Escola Profissional da Praia da Vitória

Projeto Europeu 2005/2006(3)

From a Common Ground to a Common Future

Este Projeto de Línguas baseia-se na cooperação entre duas escolas – uma Romena e outra Portuguesa ( dos Açores) – comprometidas num esforço para identificar a promessa de futuro europeu comum nas semelhanças existentes entre os dois países, a vários níveis.

“O tempo presente e passado/são ambos talvez presente no tempo futuro” é o mote escolhido para o nosso projeto. Acreditamos que este mote, ou subtítulo é altamente significativo para a organização e conteúdo do projeto que foi designado. Alunos e professores das duas escolas participantes explorarão a historia, a tradição, a língua e estilos de vida das populações dos dois países envolvidos, numa tentativa de provar o que os aproxima no presente, irá contribuir, também, para os aproximar no futuro.

Este Projeto está organizado em quatro partes, cada uma focando os tópicos acima mencionados. As quatro partes são:

1. Insularidade e isolamento.

  • Os Açores derradeira fortaleza. Roménia – a Ilha Latina no mar de Eslavos.
  • O Síndroma da Cinderela- da rejeição à aceitação.

2. O Latim origem das duas línguas.

  • Raízes do latim.
  • Semelhanças gramaticais e de vocabulário das duas línguas. Português e Romeno.

3. Semelhanças entre estilos de vida dos dois povos.

  • Entre tradição e modernidade.
  • Cultura Juvenil .

4. A dimensão Europeia dos dois povos.

  • Valores Europeus – Nossos Valores.
  • Para um futuro Europeu comum .

O produto final: livro de frases escrito em Português – Romeno / Romeno – Português , CD, uma pagina da Internet comum, guia de viagens e e-jornal.

Realizou-se já uma reunião de projeto, em Arad Roménia , no mês de Outubro de 2005. De 3 a 17 de Fevereiro realizar-se-á um intercâmbio na Roménia, onde participarão 15 alunos da nossa escola, de diferentes áreas de formação. No Inicio do mês de Junho, receberemos 15 alunos da escola romena. Durante estes intercâmbios os alunos ficarão alojados em casa dos colegas.