Escola Profissional da Praia da Vitória

Projetos Europeus

Um exemplo de ousadia, espírito de aventura e vontade de crescer

Valéria Garcia, natural da freguesia da Ribeirinha, concelho de Angra do Heroísmo, e finalista do curso de Técnico de Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar, encontra-se a trabalhar na empresa NORTURA, na Noruega, aproveitando a oportunidade oferecida pelo Programa Leonardo Da Vinci, a quando da realização de parte do seu estágio do último ano do percurso escolar.
Na NORTURA encontra-se a realizar análises microbiológicas a todos os produtos carneos processados naquela unidade fabril.

No presente ano letivo, foram nove os alunos da nossa Escola que realizaram um estágio profissional no estrangeiro, ao abrigo do Programa Leonardo da Vinci – Mobilidade FPI (Formação Profissional Inicial) (projeto A Professional Experience Without Borders).

Os alunos, de três áreas de formação distintas, realizaram o estágio com a duração de 4 semanas em cada um dos países envolvidos – Turquia, República Checa e Noruega.

Os três alunos do Curso de Técnico de Multimédia participaram no estágio organizado pela Escola Strední odborná skola multimediálni a propagacni  tvorby s.r.o. (Praga), entre 18 de maio e 15 de junho.

Na Noruega, estiveram três alunas do Curso de Técnico de Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar. O estágio destas alunas foi organizado pela Escola Mosjøen videregående skole. No decorrer do estágio profissional realizado na empresa NORTURA – Laboratório de Controlo de Qualidade Alimentar, as alunas também tiveram a oportunidade de desenvolver atividades em várias empresas, nomeadamente no Município (incluindo a análise de água) e num supermercado – ICA Nyrud Fresh Food.

Em Istambul, encontram-se a estagiar, em dois restaurantes locais, os alunos do Curso de Técnico de Restauração (variante Cozinha-Pastelaria), com o acompanhamento da Escola hoteleira Etiler Otelcilik ve Turizm Meslek Lisesi.Este estágio teve início no dia 2 de junho e terminará no próximo dia 27 de junho.

Intercâmbio de Profissionais de Educação e Formação Profissional

Em articulação com os estágios dos alunos, vários formadores da nossa Escola, no âmbito do Programa Leonardo da Vinci – Mobilidade PEFP (Profissionais da Educação e Formação Profissional), participaram no projeto Exchange of Professional Experiences Across Europe.

Um professor da área de Controlo de Qualidade Alimentar deslocou-se à Noruega, precisamente à cidade de Mosjøen, onde permaneceu de 19 a 23 de maio. Durante a sua estadia participou num programa de trabalho organizado pela Escola Parceira Mosjøen videregående skole.

A Escola Etiler Otelcilik ve Turizm Meslek Lisesi, em Istambul,  organizou um intercâmbio que se realizou de 2 a 7 de junho, onde participou um formador da área de Cozinha.

De 8 a 14 de junho, deslocou-se à Republica Checa um formador da área de Multimédia com o objetivo de participar no intercâmbio organizado em colaboração com a Escola Parceira Strední odborná skola multimediálni a propagacni  tvorby s.r.o.

Em qualquer dos países, o intercâmbio foi organizado de modo a responder aos seguintes objetivos:

– Conhecer as Escolas Parceiras;

– Fazer uma análise comparativa dos sistemas de ensino, incluindo a sua organização;

– Perceber como funciona o relacionamento entre escolas e empresas nos países parceiros.

O programa de trabalho e as visitas técnicas e culturais organizadas realizaram-se com um elevado nível de sucesso.