Escola Profissional da Praia da Vitória

Welfare Technology (3 a 7 de fevereiro de 2020)

in a Cross Sectoral Learning Environment

Realizou-se, de 3 a 7 de fevereiro, na nossa Escola, a 2ª reunião do projeto Welfare Technology in a Cross Sectoral Learning Environment – SEIL, na qual marcaram presença todos os parceiros do projeto, provenientes da Noruega, da Mosjøen videregående skole, da  Holanda, da Stichting voor Christelijk beroepsonderwijs en volwassen educatie Friesland/Flevoland e da Finlândia, de várias escolas, nomeadamente, Kouvolan kaupunki (City of Kouvola), Seinäjoen koulutuskuntayhtymä e da SEINAJOEN AMMATTIKORKEAKOULU OY.

 

Com este projeto, coordenado pela Mosjøen videregående skole, pretende-se abordar uma temática bem conhecida e transversal a todos países referente ao aumento progressivo de população envelhecida e, por outro lado, o número insuficiente de cuidadores e de profissionais de saúde, desta especialidade, para dar resposta às necessidades emergentes. Uma solução poderia passar por investir em tecnologia do bem-estar, de modo a que os idosos pudessem ter mais autonomia e permanecer mais tempo nas suas casas, caso o desejassem.  A ideia deste projeto não é desvalorizar, nem diminuir, a importância do contato humano, mas sim despertar para a ajuda suplementar que a tecnologia poderá oferecer, de modo a melhorar e tornar mais eficiente o trabalho dos cuidadores de idosos e profissionais de saúde. Neste sentido, a colaboração dos profissionais/professores da área de eletricidade e eletrónica é fundamental, porque estes sabem como utilizar as tecnologias. Por outro lado, estes necessitam que lhes sejam indicadas as necessidades, pelos profissionais de saúde.

Assim, a ideia deste projeto será combinar as competências destas duas áreas do saber de modo a incentivar e implementar o uso da tecnologia na educação da saúde de bem-estar.

 

Nesta reunião já foi realizada a comparação de áreas de estudo e planos curriculares entre as diferentes de escolas, de modo a começar-se a definir tarefas, de acordo com as especialidades de cada escola. Foram, ainda, definidos os próximos passos, em termos de trabalho a realizar.

Os participantes, além das reuniões de trabalho, tiveram a oportunidade de visitar os principais pontos turísticos da ilha, nomeadamente, o Algar do Carvão, Serra do Cume, Zona Balnear dos Biscoitos, Museu do Vinho e a cidade de Angra do Heroísmo.