Escola Profissional da Praia da Vitória

Jornadas Técnicas ITED3 e ITUR / Cloud Computing

A Secção Regional dos Açores, com a colaboração da Direção Regional das Obras Públicas e Comunicações, levou a cabo a realização das Jornadas Técnicas ITED3 / Cloud Computing. No âmbito desta iniciativa e a convite da Escola Profissional da Praia da Vitória, os oradores Nuno Cota e Luís Assunção realizaram as suas intervenções no Auditório da Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira. Nesta iniciativa, que se revelou muito enriquecedora, participaram as turmas G3 – Curso de Técnico de Instalações Elétricas, M3 – Curso de Eletrónica, Automação e Comando e L3 – Curso de Gestão e Programação de Equipamentos Informáticos.

Nesta sessão foram apresentados os conceitos fundamentais do modelo de Cloud Computing, e colocadas  à discussão, questões essenciais que deverão ser tidas em conta antes de qualquer processo de migração para Cloud. Esta apresentação, que abordou as potencialidades, oportunidades, desafios e ameaças da computação em nuvem, foi da responsabilidade do engenheiro Luís Assunção, presidente do colégio de especialidade de informática da Ordem dos Engenheiros Técnicos e professor do ISEL.

Na segunda parte da sessão apresentou-se e discutiu-se as principais alterações introduzidas pelo novo enquadramento normativo na área do projeto e instalação de infraestruturas de telecomunicações e as novas regras definidas quanto à formação obrigatória ITED e ITUR. Esta intervenção, que abordou os novos manuais ITED e ITUR e o seu impacto na atividade dos projetistas, foi da responsabilidade do engenheiro Nuno Cota, presidente do colégio de especialidade de eletrónica e telecomunicações da Ordem dos Engenheiros Técnicos e professor do ISEL.