TouriSMEComp – Self-Responsible Learning of Key Competences in Tourism SME – Mean to improve Competitiveness and Employment (KA202 – Cooperation and Innovation for Good Practices)

Entidade coordenadora:

Fundatia pentru Promovarea Intreprinderilor Mici si Mijlocii Brasov (Roménia)

Parceiros:

Fundação de Ensino Profissional da Praia da Vitória

ISOB (Alemanha)

Gazi Universitesi (Turquia)

Associação Empresarial de Viana do Castelo

Supera poslovno upravljanje d.o.o. (Croácia)

Objetivos:

  • Criar métodos de aprendizagem para melhorar as competências base de gerentes e trabalhadores baseando-se numa abordagem auto responsável.
  • Manual de formação para consultores: facilitação da autoaprendizagem de competências-chave para pequenas e médias empresas turísticas.
  • Promover o estudo independente e oriente as chefias na sua interação com os funcionários.
  • Aumentar a produtividade da indústria, melhorando ao mesmo tempo as oportunidades de empregabilidade e formação de grupos mais fracos no mercado de trabalho.

O material inclui linhas orientadoras para a elaboração de tarefas orientadas para o trabalho prático e para a documentação de resultados.

O setor do turismo é fundamental para a economia europeia. O local de trabalho é o mais importante para aprender, nomeadamente para trabalhadores com poucas qualificações e inibições de aprendizagem num ambiente formal de aprendizagem.

As oportunidades de trabalho no local de trabalho dependem nos donos e gerentes do Tourism SME. Para conseguir desenvolver as estratégias de aprendizagem em local de trabalho, o mesmo tem de estar apto a construir competências. Para tal, é necessário haver apoio dos consultores/facilitadores especializados na criação de caminhos económicos e flexíveis para trabalhadores pouco qualificados na indústria do turismo. Assim, este projeto pretende qualificar 20 facilitadores de aprendizagem especializados que trabalhem com 100 donos de hotéis e restaurantes, ao providenciar caminhos adequados de aprendizagem para empregados pouco qualificados na indústria da Hotelaria e Restauração.

Métodos e técnicas aplicadas: pesquisa de literatura, análise de conteúdo, questionários, focus groups, entrevistas. Cada parceiro era responsável pela aplicação de uma destas.

Em setembro de 2015 deu-se uma sessão de formação de consultores; 20 participantes de todos os parceiros (2 Isob, 3 Gazi, 4 AEVC, 4 Supera, 2 FEPPV e 5 FIPMM). Foram 5 dias de formação em Brasov com o objetivo de desenvolver as competências de formação dos consultores de modo a facilitar os métodos de autoaprendizagem das chefias.

Entre janeiro e fevereiro de 2016, houve sessões de formação da gerência para promover competências de tutoria, levadas a cabo pelos consultores. 50 gerentes participaram sob a orientação dos consultores, 10 por cada parceiro (exceto ISOB); 6 dias de formação; cada parceiro forma 10 participantes.

Entre outubro e dezembro 2015, houve 60 pessoas envolvidas no setor turístico: gerentes, proprietários, consultores, formadores, académicos, jornalistas, etc. (15 por cada país). 1 dia de sessão.

Entre dezembro de 2015 e fevereiro de 2016, cerca de 60 participantes diretos (autoridades locais, associações empresariais, meios de comunicação, sindicatos, gerentes, formadores, académicos, etc.) deram feedback sobre os benefícios de utilizar as competências de tutoria no desenvolvimento da formação dos trabalhadores. 15 participantes por parceiro.

Entre março e abril de 2016, com 45 participantes, deu-se um evento para obter feedback dos participantes (grupos alvo, partes interessadas e outros) relativamente aos benefícios de utilização de métodos de autoaprendizagem no desenvolvimento das competências e os benefícios deste método por oposição ao método de formação tradicional. 3 organizações parceiras desenvolvem eventos locais com cerca de 45 participantes diretos (associações empresariais, meios de comunicação, sindicatos, gerentes trabalhadores, formadores, etc.).

Entre maio e julho de 2016, 60 participantes juntaram-se com o intuito de promover o currículo para o curso em regime de b-learning. O evento reforçará os benefícios deste tipo de formação.

A conferência final de agosto de 2016 deu-se em Viana do Castelo, onde os materiais são entregues aos participantes acolhidos, apresentam-se os resultados do projeto, os assuntos são discutidos, os participantes são encorajados a partilhar as suas conclusões sobre a experiência desenvolvida no projeto ou sobre os resultados do projeto. No final é distribuído aos participantes para medir a qualidade e o impacto.

Produtos finais:

O material de formação para facilitadores, donos Tourism SME e empregados está disponível num recurso educacional online aberto.

Material disponibilizado através de LMS como o Moodle, em conformidade com os padrões SCORM de modo a se acomodar às necessidades e hábitos de aprendizagem de grande parte do grupo alvo. Em inglês e nas línguas de cada país participante.