Visita de estudo a Exploração Agropecuária (10 de dezembro de 2019)

A turma A4, do Curso de Técnico de Produção Agropecuária, no dia 10 de dezembro de 2019 realizou uma visita de estudo à Exploração Agropecuária de Paulo Jorge Pimentel. Esta visita teve como objetivo dar aos alunos uma nova visão sobre a criação de gado bovino leiteiro nos Açores, nomeadamente na ilha Terceira, já que esta exploração dedica-se em exclusivo à produção de leite em vacas 100% estabuladas. Desta forma, os animais não consomem pastagem “fresca”, nem contatam com o exterior, contradizendo o que mais se faz, em termos da criação de gado bovino, nos Açores.

Foi facultada uma visita guiada à exploração, sempre acompanhados pelo proprietário da mesma, onde foi possível, ver o maneio geral dos animais (alimentação, sanidade, reprodução, …), bem como foram dadas explicações sobre o maneio geral do estábulo (já que este foi o ponto que suscitou mais interesse por parte dos alunos). Foi-nos explicado o sistema de limpeza do estábulo, o reaproveitamento de águas residuais feito na exploração, e reaproveitamento das fezes (que servem para posteriormente fertilizar os terrenos), o reaproveitamento do calor das máquinas existentes (tanque de receção e armazenamento do leite) com vista ao aquecimento de água necessária à exploração.

Outro motivo de interesse foi, sem dúvida, o sistema de ordenha. Este, automatizado e computorizado, regista todos os dados referentes aos animais permitindo uma base de dados fiel, ajudando assim o operador a perceber as necessidades dos animal que, naquele momento, está a lidar.

Finalmente, foi-nos possível conhecer o parque de máquinas, bem como todo o sistema de abastecimento alimentar da exploração. A alimentação dos animais, é à base de silagem (erva e milho), produzida na exploração e concentrado.

Embora seja uma forma diferente de produção, toda a qualidade está assegurada, bem como todas as normas de bem-estar animal.

 

This entry was posted in noticias. Bookmark the permalink.