Escola Profissional da Praia da Vitória

TouriSMEComp: Self-Responsible Learning of key Competences in Tourism SME

111

Ao longo do mês de maio, decorreu a formação de gerentes de empresas de turismo, no âmbito do projeto “Self-Responsible Learning of Key Competences in Tourism SME- a Mean to improve Competitiveness and Employment- TouriSMEComp”.

Esta formação, em mobilidade transnacional, implicou a ida  de 6 gerentes das empresas terceirenses “R3- Restaurante Gourmet, Marisqueira e Saladas”, “Nutri Fit”, “Azores 38º N”, “Marcelino´s Bar&Steak House” e “Delman Bar & Lounge” a Brasov (Roménia) e a vinda da diretora e da governanta geral do “Hotel Ambient” de Brasov à Praia da Vitória.

A formação, com um programa base igual, abrangeu temas como o sistema de formação/certificação profissional, o inquérito das necessidades de formação, as competências chave para a aprendizagem ao longo da vida, os diferentes métodos da formação no local de trabalho, foi ainda apresentado aos gerentes o material de formação dos trabalhadores. Incluiu, ainda, visitas de estudo a empresas de hotelaria, turismo e restauração romenas e terceirenses, onde foram promovidos contactos e trocas de experiências.

Por último, referia-se que a formação na Praia da Vitória foi lecionada pelos professores João Aguiar e José João Angeiras, consultores da EPPV formados no âmbito deste projeto.

 

 

 

O turismo é um sector fundamental na economia Europeia. Este sector emprega um número elevado de trabalhadores de baixa qualificação, sendo o desenvolvimento do mesmo dependente da capacidade de se proporcionar oportunidades de aprendizagem, no local de trabalho. O objetivo será qualificar 10 especialistas que irão trabalhar com 20 gerentes de hotéis e restaurantes, para lhes fornecer linhas orientadoras de aprendizagem para os trabalhadores de baixa qualificação.

Pequenas e médias empresas representam 99% do mercado. Existe, assim, uma necessidade de promover um empreendedorismo sustentável, qualificado, adaptável à globalização e às necessidades dos novos mercados. Assim, este projeto foca-se em três grupos: Consultores, Gerentes de pequenas e médias empresas e empregados de baixas qualificações. O objetivo será dotar todo este mercado de melhor qualidade, rentabilidade e sustentável, para todas as partes envolvidas.

  1. Fundati pentru Promovarea Intreprinderilor Mici si Mijlocii Brasov – Roménia
  2. Institut für sozialwissenschaftliche Beratung GmbH – Alemanha
  3. Gazi Universitesi – Turquia
  4. Associação Empresarial de Viana do Castelo – Portugal
  5. Supera poslovno upravljanje d.o.o – Croácia
  6. Fundação de Ensino Profissional da Praia da Vitória – Portugal

 

1ª Reunião – De 20 a 22 de janeiro de 2015 – Brasov – Roménia

2ª Reunião – De 10 a 11 de junho de 2015 – Ankara – Turquia

3ª Reunião – De 14 a 16 de outubro de 2015 – Brasov – Roménia

Formação de Consultores – De 19 a 23 de Outubro de 2015 – Brasov – Roménia

logos