Escola Profissional da Praia da Vitória

Projeto Educação para a Saúde – 1ª atividade (27 de novembro de 2020)

«É fácil ser saudável»… começando pelo pequeno-almoço

No passado dia vinte e sete de novembro, as turmas do 1º ano da Escola Profissional da Praia da Vitória, participaram numa das atividades previstas para este ano letivo no âmbito do projeto Educação para a Saúde, este ano subordinado ao tema «É fácil ser saudável».

No sentido de consciencializar os alunos para a importância do pequeno-almoço e querendo incentivá-los a prepararem uma refeição saudável, o chef Raúl Sousa, em conjunto com os alunos Carlos e Milton da turma E4 (Cozinha/ Pastelaria – 3º ano), partilhou algumas considerações importantes e ensinou diversas receitas.

Aqui ficam os testemunhos de alguns dos participantes nesta atividade:

«Preparação de um pequeno-almoço saudável e equilibrado, para cada dia da semana, tendo em conta as necessidades nutricionais de um adolescente. Para isso englobámos de forma diversificada os hidratos de carbono, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais, fibras e água.»  Chef Raúl Sousa

«Tomar o pequeno-almoço todos os dias é uma ação importante para nós e para passar aos que nos rodeiam. Após uma noite a dormir, passando várias horas sem comer, é importante consumir um pequeno-almoço equilibrado para repor os níveis de energia que o corpo perdeu durante a noite. O pequeno-almoço é considerado pelos médicos e especialistas como a refeição mais importante do dia. Como vimos no dia 27/11/2020, o pequeno-almoço tem de ser saudável e deve ter estes componentes: lacticínios, cereais, derivados e fruta. Vimos 7 pequenos-almoços diferentes e saudáveis para cada um dos dias da semana.» Luana Azevedo, T. O4 (Técnico de Multimédia)

«No dia 27 de novembro realizou-se uma atividade no refeitório da escola, apresentada pelo chef Raúl, que foi acompanhado por dois alunos da turma do terceiro ano do nosso curso. Esta atividade contou com a participação de todas as turmas do primeiro ano e o seu conteúdo foi pequenos-almoços saudáveis. Em nome da turma P4, posso dizer que esta atividade foi bastante interessante e útil, pois aprendemos diferentes, rápidos e simples pequenos-almoços, e isso é muito bom para fugir um pouco ao habitual.» Diogo Meneses, T. P4 (Técnico de Cozinha/ Pastelaria)