Escola Profissional da Praia da Vitória

Projeto Europeu 2008/2009(3)

PVACEPE

Este projeto intitula-se “Parcerias como Veículo de Aperfeiçoamento de Competências no Ensino Profissional Europa ” e a parceria é constituída pela Escola Profissional da Praia da Vitória, localizada na ilha Terceira – Açores e as escolas “ Hotelová Skola Trebic”, localizada em Trebic, e a escola Střední odborné učiliště a Střední odborná škola, SČMSD, localizada na Região de Znojmo, ambas da República Checa . Este projeto terá a duração de 7 meses o intercâmbio de formadores realiza-se de 20 a 27 de Junho de 2009.

Estas escolas têm em comum a formação na área de Hotelaria Restauração e Turismo, oferecendo cursos como Cozinha, Hotelaria e Restauração, Serviço de Andares e Quartos e Serviço de Mesa. Será esta a área de intervenção deste projeto.

Os principais objetivos deste projeto são os de proporcionar uma oportunidade de contactarem com outras instituições de ensino profissional e conhecerem o trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas acima mencionadas, especialmente na área de hotelaria e restauração.

Outro dos objetivos deste intercâmbio prende-se com a troca de experiências e aquisição novas competências, quer para os nossos profissionais, quer para os parceiros da Republica Checa. Para ambos este intercâmbio é importante, no sentido que vem chamar a atenção para a necessidade permanente de atualização e de formação ao longo da vida. Além disso, pretende-se despertar a consciência de que estamos a formar jovens que terão pela frente o desafio de enfrentarem um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, dinâmico e a uma escala mais alargada. Os objetivos e estratégia da formação profissional não podem, de modo algum, perder de vista este aspeto fundamental, principalmente por se tratar de formandos da área de hotelaria, sendo premente aperfeiçoar, adaptar e transformar o sistema de educação e formação profissional, no sentido de se dar resposta ao desenvolvimento do mercado laboral europeu.