Escola Profissional da Praia da Vitória

Projeto Europeu 2005-2006(1)

Constituindo Competências Transversais Comuns na Europa

Construindo Competências Transversais Comuns na Europa (uma tentativa de combater exclusão e insucesso escolar enquanto procura das raízes comuns da nossa identidade europeia).

A escola coordenadora deste projeto é o Istituto Comprensivo “Maria Capozzi”, em Roma, tendo como parceiros, além da nossa escola, uma escola da Polónia “ Janusz Kusocinski Primary School, da Eslováquia “Záklandná Skola”, da Turquia “ Izmir Kiz Lisesi” e da Roménia “ Liceul de Arta”.

Como podemos construir competências transversais comuns a nível Europeu e desenvolver melhores aproximações didáticas permitindo o combate à exclusão educacional e insucesso escolar?

A nossa pesquisa será projetada, conduzida e implementada pelos próprios professores para melhorar o ensino nas sua própria sala de aula e para realçar o desempenho dos alunos, mas será também um projeto de desenvolvimento, onde Diretores ou Presidentes, Pessoal não docente, terão parte ativa, bem como pais associações locais e comunidade na tentativa comum de ganhar pela compreensão recíproca e melhorar com a situação. Além disso, os objetivos de pesquisa na criação de produtos didáticos que serão utilizados na construção de competências transversais com o objetivo de combater o insucesso escolar.

A Renascença é o tema geral da ação de pesquisa planeada no projeto.

Relativamente à calendarização das mobilidades já se realizou, de 18 a 23 de Outubro de 2005, a reunião de projeto em Senica – Eslováquia e recebemos uma visita de duas colegas da Eslováquia, de 4 a 12 do passado mês de Dezembro. Está prevista, ainda, uma reunião, para apresentação dos produtos finais, em Izmir, em Abril de 2006.

 

Produtos Finais:

Vídeo sobre o Renascimento

– CD sobre as Escolas Parceiras