Escola Profissional da Praia da Vitória

Projeto Europeu 2009/2011(3)

Food for the Soul: Eating Habits and Cultural Diversity

image food

Objetivos do Projeto:

A escola desempenha um papel determinante na educação para o respeito e apreço de outras culturas, para compreender diferenças, semelhanças e encontrar a diversidade. A presença nas escolas de ensino profissional de alunos de diferentes grupos étnicos, com diferentes religiões, bem como a necessidade de uma formação profissional eficaz dos futuros chefes de cozinha e empregados de mesa requerem uma abordagem educacional que tenha em conta esta diversidade. Este projeto tem como foco de estudo a comparação das culturas alimentares e particularidades gastronómicas que caracterizam as diferentes religiões, tanto na vida quotidiana como em celebrações especiais. Cada parceiro, analisando a relação entre religião e hábitos alimentares, irá basear o trabalho do projeto num plano teórico e outro prático.

  1. No plano teórico: através da investigação, estudo e comparação os alunos irão adquirir um conhecimento do património cultural e diversidade religiosa.
  2. No plano prático / profissional: os alunos serão envolvidos em práticas de cozinha e serviço de mesa, serão orientados para os gostos e sabores de outros países e para formas diferentes de servir, etiqueta adquirindo, assim competências relevantes para competir num mercado de trabalho multiétnico.

Escola Coordenadora:

ISTITUTO PROFESSIONALE DI STATO PER I SERVIZI ALBERGHIERI E DELLA RISTORAZIONE – FORMIA – ITÁLIA

 

Escolas Parceiras:

  • Mosjøen videregående skole Dept. Kippermoen – Mosjøen / Noruega
  • Istanbul Etiler Anadolu Otelcilik ve Turizm Meslek Lisesi – Istambul /Turquia
  • Escola Profissional da Praia da Vitória – Açores / Portugal

Mobilidades Realizadas:

  • Reunião de projeto na Ilha Terceira – 28 de Abril a 3 de Maio de 2010.

 

Produtos Finais: