Escola Profissional da Praia da Vitória

Projeto Europeu 2006/2007(2)

Brinquedos Tradicionais – Espelho Social e Cultural

Os brinquedos são, na maior parte das vezes, miniaturas dos utensílios de trabalho utilizados pelos adultos, e ao fazer-se pesquisa sobre os brinquedos utilizados no passado, passando pela forma e materiais utilizados para a sua construção, estamos a fazer uma viagem aos modos de vida e atividades económicas, sociais e culturais dessa época.

Esta viagem ao passado através dos “Brinquedos Tradicionais” foi simplesmente um pretexto para estes jovens se conhecerem mutuamente assim como diferentes culturas, modos de vida, história e tradições e, principalmente, terem contacto com outras línguas não muito conhecidas. Por outro lado, este tipo de projeto permitiu aos participantes aperfeiçoarem o domínio da língua inglesa.

Foi realizado um intercâmbio de alunos em Portugal ( de 15 a 27 de Novembro) e na Noruega ( de 11 a 25 de Março). No decorrer dos intercâmbios os alunos ficaram alojados nas casas dos parceiros, permitindo assim uma integração total numa cultura diferente.

Como produtos finais resultaram:

  • Cd-Rom com imagens dos brinquedos, acompanhadas de um pouco da sua história, materiais de construção, atividade cultural, social ou económica de que são reflexo, em Inglês / Português / Norueguês;
  • Dicionário em Inglês / Português / Norueguês; (link)
  • Mini Guia Turístico dos Açores em Inglês / Português; (link 1)
  • Mini Guia Turístico da Terceira em Inglês / Português; (link2)
  • Cartaz de divulgação do Projeto; (link)
  • Gramática em Inglês/Português; (link)

 

Escola Coordenadora: Vefsn Videregaende Skole  – Mosjoen – NORUEGA

Escola Parceira: Escola Profissional da Praia da Vitória – Açores – PORTUGAL