Escola Profissional da Praia da Vitória

Metalearn

metaogo 

 

Link útil: Ferramentas informáticas de apoio às aulas.

 

 

 

Reunião de METALEARN em Umea – Suécia

Realizou-se em Umea, Suécia, a 4ª reunião do projeto METALEARN, organizada pela Universidade de Umea e a Escola Malgomajskolan – Vilhelmina. Nesta reunião, participaram dois alunos, da nossa Escola, da turma P3 – Técnico de Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar, Ema Melo e Rui Laranjeira.

Mais uma vez os alunos, de todos os países participantes, tiveram um papel fundamental na qualidade de Experts, apresentado os seus trabalhos e dando os seus contributos para o sucesso global do projeto.

Apesar do trabalho intensivo houve, ainda, espaço para convívio com os colegas da Turquia, Noruega, Holanda e Suécia.

 

 

METALEARN – Methods Adapted to the Computerized Learning Environment

Este projeto diz respeito a um problema que surge cada vez mais, por toda a Europa. Muitos professores sentem dificuldades em motivar os seus alunos, desde que os computadores foram inseridos em salas de aulas. Este programa visa aprender a explorar computadores como ferramentas para aprendizagem, em vez de serem elementos de distração. O impacto que se espera, deste projeto, é demonstrar que, para se desenvolver metodologias aplicadas ao ensino-aprendizagem, os professores necessitam de consultar os alunos e compreender as suas formas de aprendizagem. Palavras-chaves são adaptação, cooperação entre ambas as partes, em que alunos e professores são contribuidores para responder a esta nova necessidade de inovação.

Parceiros:

  1. Mosjøen videregående skole – Noruega
  2. ROC Friese Poort – Holanda
  3. Aydin Mimar Sinan Teknik ve Endustri Meslek Lisesi – Turquia
  4. Malgomajskolan – Suécia
  5. Norwegian Digital Learning Area – Noruega
  6. UMEA UNIVERSITET – Suécia
  7. Fundação de Ensino Profissional da Praia da Vitória – Portugal

 

Reuniões Realizadas:

1ª Reunião:

– De 2 a 7 de novembro de 2014 – Mosjøen videregående skole – Mosjoen / Noruega

 

2ª Reunião:

– De 16 a 20 de março de 2015 – Malgomajskolan – Vilhelmina / Suécia

Untitled-1

Metalearn Reunião em Sneek – Holanda

De 9 a 13 de novembro, realizou-se a 3ª reunião do projeto METALEARN, na Escola ROC FRIESE POORT, em Sneek, Holanda, onde participaram seis alunos, das turmas finalistas, envolvidos nas atividades do projeto na nossa Escola.

Os alunos têm um papel central neste projeto, uma vez que são os Expert. Neste sentido, os alunos Jéssica Florêncio, Paulo Garcia (da turma J3), Renato Aguiar, Diogo Brasil (da turma M3), Cristiano Fagundes e Beatriz Silva (da turma L3), tiveram uma participação muito ativa, apresentando todo o trabalho realizado, no âmbito do projeto, na nossa Escola e, ainda, integrando-se em grupos de atividades com jovens das outras nacionalidades, nomeadamente, holandeses, noruegueses, turcos e suecos.

O programa da reunião, preparado pela escola holandesa, foi muito interessante e diversificado incluindo, também, algumas atividades lúdicas que permitiram o convívio entre todos participantes, alunos e professores. Destacou-se, pela positiva, o convívio animado, entre todos os alunos, apesar das diferenças linguísticas e culturais.