da estratégia europeia para 2020, tendo em conta que a mesma se baseia em desenvolver uma economia sustentada em conhecimento e inovação
- Novos métodos de ensino e aprendizagem que sejam mais motivadores para os alunos
- Ajudar a superar os novos desafios do mundo do trabalho e a melhorar a literacia.
- Complementar o conhecimento das TIC com aptidões e competências de alta qualidade para desenvolver capacidade de pensamento e aprendizagem necessária para o futuro.
Assim sendo, a aprendizagem baseada em jogos é uma maneira eficaz de ensinar aos alunos a tomar decisões, definindo objetivos de negócio e integrar informações de diferentes fontes; discutir operações e enfrentar consequências das suas decisões, melhorando a aprendizagem científica nas salas de aula.
O uso da plataforma E-Twining será feito para proceder ao acompanhamento dos desenvolvimentos do projeto, bem como para publicar os resultados finais. No que toca à plataforma School Education Gateway, será usada para publicar resultados finais do projeto, bem como na plataforma Erasmus+ Project.
No âmbito deste projeto, realizou-se de 27 de setembro a 1 de outubro, uma reunião de projeto, acompanhada de um intercâmbio de alunos na Sardenha, Itália (cidade de Lanusei), onde participaram 5 alunos e 3 professores da nossa Escola. Durante essa semana de trabalho, os nossos alunos tiveram a oportunidade de, e conjunto com os alunos italianos, espanhóis e austríacos, desenvolver atividades no programa SCRATCH, aperfeiçoando deste modo os seus conhecem-nos nesta ferramenta de programação, a partir da qual poderão fazer apresentações de uma forma dinâmica e inovadora. Por sua vez, os professores das diferentes nacionalidades trabalharam em conjunto no sentido de aprender a ensinar o uso do SCRATCH. Além dos trabalhos desenvolvidos, alunos e professores tiveram a oportunidade de visitar alguns pontos turísticos da Sardenha. Pretende-se que ocorra outra atividade na Áustria para implementação do projeto.