Escola Profissional da Praia da Vitória

PARLAMENTO DOS JOVENS

Logo_parlamento_jovensGeral

O programa Parlamento dos Jovens é organizado pela Assembleia da Republica, em colaboração com outras entidades, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade. Culmina com a realização de duas Sessões Nacionais na Assembleia da Republica.

 Assume-se, na nossa Escola, como um conjunto de estratégias que visa:

  • Incentivar à participação cívica e política;
  • Promover a participação na resolução de questões que afetam o presente e o futuro coletivo;
  • Favorecer o desenvolvimento de competências argumentativas, no respeito pela vontade da maioria e segundo a tolerância;
  • Dar a conhecer o funcionamento do Parlamento enquanto órgão representativo de todos os Portugueses.

Este ano, o tema para o Ensino Secundário foi “Crise Demográfica (emigração, natalidade, envelhecimento)”.
Após um período de divulgação e de motivação por parte da professora coordenadora, Patrícia Reis, foram constituídas três listas candidatas às eleições através das quais foram escolhidos os deputados à Sessão Escolar, durante a qual foram debatidas e votadas medidas a integrar o Projeto de Recomendação da Escola a apresentar na Sessão Regional.

Calendarização:

  • 9 de dezembro – debate com os cabeças de lista de cada uma das listas (Diogo Gonçalves, Filipe Gonçalves e Marco Correia) que será filmado pela turma B3 para posterior exibição na Escola
IMG_20131209_153311
  • De 16 de dezembro a 14 de janeiro –  campanha
  • 16 de janeiro – eleição dos deputados para a Sessão Escolar, tendo votado 128 alunos (57,1%). A lista A obteve 36 votos, a lista B 47 e a lista C 40.
 eleições 5
  • 20 de janeiro – Sessão Escolar, onde foram eleitos os deputados à Sessão Regional, Daniel Luz e Marco Correia, sendo candidato à mesa da Sessão Regional o aluno Diogo Gonçalves.
sessão escolar
  • 1 de abril – Sessão Regional, realizada na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, onde os alunos Daniel Luz e Marco Correia apresentaram o projeto de recomendação da nossa escola e debateram o tema com os colegas das outras 26 escolas participantes, resultando no projeto que irá representar a Região Autónoma dos Açores na Sessão Nacional.
sessão escolar